Destaque
Vestibular Unesp Meio de Ano – Confira os locais de aplicação e horários
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) realizará em 26 de maio, domingo, a prova da primeira fase do Vestibular Meio de Ano 2024
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) realizará em 26 de maio, domingo, a prova da primeira fase do Vestibular Meio de Ano 2024, com 1.675 candidatos para 160 vagas nos cursos das engenharias agronômica (10 candidatos por vaga), civil (6,7), elétrica (5,5) e mecânica (6,8) de Ilha Solteira.
Vestibular Unesp Meio de Ano
Os candidatos podem consultar o local de prova no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pela seleção.
O exame será realizado em São Paulo (655 candidatos), Bauru (302), Ilha Solteira (318), São José do Rio Preto (322) e São José dos Campos (78). Todos os candidatos responderão a 90 questões de múltipla escolha das áreas de Linguagens e suas Tecnologias (elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte), Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química) e Matemática e suas Tecnologias. A prova poderá conter questões interdisciplinares.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Os portões dos prédios de prova serão fechados às 14 horas. Os candidatos devem se apresentar a partir das 13 horas, portando o original de um dos seguintes documentos: RG, Carteira de Habilitação, Certificado Militar, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiros, Identidade expedida pelas Forças Armadas ou carteira de órgão ou conselho de classe.
Os materiais de prova a serem levados pelos candidatos são caneta esferográfica com tinta preta e régua transparente. O exame terá duração de cinco horas, com permissão para alimentação e hidratação durante sua realização.
O calendário do Vestibular Unesp Meio de Ano 2024 prevê publicação do resultado da primeira fase em 14 de junho, aplicação da segunda fase em 23 e 24 de junho e divulgação do resultado final em 12 de julho. O calendário completo está disponível no Manual do Candidato, acessível nos sites da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Vunesp.
O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Últimos dias para se inscrever no Vestibular 2025 da Mauá
Se ainda não se inscreveu ao Vestibular 2025 do Instituto Mauá de Tecnologia, agora é a hora. Inscrições até 03 de dezembro.
O Vestibular 2025 da Mauá oferece diferentes processos seletivos para atender aos mais variados perfis de candidatos. Você pode optar pelas seguintes modalidades:
Prova Online
Realize sua prova de casa, em 04 de dezembro, às 15h. Uma prova de três horas de duração, para você garantir sua vaga de forma prática e segura.
Nota do Enem
Se você fez o Enem, também pode utilizar sua nota obtida em 2021, 2022 ou 2023 para ingressar diretamente em seu curso na Mauá. Serão oferecidas bolsas de estudos válidas para todos os cursos — tanto parciais (50%) quanto integrais (100% ). Consulte as condições aqui.
Certificação internacional
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Possui um diploma de cursos internacionais? Você pode usar essa certificação como parte do processo seletivo, junto a uma redação a ser realizada em 04 de dezembro às 15h. A duração para realização é de 1 hora.
Competições e Olimpíadas
Se você participou de competições científicas ou olimpíadas de conhecimento, também pode garantir sua vaga utilizando seus resultados nesta, junto a uma redação a ser realizada em 04 de dezembro às 15h. A duração para realização é de 1 hora.
Reaproveitamento do Vestibular de Inverno 2024
Para quem já fez a prova do vestibular que foi realizado na metade do ano passado, nós também temos a opção de reaproveitar sua nota obtida nele, facilitando seu ingresso para o curso desejado.
Além das diversas formas de ingresso, a Mauá oferece uma série de diferenciais que a tornam única e reconhecida nacionalmente, entre eles:
- Excelência acadêmica: a Mauá é uma instituição tradicional (com 63 anos de história), focada em formar profissionais preparados para os desafios do mercado de trabalho;
- Infraestrutura de ponta: nossos alunos contam com mais de 130 laboratórios modernos, equipamentos de última geração e infra que acompanha as inovações tecnológicas, garantindo uma formação de qualidade;
- Corpo docente qualificado: com professores experientes, mestres e doutores em sua área de atuação, a Mauá oferece ensino com alto nível acadêmico, o que se reflete no sucesso profissional de seus formandos;
- Parcerias internacionais: a Mauá promove uma intensa troca de conhecimento com empresas e universidades ao redor do mundo, criando oportunidades de estágio, intercâmbio e projetos de pesquisa.
Além disso, a Mauá oferece cursos de graduação nas áreas de Tecnologia, Artes Aplicadas, Engenharia e Negócios, preparando os alunos para uma carreira de sucesso, seja no Brasil ou no exterior. As opções de cursos são:
- Administração
- Relações Internacionais
- Arquitetura e Urbanismo
- Design
- Inteligência Artificial e Ciência de Dados
- Engenharia Civil
- Engenharia Elétrica
- Engenharia de Produção
As inscrições para o Vestibular Mauá 2025 continuam abertas em: maua.br/vestibular
Não perca!
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
FUVEST divulga notas de corte da primeira fase do Vestibular 2025
O curso de Medicina teve a maior nota de corte em ampla concorrência, com 79 pontos
As notas de cortes de todos os cursos disponíveis no Vestibular FUVEST 2025 já podem ser conferidas aqui.
O curso de Medicina teve a maior nota de corte em ampla concorrência, com 79 pontos, seguido por Engenharia Aeronáutica, com 73 pontos, e Relações Internacionais e Psicologia (São Paulo), ambas com 66 pontos.
A lista de aprovação para a segunda fase e os locais de prova serão divulgados no dia 2 de dezembro, a partir das 12h. As provas da segunda fase ocorrem nos dias 15 e 16 de dezembro.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A Fuvest alerta que há casos de candidatos que, não tendo obedecido os comandos dos fiscais de sala a respeito do encerramento da prova, continuaram a preencher gabarito e que, por isso, serão desclassificados mesmo que tenham atingido pontuação maior que a indicada pela nota de corte.
As dez maiores notas de corte na modalidade ampla concorrência do vestibular FUVEST 2025:
- Medicina: 79 pontos;
- Engenharia Aeronáutica: 73 pontos;
- Relações Internacionais: 66 pontos;
- Psicologia (São Paulo): 66 pontos;
- Psicologia (Ribeirão Preto): 65 pontos;
- Engenharia Elétrica e de Computação: 65 pontos;
- Engenharias: 64 pontos;
- Direito: 63 pontos;
- Audiovisual: 63 pontos;
- Computação: 63 pontos.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
UFPR abre inscrições do Processo Seletivo Simplificado Enem
As 704 vagas estão distribuídas em cursos da UFPR em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.
O Processo Seletivo Simplificado Enem (PSS Enem) é um mecanismo alternativo de acesso aos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As vagas ofertadas por meio desse processo são remanescentes do Vestibular e visam facilitar o acesso de estudantes e reduzir o número de vagas ociosas na universidade.
PSS ENEM
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 20 de janeiro de 2025, no site do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br).
A seleção é feita pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e podem se inscrever estudantes que tenham realizado o Enem entre 2020 e 2024 e que concluam o Ensino Médio até o fim do prazo para envio dos documentos para registro acadêmico (10 de fevereiro).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
As 704 vagas estão distribuídas em cursos da UFPR em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.