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Notícias dos Vestibulares e Enem

São Judas promove aula grátis de Redação para o Enem 2024

O encontro, voltado à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), será realizado online nesta quinta (31/10), às 19h.

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A São Judas promoverá nesta quinta-feira, dia 31, o “Aulão do Enem”, focado na preparação para a Redação da prova, com o professor Jairo Postal. Com mais de 35 anos de experiência, docente na instituição e doutorado em Letras, Postal é uma referência no ensino da redação. Autor de diversos livros, ele é reconhecido por sua habilidade em tornar o processo de escrita mais acessível para os estudantes.

O encontro, voltado à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), será realizado online, às 19h.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Aulão do Enem. O evento oferece uma oportunidade para os candidatos ao Enem aprimorarem suas habilidades e se familiarizarem com as demandas da prova.

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Destaque

Confira dicas para se sair bem na prova do Enem 2024

Coordenador do Curso Anglo, Madson Molina, dá orientações essenciais para garantir um desempenho de excelência

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Com a proximidade das datas de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, marcado para os dias 3 e 10 de novembro, os estudantes estão em contagem regressiva para um dos momentos mais importantes de suas trajetórias acadêmicas. Com dez horas e meia de duração no total, o Enem representa o principal caminho para o ingresso nas principais faculdades públicas e privadas do país, além de possibilidades em instituições de ensino superior estrangeiras.

Segundo Madson Molina, coordenador do Curso Anglo, recomenda que, nesta reta final, o candidato dê atenção especial aos conteúdos que não possui domínio, mas que tenham um histórico de incidências na prova. “Fazendo uma analogia com uma corrida de 400 metros, o momento da reta final é exatamente quando os atletas precisam se destacar e alavancar resultados. Da mesma forma, os estudantes precisam usar esse momento para conseguir estudar de maneira qualificada. Essa percepção de que falta pouco tempo é importante para que eles possam dar o seu máximo”, exemplifica.

De acordo com ele, um bom exercício mental para o estudante é imaginar que está em uma ponte e, ao olhar para trás, vislumbrar que a maior parte do trajeto já foi percorrida. “Falta pouco para concluir essa travessia e é justamente quando é necessário reforçar os estudos, o que, sem dúvidas, vai impactar no resultado das notas obtidas no Enem”, comenta o coordenador do Curso Anglo.

Cronograma de estudos eficiente

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Para que o estudante mantenha a motivação alta nos dias que antecedem a prova, o especialista recomenda que seja criada uma rotina a ser seguida à risca. Neste sentido, ter um cronograma de estudos é um ponto preponderante para conseguir utilizar os últimos dias de preparação de forma eficiente.

A primeira análise a ser feita, antes do criar esse planejamento, é sobre quais dias da semana o vestibulando se propõe a estudar. Depois, o indicado é checar quais são os períodos destinados ao estudo (manhã, tarde, noite). Posteriormente, como serão “fatiados” esses períodos, indicando o tempo exato de estudo para cada disciplina.

Recomendações para o dia da prova

Para o primeiro dia do Enem, com provas de Redação, Linguagens e Ciências Humanas, a dica é que o candidato comece a prova verificando o tema da redação e os textos de apoio, sem iniciar a escrita. “Assim, ao longo do exame, ele poderá ter insights e anotar suas ideias. Também poderá deixar para estruturar o conteúdo e passar a limpo, apenas quando faltar uma hora para o final da prova. Essa é uma dica importante porque, em vez de fazer a redação em apenas uma hora, ele terá cinco horas e meia para pensar e concluir a redação”, afirma Molina.

Para o segundo dia, que traz as provas de Matemática e Ciências da Natureza, uma orientação relevante é identificar as questões por seu nível de dificuldade (fáceis, médias e difíceis), colocando códigos do lado de cada uma (F, M e D). Segundo Molina, vale a pena priorizar as resoluções mais tranquilas, pois o Enem as valoriza no algoritmo de correção TRI (Teoria de Resposta ao Item).

Além disso, conforme destaca o especialista, para manter o foco durante a prova, é importante ter feito simulados com antecedência, acessando versões do exame de anos anteriores.

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Notícias dos Vestibulares e Enem

Relações Internacionais PUC-SP: curso valoriza pesquisa desde a graduação

Aspectos positivos da experiência foram tratados por estudantes, ex-alunos e docentes da PUC-SP, durante “XXII Semana de Relações Internacionais 2024”

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Desenvolver habilidades como objetividade e boa comunicação, interagir com outros internacionalistas, docentes e pesquisadores, participar de eventos científicos da PUC-SP e de outras instituições, preparar-se para o futuro, seja ele na carreira acadêmica ou no mercado de trabalho.

Estes foram alguns dos elementos positivos levantados por docentes, estudantes e ex-alunos da graduação em Relações Internacionais, ao realizar uma mesa de apresentação do programa de Iniciação Científica (IC) da PUC-SP. A atividade aconteceu na tarde de 24/9, no campus Monte Alegre, e integrou a XXII Semana de Relações Internacionais 2024, evento acadêmico realizado anualmente pelo Centro Acadêmico do curso, o CARI.

Coordenadora da mesa e orientadora de projetos de Iniciação Científica, a profa. Natália Mello considera interessante observar os resultados da experiência. “É um prazer acompanhar a evolução em quem participa, a maturidade acadêmica que o processo traz e o desenvolvimento que esta vivência produz em qualquer estudante e não só naqueles que pretendem seguir carreira na área de pesquisa”, afirma a docente.

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Autonomia compartilhada

A mesa sobre IC foi composta ainda por vários professores do curso de Relações Internacionais (RI) – o ciclo dura um ano e, ao final, os trabalhos são apresentados à comunidade. Todos foram unânimes em afirmar, assim como os alunos e ex-alunos que deram seus depoimentos, que a Iniciação Científica significa um importante momento de ganho de autonomia acadêmica e de fortalecimento para as muitas decisões que virão sobre caminhos profissionais.

“No curso de Relações Internacionais, os projetos de pesquisa dos estudantes estão inseridos em projetos mais amplos dos docentes, o que propicia, ao mesmo tempo, ganho de autonomia e inserção em grupos ou núcleos de pesquisa com interesse comum. Ou seja, há um aprofundamento no contato com o mundo acadêmico”, ressalta a prof. Natália.

Coordenadora da graduação em Relações Internacionais, a profa. Luiza Mateo também celebra a oportunidade de realizar atividades que vão além do espaço da sala de aula. “Essa experiência de formação é fundamental para os alunos, contribuindo para a produção e compartilhamento de conhecimento tanto na Universidade quanto fora dela. Assim, fortalecemos o tripé ensino, pesquisa e extensão, sempre promovendo o protagonismo estudantil. Um exemplo disso é a própria Semana de Relações Internacionais, organizada pelos alunos e pelo Centro Acadêmico, com o apoio da coordenação e dos professores, que em 2024 apresentou diversas atividades, incluindo mesas-redondas, minicursos e cinedebates”, afirma a coordenadora.

Conheça a experiência de três estudantes que realizaram projetos de Iniciação Científica

♦ Ceres Cotosky Ferreira
Tema da IC: A articulação entra a AIFLD e instituições governamentais estadunidenses no Chile: da infiltração nos sindicatos chilenos à derrubada de Allende (1970-1973)
Orientadora: profa. Natália Mello
Ciclo 2022-2023

“Aproveitem todas as oportunidades que a PUC-SP propicia. Este é o meu primeiro recado. Quanto à IC, é algo que vai muito além de produzir um trabalho para uma disciplina porque é se aprofundar em um tema que você escolheu. Entre as habilidades que mais desenvolvi estão a objetividade, porque tive que aprender a selecionar as informações que interessavam para o meu estudo, e a comunicação, porque tive que solicitar documentos primários, que estavam sob a guarda de órgãos e instituições externos. Mais um ponto positivo da experiência é que ela nos traz uma sociabilidade no ambiente acadêmico, quando participamos de eventos da área, com pesquisadores de graduação e pós-graduação. No meu caso, ela ainda tornou meu currículo mais interessante para pleitear o intercâmbio internacional que fiz no semestre passado.”

♦ Felipe Jukemura, internacionalista formado pela PUC-SP
Tema da IC: A cooperação internacional para o desenvolvimento, a cooperação Sul Sul e a Agenda 2030
Orientador: prof. Laerte Apolinário Júnior
Ciclo 2020-2021

“A realização da IC me permitiu treinar uma série de habilidades e obter um aprofundamento dos temas que me interessam de uma maneira que não seria possível somente durante as aulas regulares. Ao longo do processo, fui a eventos acadêmicos interdisciplinares fora da PUC-SP e publiquei, em conjunto com meu orientador, um artigo na plataforma Global Policy. A IC me ajudou a me entender como internacionalista e como pesquisador, tanto que me ajudou na candidatura para o mestrado que realizei na Science Po, em Paris. Mesmo hoje, em meu trabalho à frente da área de finanças verdes, consigo conectar e trazer muito do que aprendi durante a minha pesquisa de iniciação científica”.

♦ Mariana Almeida Martini
O Brasil em uma aliança transnacional anti gênero? Uma análise sobre a interação entre política doméstica e externa durante o governo Bolsonaro
Orientador: prof. Arthur Murta
Ciclo 2023-2024

“Estou no sétimo semestre e a IC foi uma das coisas mais importantes que eu fiz durante a graduação. Considero a experiência muito interessante não apenas para quem pensa em seguir carreira acadêmica, até porque é muito cedo para termos essa certeza. Na minha pesquisa, aprendi sobre ferramentas e plataformas de pesquisa, como o Portal da Transparência e a Lei de Acesso à Informação. Percebi como esses instrumentos são importantes porque tive a chance desse contato mais aprofundado com eles. Foi algo que me ajudou muito, não só para a atual pesquisa, mas também para o futuro, pensando em estágios e em futuras experiências profissionais ou acadêmicas. Os desafios que a IC coloca são importantes para toda uma carreira. Você não troca experiências somente com seu orientador, mas com outras pessoas ativas na área de pesquisa, com observatórios, com grupos de pesquisa. É um projeto que dá pra ser leve, porque é muito agregador e dura um ano, ou seja, dá para fazer uma pesquisa bem construída, aos poucos.”

Vestibular PUC-SP 2025

As inscrições para o Vestibular de Verão 2025 estão abertas, clique aqui.

Saiba mais sobre o curso de Relações Internacionais.

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Destaque

Vestibular de Medicina UNIFAGOC recebe inscrições com desconto até 31/10

Os candidatos poderão se inscrever para uma ou para as duas modalidades, prova e nota do Enem.

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O UNIFAGOC divulga que estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina para o primeiro semestre de 2025. Neste processo, a seleção será feita por meio de prova presencial, aplicada no dia 23 de novembro (sábado), simultaneamente em Ubá/ MG, Belo Horizonte/MG e Vitória/ES e/ou por meio da nota do Enem das edições de 2019 a 2023.

Vestibular de Medicina UNIFAGOC

As inscrições estão abertas e ficarão disponíveis até o dia 18 de novembro. Os candidatos poderão se inscrever para uma ou para as duas modalidades, prova e nota do Enem. Aqueles que optarem por concorrer em ambas modalidades poderão participar das duas Listas Finais de Classificação.

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Para participar, o candidato deve preencher o formulário de inscrição e realizar o pagamento da taxa que terá os seguintes valores.

Inscrição Dupla: Prova Presencial e Desempenho no ENEM

R$ 300,00 (trezentos reais) para pagamentos efetuados de até 31/10;
R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais) de 01 a 18/11.

Inscrição Única: Prova Presencial

R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) para pagamentos efetuados até 31/10;
R$ 300,00 (trezentos reais) para pagamentos efetuados de 01 a 18/11.

Inscrição Única: Desempenho no ENEM

R$ 100,00 (cem reais) para pagamentos efetuados até 31/10;
R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) para pagamentos efetuados de 01 a 18/11.

Vagas

Conforme o edital serão disponibilizadas 18 vagas, sendo 14 disponíveis pelo Processo Seletivo por meio da prova e 04 para candidatos aprovados no Processo de Aproveitamento do Enem. Além disso, 12 vagas serão ocupadas pelos candidatos contemplados com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), para os que optarem por essa modalidade.

Vale ressaltar que as vagas que não forem preenchidas pelo FIES serão remanejadas para os candidatos que participaram do Processo Seletivo por Vestibular e por meio da Nota do Enem. A convocação se dará de acordo com a lista classificatória, até o limite de preenchimento das vagas.

O resultado final do Processo Seletivo será divulgado no dia 05 de dezembro, a partir das 17h, pelo site do UNIFAGOC.

Os aprovados devem efetuar suas matrículas entre os dias 06 e 11 de dezembro, por meio de plataforma online disponibilizada pela Instituição, no horário das 9h às 17h. É importante lembrar que serão considerados desistentes das vagas os candidatos que não efetuarem matrícula no prazo estipulado.

A data prevista para início das aulas é 03 de fevereiro de 2025. Conheça a matriz do curso, corpo docente e outros diferenciais na página da Medicina UNIFAGOC.

Mais informações podem ser obtidas no EDITAL ou pelos seguintes canais de atendimento: 0800 037 5600 e (32) 3539-5620; WhatsApp (32) 99810-5600 ou pelo chat disponível no site unifagoc.edu.br.

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