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Notícias dos Vestibulares e Enem

PUC-Campinas abre inscrições para o Vestibular Social 2025

São bolsas para 61 cursos diferentes na Universidade. O objetivo é complementar as bolsas de estudo ofertadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

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PUC-Campinas abre inscrições para o Vestibular 2022

A PUC-Campinas está com inscrições abertas para o Vestibular Social 2025, com bolsas de estudo de 100% e 50%. Ele é direcionado aos estudantes que concluíram ou concluirão o ensino médio até 1º de fevereiro de 2025, brasileiros natos ou naturalizados, que atenderem aos requisitos do edital. São bolsas para 61 cursos diferentes na Universidade. O objetivo é complementar as bolsas de estudo ofertadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

De acordo com as normas estabelecidas, para participar de processo de seleção o candidato precisará contemplar alguns critérios, entre eles: para bolsas de estudo de 100% (integral), a renda per capita do grupo familiar não poderá exceder o valor de um 1 salário-mínimo e meio. Já para pleitear a bolsa de 50%, a renda per capita do grupo familiar não pode ultrapassar os 3 salários-mínimos. Além disso, ter participado de alguma edição do ENEM entre 2010 e 2023, com nota mínima de 450 nas provas objetivas e sem zerar a redação.

Confira os passos para se inscrever:

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1ª Etapa – Preenchimento do Formulário de Inscrição

2ª Etapa – Preenchimento da Ficha Socioeconômica

3ª Etapa – Envio dos Documentos para análise

Após a análise documental, a Universidade entrará em contato por telefone para fazer a tele-entrevista, que é um bate-papo para entender a situação do estudante e a do grupo familiar. E, não se preocupe, caso falte algum documento, o aluno ou aluna será avisada para que possa complementar as informações.

Mais informações: https://www.puc-campinas.edu.br/

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Confira dicas para se sair bem na prova do Enem 2024

Coordenador do Curso Anglo, Madson Molina, dá orientações essenciais para garantir um desempenho de excelência

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Enem 2024

Com a proximidade das datas de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, marcado para os dias 3 e 10 de novembro, os estudantes estão em contagem regressiva para um dos momentos mais importantes de suas trajetórias acadêmicas. Com dez horas e meia de duração no total, o Enem representa o principal caminho para o ingresso nas principais faculdades públicas e privadas do país, além de possibilidades em instituições de ensino superior estrangeiras.

Segundo Madson Molina, coordenador do Curso Anglo, recomenda que, nesta reta final, o candidato dê atenção especial aos conteúdos que não possui domínio, mas que tenham um histórico de incidências na prova. “Fazendo uma analogia com uma corrida de 400 metros, o momento da reta final é exatamente quando os atletas precisam se destacar e alavancar resultados. Da mesma forma, os estudantes precisam usar esse momento para conseguir estudar de maneira qualificada. Essa percepção de que falta pouco tempo é importante para que eles possam dar o seu máximo”, exemplifica.

De acordo com ele, um bom exercício mental para o estudante é imaginar que está em uma ponte e, ao olhar para trás, vislumbrar que a maior parte do trajeto já foi percorrida. “Falta pouco para concluir essa travessia e é justamente quando é necessário reforçar os estudos, o que, sem dúvidas, vai impactar no resultado das notas obtidas no Enem”, comenta o coordenador do Curso Anglo.

Cronograma de estudos eficiente

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Para que o estudante mantenha a motivação alta nos dias que antecedem a prova, o especialista recomenda que seja criada uma rotina a ser seguida à risca. Neste sentido, ter um cronograma de estudos é um ponto preponderante para conseguir utilizar os últimos dias de preparação de forma eficiente.

A primeira análise a ser feita, antes do criar esse planejamento, é sobre quais dias da semana o vestibulando se propõe a estudar. Depois, o indicado é checar quais são os períodos destinados ao estudo (manhã, tarde, noite). Posteriormente, como serão “fatiados” esses períodos, indicando o tempo exato de estudo para cada disciplina.

Recomendações para o dia da prova

Para o primeiro dia do Enem, com provas de Redação, Linguagens e Ciências Humanas, a dica é que o candidato comece a prova verificando o tema da redação e os textos de apoio, sem iniciar a escrita. “Assim, ao longo do exame, ele poderá ter insights e anotar suas ideias. Também poderá deixar para estruturar o conteúdo e passar a limpo, apenas quando faltar uma hora para o final da prova. Essa é uma dica importante porque, em vez de fazer a redação em apenas uma hora, ele terá cinco horas e meia para pensar e concluir a redação”, afirma Molina.

Para o segundo dia, que traz as provas de Matemática e Ciências da Natureza, uma orientação relevante é identificar as questões por seu nível de dificuldade (fáceis, médias e difíceis), colocando códigos do lado de cada uma (F, M e D). Segundo Molina, vale a pena priorizar as resoluções mais tranquilas, pois o Enem as valoriza no algoritmo de correção TRI (Teoria de Resposta ao Item).

Além disso, conforme destaca o especialista, para manter o foco durante a prova, é importante ter feito simulados com antecedência, acessando versões do exame de anos anteriores.

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Relações Internacionais PUC-SP: curso valoriza pesquisa desde a graduação

Aspectos positivos da experiência foram tratados por estudantes, ex-alunos e docentes da PUC-SP, durante “XXII Semana de Relações Internacionais 2024”

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Desenvolver habilidades como objetividade e boa comunicação, interagir com outros internacionalistas, docentes e pesquisadores, participar de eventos científicos da PUC-SP e de outras instituições, preparar-se para o futuro, seja ele na carreira acadêmica ou no mercado de trabalho.

Estes foram alguns dos elementos positivos levantados por docentes, estudantes e ex-alunos da graduação em Relações Internacionais, ao realizar uma mesa de apresentação do programa de Iniciação Científica (IC) da PUC-SP. A atividade aconteceu na tarde de 24/9, no campus Monte Alegre, e integrou a XXII Semana de Relações Internacionais 2024, evento acadêmico realizado anualmente pelo Centro Acadêmico do curso, o CARI.

Coordenadora da mesa e orientadora de projetos de Iniciação Científica, a profa. Natália Mello considera interessante observar os resultados da experiência. “É um prazer acompanhar a evolução em quem participa, a maturidade acadêmica que o processo traz e o desenvolvimento que esta vivência produz em qualquer estudante e não só naqueles que pretendem seguir carreira na área de pesquisa”, afirma a docente.

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Autonomia compartilhada

A mesa sobre IC foi composta ainda por vários professores do curso de Relações Internacionais (RI) – o ciclo dura um ano e, ao final, os trabalhos são apresentados à comunidade. Todos foram unânimes em afirmar, assim como os alunos e ex-alunos que deram seus depoimentos, que a Iniciação Científica significa um importante momento de ganho de autonomia acadêmica e de fortalecimento para as muitas decisões que virão sobre caminhos profissionais.

“No curso de Relações Internacionais, os projetos de pesquisa dos estudantes estão inseridos em projetos mais amplos dos docentes, o que propicia, ao mesmo tempo, ganho de autonomia e inserção em grupos ou núcleos de pesquisa com interesse comum. Ou seja, há um aprofundamento no contato com o mundo acadêmico”, ressalta a prof. Natália.

Coordenadora da graduação em Relações Internacionais, a profa. Luiza Mateo também celebra a oportunidade de realizar atividades que vão além do espaço da sala de aula. “Essa experiência de formação é fundamental para os alunos, contribuindo para a produção e compartilhamento de conhecimento tanto na Universidade quanto fora dela. Assim, fortalecemos o tripé ensino, pesquisa e extensão, sempre promovendo o protagonismo estudantil. Um exemplo disso é a própria Semana de Relações Internacionais, organizada pelos alunos e pelo Centro Acadêmico, com o apoio da coordenação e dos professores, que em 2024 apresentou diversas atividades, incluindo mesas-redondas, minicursos e cinedebates”, afirma a coordenadora.

Conheça a experiência de três estudantes que realizaram projetos de Iniciação Científica

♦ Ceres Cotosky Ferreira
Tema da IC: A articulação entra a AIFLD e instituições governamentais estadunidenses no Chile: da infiltração nos sindicatos chilenos à derrubada de Allende (1970-1973)
Orientadora: profa. Natália Mello
Ciclo 2022-2023

“Aproveitem todas as oportunidades que a PUC-SP propicia. Este é o meu primeiro recado. Quanto à IC, é algo que vai muito além de produzir um trabalho para uma disciplina porque é se aprofundar em um tema que você escolheu. Entre as habilidades que mais desenvolvi estão a objetividade, porque tive que aprender a selecionar as informações que interessavam para o meu estudo, e a comunicação, porque tive que solicitar documentos primários, que estavam sob a guarda de órgãos e instituições externos. Mais um ponto positivo da experiência é que ela nos traz uma sociabilidade no ambiente acadêmico, quando participamos de eventos da área, com pesquisadores de graduação e pós-graduação. No meu caso, ela ainda tornou meu currículo mais interessante para pleitear o intercâmbio internacional que fiz no semestre passado.”

♦ Felipe Jukemura, internacionalista formado pela PUC-SP
Tema da IC: A cooperação internacional para o desenvolvimento, a cooperação Sul Sul e a Agenda 2030
Orientador: prof. Laerte Apolinário Júnior
Ciclo 2020-2021

“A realização da IC me permitiu treinar uma série de habilidades e obter um aprofundamento dos temas que me interessam de uma maneira que não seria possível somente durante as aulas regulares. Ao longo do processo, fui a eventos acadêmicos interdisciplinares fora da PUC-SP e publiquei, em conjunto com meu orientador, um artigo na plataforma Global Policy. A IC me ajudou a me entender como internacionalista e como pesquisador, tanto que me ajudou na candidatura para o mestrado que realizei na Science Po, em Paris. Mesmo hoje, em meu trabalho à frente da área de finanças verdes, consigo conectar e trazer muito do que aprendi durante a minha pesquisa de iniciação científica”.

♦ Mariana Almeida Martini
O Brasil em uma aliança transnacional anti gênero? Uma análise sobre a interação entre política doméstica e externa durante o governo Bolsonaro
Orientador: prof. Arthur Murta
Ciclo 2023-2024

“Estou no sétimo semestre e a IC foi uma das coisas mais importantes que eu fiz durante a graduação. Considero a experiência muito interessante não apenas para quem pensa em seguir carreira acadêmica, até porque é muito cedo para termos essa certeza. Na minha pesquisa, aprendi sobre ferramentas e plataformas de pesquisa, como o Portal da Transparência e a Lei de Acesso à Informação. Percebi como esses instrumentos são importantes porque tive a chance desse contato mais aprofundado com eles. Foi algo que me ajudou muito, não só para a atual pesquisa, mas também para o futuro, pensando em estágios e em futuras experiências profissionais ou acadêmicas. Os desafios que a IC coloca são importantes para toda uma carreira. Você não troca experiências somente com seu orientador, mas com outras pessoas ativas na área de pesquisa, com observatórios, com grupos de pesquisa. É um projeto que dá pra ser leve, porque é muito agregador e dura um ano, ou seja, dá para fazer uma pesquisa bem construída, aos poucos.”

Vestibular PUC-SP 2025

As inscrições para o Vestibular de Verão 2025 estão abertas, clique aqui.

Saiba mais sobre o curso de Relações Internacionais.

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Notícias dos Vestibulares e Enem

São Judas promove aula grátis de Redação para o Enem 2024

O encontro, voltado à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), será realizado online nesta quinta (31/10), às 19h.

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Enem 2024

A São Judas promoverá nesta quinta-feira, dia 31, o “Aulão do Enem”, focado na preparação para a Redação da prova, com o professor Jairo Postal. Com mais de 35 anos de experiência, docente na instituição e doutorado em Letras, Postal é uma referência no ensino da redação. Autor de diversos livros, ele é reconhecido por sua habilidade em tornar o processo de escrita mais acessível para os estudantes.

O encontro, voltado à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), será realizado online, às 19h.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Aulão do Enem. O evento oferece uma oportunidade para os candidatos ao Enem aprimorarem suas habilidades e se familiarizarem com as demandas da prova.

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