Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Curso de Economia da PUC-SP promove exposição sobre a presença feminina no mercado financeiro

“Muitas Eufrásias: a presença das mulheres na Bolsa” ficará em cartaz de 1º/10 a 4/11

Publicado

em

O curso de Economia da PUC-SP promove a exposição Muitas Eufrásias: a presença das mulheres na Bolsa. Atividade acontece do dia 1º/10 a 4/11, no hall da biblioteca do campus Monte Alegre.
O tema da mostra refere-se a Eufrásia Teixeira Leite, mulher brasileira que foi pioneira nos investimentos, no século 19. Segundo os organizadores, esta é a abertura da primeira itinerância do MUB3 (Museu da Bolsa do Brasil), organizada em parceria com a PUC-SP (Pós em Economia Política e a Faculdade de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Atuariais).

A mostra, além de falar da vida de Eufrásia, contempla outras mulheres pioneiras que se tornaram investidoras como as irmãs Brontë, Victoria Woodhull, Tennessee Clafin, Hetty Green e Madame C. J. Walker. A exposição apresentará ainda uma linha do tempo com importantes marcos relacionados as mulheres.

Na abertura do evento, haverá a mesa-redonda A presença feminina no mercado financeiro, com as profas. Ana Hutz e Cristina Helena Pinto de Mello (ambas da FEA PUC-SP), Bruna de Caro (Superintendente de Marca, Marketing e Patrocínios da B3) e Louise Barsi (investidora profissional). O debate acontecerá no Auditório Paulo VI, das 18 às 21h.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

“Temos uma baixa presença de mulheres nos cursos de Economia e estamos fazendo essa exposição para estimular e mostrar que Eufrásia Teixeira Leite, em 1890, operava uma cesta de nove moedas no mercado com 15 países, entre outros feitos grandiosos. É um lugar que as mulheres precisam ocupar. Essa exposição é muito importante que fala de mulheres investidoras, e a ideia é fortalecer a presença feminina nos investimentos financeiros, mas pra isso, as mulheres precisam aprender economia”, afirma a profa. Cristina Helena Pinto de Mello (FEA).

A docente também afirma que o curso de Economia da PUC-SP oferece todas as ferramentas necessárias para os alunos saírem da Universidade com capacidade de atuar em ações e intervenções que levem ao desenvolvimento econômico sustentável. “Somos uma Universidade que trabalha valores éticos, morais, humanistas, estamos alinhados com as Diretrizes de Desenvolvimento Sustentável. O curso de Economia é plural, buscamos levar aos alunos o contato com várias formas de pensar a economia. Temos um percurso formativo que oferece contato com os principais autores de obras originais. O curso também dá ênfase na economia política, então podemos olhar a economia como um processo natural. Além disso, olhamos também o papel que cada ator social tem na economia. Então, o aluno pode esperar uma formação plural e competente”, afirma.

O coordenador de Economia da PUC-SP, prof. Flavio Saraiva, afirma que o curso valoriza bastante as questões de gênero e raça. “Esses temas têm feito parte dos nossos ciclos de debate em Economia e também são objeto de pesquisa de nossos professores e estudantes”.

Ele também reitera que o curso proporciona uma formação ampla com várias visões sobre a Economia, sólida formação acadêmica e técnica, pesquisas docentes e discentes, além de atividades de pesquisa e monitoria que são importantes para formação dos estudantes.

“As atividades desenvolvidas no âmbito do curso incluem ainda o desenvolvimento de pesquisas de iniciação científica, a apresentação dos resultados dessas pesquisas de iniciação científica, a tradicional Semana de Economia, aulas magnas no início do semestre. Além disso nosso(a)s aluno(a)s estabelecem grandes redes de relacionamento profissional e pessoal através da PUC Júnior, da PUC Angels, da PUC Finance e do próprio trabalho de acolhimento do Centro Acadêmico Leão XIII.

Em resumo nosso curso oferece tanto uma formação técnica quanto uma visão crítica da Economia, a partir da pluraridade de visões e interpretações econômicas proporcionada para os estudantes. Estudos profundos sobre a Economia Brasileira também são nossa marca.

Os Grupos de Pesquisa de nosso Programa de Pós-Graduação são muito ativos e totalmente abertos a participação dos estudantes de graduação. Procuramos manter contato e realizar eventos com ex alunos que são destaques profissionais, tais como o próximo presidente do Banco Central que é nosso ex-aluno.

Nós também temos desenvolvido um trabalho amplo de articulação de conteúdos entre diferentes disciplinas do curso e as novas atividades extensionistas que fazem parte de nossa matriz curricular”, afirma.

O docente também comenta que os alunos de Economia da PUC-SP podem esperar uma sólida e atualizada formação, capacidade analítica, grandes possibilidades para a realização de estágios, reconhecimento acadêmico e profissional diferenciados. Proximidade com os professores(a)s. Inúmeras possibilidades de atuação profissional e mesmo de carreira acadêmica, uma vez que a PUC-SP possui um Programa de Mestrado. Uma excelente formação, a convivência de um excepcional ambiente universitário, um campus com efervescência acadêmica, várias atividades acadêmicas e culturais que vão muito além da sala de aula.

Vestibular 2025

As inscrições para o Vestibular de Verão 2025 estão abertas, clique aqui.

Saiba mais sobre o curso de Economia.

Notícias dos Vestibulares e Enem

Uece oferece 4.216 vagas pelo Vestibular especial para cursos de graduação a distância

São ofertadas 4.216 vagas para diversos cursos nos polos de mais de 40 municípios do interior do Ceará

Publicado

em

por

Vestibular Uece 2023.2 gabarito

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), lança edital para o Vestibular especial 2024, voltado para candidatos aos cursos de graduação da Uece na modalidade Educação a Distância (EaD).

São ofertadas 4.216 vagas para diversos cursos nos polos de mais de 40 municípios do interior do Ceará, com vagas reservadas para professores, Pessoas com Deficiência (PcD), pretos, pardos, indígenas e quilombolas, além de cota social.

Os candidatos podem realizar inscrição, exclusivamente pela internet, pelo site www.uece.br/cev, entre os dias 28 de outubro e 27 de novembro, e efetuar o pagamento da taxa de inscrição. Os pedidos de isenção da taxa podem ser feitos, também somente pela internet, entre os dias 28 e 30 de outubro.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A prova de conhecimentos gerais será realizada no dia 8 de dezembro de 2024, contemplando as áreas de Ciências Humanas; Ciências da Natureza e Matemática; e Linguagens e Códigos, que inclui uma prova de redação.

Clique aqui para ler o edital completo e acompanhar o processo.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Gabarito – Vestibular UEA 2024 – Acesso 2025

As provas foram aplicadas nos dias 21 e 22 de outubro.

Publicado

em

por

Vestibular UEA 2022 - Acesso 2023

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) divulgou o gabarito das provas do Vestibular 2024, acesso 2025 já está disponível.

Clique aqui para conferir as respostas.

Neste ano, a UEA oferta 3.954 vagas, sendo 1.641 para o Vestibular e 2.313 para o Sistema de Ingresso Seriado (SIS), acompanhamento I, II e III. No Vestibular foram 26.055 inscritos, e no SIS 39.823, totalizando 65.878 candidatos. Um total de 57 cursos serão ofertados em 20 municípios, sendo 30 cursos destinados à capital e 27 cursos ao interior.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

UNIFASE/FMP está com inscrições abertas para o Vestibular de Medicina 2025

As inscrições para o vestibular de Medicina da UNIFASE/FMP estão abertas até o dia 14 de novembro de 2024.

Publicado

em

por

Em um cenário onde a formação de médicos se torna cada vez mais crucial para o desenvolvimento de uma sociedade saudável e justa, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) se destaca por sua abordagem inovadora, que alia excelência acadêmica e uma formação profundamente humanizada e tecnológica. Com quase 60 anos de história e mais de 5 mil médicos formados, a instituição não apenas prepara profissionais tecnicamente capacitados, mas também agentes de transformação social, comprometidos com o cuidado integral ao paciente e com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A UNIFASE/FMP garante ensino de excelência e qualidade de vida universitária, proporcionando uma jornada de bem-estar físico e mental, essenciais para alcançar o sucesso acadêmico e pessoal. (Divulgação)

“Nossos cursos de graduação, pós-graduação e residência médica, multiprofissional e em área profissional da saúde se sustentam no SUS. Além disso, temos cinco equipes de Atenção Primária à Saúde, principal porta de entrada de atendimento e manutenção da saúde das pessoas. O SUS justifica a forma como ensinamos até hoje. Essa é a nossa luta e o nosso maior valor”, destaca a diretora geral da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Cenários próprios e conveniados promovem uma abordagem mais humanizada e prática desde o primeiro período. Com foco na excelência e na humanização, a instituição prepara os futuros profissionais para fazer a diferença na vida dos pacientes e na comunidade. (Divulgação)

A prática médica contemporânea exige muito mais do que conhecimento técnico. Em um mundo onde a medicina está cada vez mais centrada no paciente, entender o ser humano em sua integralidade se tornou uma necessidade. Na UNIFASE/FMP, essa compreensão começa já nos primeiros passos da jornada acadêmica dos futuros médicos, através do Programa de Desenvolvimento das Humanidades.

“O programa já faz parte da grade curricular e mudou muito como eu enxergava o atendimento médico. Humanizou ainda mais o cuidado com os pacientes. As histórias deles impactam também a vida do médico que está ali no atendimento. Essa vivência da profissão mudou toda a minha perspectiva não apenas enquanto profissional da área da saúde, mas também como ser humano”, enfatiza Maria Victoria Palazzo, aluna de medicina da UNIFASE/FMP.

A formação na UNIFASE/FMP não se restringe às salas de aula. Desde o primeiro semestre, os alunos são inseridos em um ambiente de aprendizado prático e dinâmico, com acesso a Hospital de Ensino – o maior de Petrópolis/RJ – a Ambulatório Escola próprio com mais de 100 mil pacientes cadastrados e as unidades de saúde da família, todos integrados ao SUS. Isso garante que os futuros médicos estejam familiarizados com a realidade do sistema público de saúde.

“Formar médicos com essa sensibilidade e compromisso é o que nos caracteriza e assegura que nossos profissionais estejam prontos para atender às complexas necessidades de saúde da população com um olhar humano e inclusivo. Além disso, ao abranger a educação multiprofissional, que estimula a colaboração entre as diferentes áreas da saúde, visando o atendimento humanizado e a plena recuperação dos pacientes, a UNIFASE/FMP forma excelentes profissionais que se tornam referência nacional e internacionalmente”, explica Álvaro Veiga, Diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis.

Localizada em Petrópolis, a Faculdade de Medicina de Petrópolis tem infraestrutura de ponta combinada com um Campus Parque integrado à natureza em uma das cidades mais seguras do Brasil, oferecendo aos alunos um ambiente propício ao aprendizado e ao bem-estar. A instituição tem um moderno Centro de Simulação Realística e o Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC), que posicionam a faculdade como uma referência na formação médica no Brasil e na América Latina.

Em meio à exuberância da Mata Atlântica, o campus se destaca como um refúgio de conhecimento e tranquilidade. Nesse espaço, o aprendizado acontece rodeado pela beleza e serenidade da natureza, proporcionando uma experiência única e inspiradora. (Divulgação)

Recentemente, a instituição incorporou ao ensino a mesa anatômica digital, uma ferramenta de ponta que proporciona uma experiência interativa em anatomia, histologia e radiologia. Essa tecnologia não só enriquece o aprendizado, mas também permite que os estudantes compreendam e fixem o conhecimento de maneira mais profunda e prática.

Tecnologia e cuidado humanizado se unem na formação de excelência na UNIFASE/FMP. Sempre atenta aos avanços tecnológicos, a instituição investe em equipamentos de alto padrão, como a nova mesa anatômica 3D, que oferece uma visualização detalhada e interativa do corpo humano. (Divulgação)

Além disso, laboratórios de última geração, como o de Medicina Regenerativa e o de Pesquisa em Imunologia Básica e Aplicada, em parceria com a Fiocruz, possibilitam o desenvolvimento de pesquisas inovadoras que contribuem para o avanço da ciência médica e para o aprimoramento do atendimento à saúde.

Simuladores de última geração e cenários realistas prepararam os alunos para os desafios do futuro. (Divulgação)

“Na UNIFASE/FMP, acreditamos que a formação médica vai além do conhecimento técnico; ela deve unir a humanização e a tecnologia de forma harmoniosa. Nosso corpo docente, formado majoritariamente por Mestres e Doutores, está comprometido com a missão de integrar ensino e assistência, assegurando que nossos alunos estejam preparados para enfrentar os desafios reais da prática médica”, destaca Patrícia Tavares, Coordenadora do Curso de Medicina.

A UNIFASE/FMP também mantém diversas parcerias com instituições nacionais e internacionais a fim de realizar pesquisas, intercâmbios e estágios. Entre os parceiros estão o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), a Fiocruz, o Hospital Central do Exército, a PUC da República Dominicana, o Instituto Cochrane do Brasil, a Marinha do Brasil, a Universidad Nacional de Quilmes, a Unidad Docente de Medicina Familiar y Comunidad Sectro II de Zaragoza, a Universidad de Sevila e a Universidade do Minho.

Vestibular

As inscrições para o vestibular de Medicina da UNIFASE/FMP estão abertas até o dia 14 de novembro e devem ser feitas no pela internet. A prova será aplicada em 24 de novembro.

RECOMENDAMOS

Continue lendo