Siga-nos!

Destaque

PF identifica suspeitos de vazar provas do primeiro dia do Enem

Foram identificadas oito pessoas que vazaram o caderno de questões da primeira prova do Enem 2023, realizada no último dia 5.

Publicado

em

Enem vazou? Inep aciona PF por suposto vazamento da prova de redação

A equipe destacada para fazer a segurança durante a aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já identificou oito pessoas que vazaram o caderno de questões da primeira prova, realizada no último dia 5. A informação foi divulgada neste domingo (12), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela elaboração do exame.

De acordo com o Inep, fotografias que mostram as perguntas que constavam da prova foram detectadas por meio de monitoramento do Ministério da Educação (MEC) e do instituto, que acionaram a Polícia Federal para apurar o caso. A corporação concluiu que não há informação sobre postagem de conteúdo da prova antes do início do teste.

A PF já colheu depoimentos das pessoas que cometeram as irregularidades nos municípios de Caruaru (PE), Natal, Cornélio Procópio (PR) e Brasília. Além disso, as investigações prosseguem no Rio Grande do Sul e no Ceará.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

“A operação também apreendeu materiais com suspeita de uso para aplicação de fraude ao exame em Maceió (AL) e Vitória da Conquista (BA). As empresas responsáveis pelo gerenciamento das mídias sociais foram oficializadas para preservar as imagens das provas e auxiliar com o rastreamento das postagens”, acrescentou o Inep, em nota.

Segurança

O esquema de segurança em torno do Enem abrange desde o armazenamento das provas até a distribuição dos malotes que, eventualmente, também são acompanhados por autoridades do MEC. A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, fica responsável por fazer a articulação das instituições participantes de operações nacionais ou regionais.

Nos estados, o monitoramento da Operação Enem 2023 é feito pelas forças de segurança, por suas respectivas secretarias de segurança pública ou estruturas similares. Cada órgão atua dentro da sua atribuição legal.

Vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) tem a atribuição de promover a integração das instituições participantes de operações nacionais ou regionais. Nos estados, o monitoramento da Operação Enem 2023 é feito pelas forças de segurança, por suas respectivas secretarias de segurança pública ou estruturas similares. Cada órgão atua dentro da sua atribuição legal.

No início da tarde de hoje, o ministro da Educação, Camilo Santana, compareceu, por volta de meio-dia, à sede do Inep, para acompanhar o andamento da aplicação das provas e a atuação de técnicos do instituto, onde encontrou o presidente da autarquia, Manuel Palácios.

“Todos os malotes já estão nos locais de prova e daqui a pouco, às 12h, os portões estarão abertos. Desejo uma ótima prova a todas e todos!”, escreveu o ministro, em sua conta na rede social X.

Fonte: Agência Brasil

RECOMENDAMOS

Destaque

Alunos de Jornalismo da PUC-SP têm experiências reais durante o curso

Os alunos são preparados para o mercado de trabalho de forma prática e dinâmica, alcançando grandes resultados

Publicado

em

por

Próximas edições serão nos dias 2 e 30/11, após o quadro Repórter CBN das 11h30

Muito conteúdo, trabalhos práticos, disciplinas voltadas para o mercado de trabalho e experiências reais. Assim é o curso de Jornalismo da PUC-SP. Lá, os alunos são preparados para o mercado de trabalho de forma prática e dinâmica, alcançando grandes resultados, tanto na sala de aula, quanto nas redações e emissoras de TV e rádio.

O projeto Universidades no Ar, da rádio CBN, consiste na elaboração de reportagens jornalísticas totalmente preparadas por estudantes para ir ao ar na rádio aos sábados. Os alunos são orientados pela profa. Mii Saki na elaboração das notícias, e as gravações são feitas no laboratório de rádio da PUC-SP.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A segunda edição do programa, que abordou a influência do TikTok no mundo da música, contou com a participação da aluna Julia Takahashi e Thomaz Cintra. Os estudantes entrevistaram os produtores Rick Bonadio, Fabrício de Oliveira e a cantora Vânia Abreu.

Os alunos do último semestre do curso de Jornalismo Bruna Parrillo e Bruno Scaciotti desenvolveram o primeiro episódio do programa. Abordando a história da narração esportiva, os estudantes entrevistaram os jornalistas Vinicius Moura, Lucas Pereira e Leonardo Caporalini. Também abordaram o nascimento da função de narrador esportivo no Brasil e a importância das entonações durante as narrações.

Universidade no Ar é mais um projeto que evidencia que os estudantes de Jornalismo da PUC-SP aprendem na prática e contam com experiências reais. A Universidade dá prioridade para que os estudantes aprendam além da teoria, proporcionando práticas que conectam os conteúdos abordados em sala de aula com situações do mercado de trabalho.

Essa abordagem prática não só enriquece a formação acadêmica, mas também prepara os estudantes para os desafios profissionais, tornando-os mais competentes e confiantes em suas áreas de atuação. Ao final do curso, os alunos da PUC-SP saem prontos para fazer a diferença, munidos de uma bagagem teórica sólida e experiências práticas valiosas.

As próximas edições do programa serão nos dias 2 e 30/11, após o quadro Repórter CBN das 11h30.

Clique aqui e ouça a reportagem produzida pelos alunos Juia Takahishi e Thomaz Cintra.

Confira a reportagem da TVPUC: 

Vestibular 2025

As inscrições para o Vestibular de Verão 2025 estão abertas. Clique aqui e saiba mais sobre o curso de Jornalismo.

Estudantes de todos os semestres do curso podem produzir reportagens e participar da agência de notícias Maurício Tragtenberg.

Continue lendo

Destaque

Inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas vão até 21/10

Os interessados em ingressar no curso de medicina que é oferecido em Alfenas e em Belo Horizonte encontram 4 formas de ingresso.

Publicado

em

por

Vestibular de Medicina Unifenas 2021/2 tem inscrições abertas

As inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas – 1º semestre de 2025 seguem abertas até o dia 21 de outubro. Os interessados em ingressar no curso que é oferecido em Alfenas e em Belo Horizonte encontram 4 formas de ingresso:

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte

2- Prova Tradicional – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023) – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte

4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023) – vagas em Alfenas e Belo Horizonte (maior possibilidade de ingresso!)

VESTIBULAR DE MEDICINA UNIFENAS

As inscrições podem ser feitas por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 26 de outubro de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Locais de prova e horários – Vestibular UFPR 2025 – 1ª fase – Prova 20/10/24

Confira as recomendações e acesse os locais de prova da 1ª fase do vestibular da UFPR que acontece no próximo domingo (20/10).

Publicado

em

por

Vestibular UFPR 2024 Calendário

Candidatos inscritos para o Vestibular 2025 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) já podem conferir o comprovante de ensalamento para a prova da primeira fase, que acontece no próximo domingo (20), a partir das 14h, em 11 cidades. O comprovante está disponível no site do Núcleo de Concursos da UFPR (NC/UFPR) – www.nc.ufpr.br.

A recomendação do NC é para que os candidatos verifiquem seus locais de prova com antecedência e levem o comprovante de ensalamento impresso no dia da prova, evitando contratempos de última hora.

Horários

A prova será aplicada em 10 cidades do Paraná – Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Jandaia do Sul, Londrina, Maringá, Matinhos, Palotina, Paranaguá e Toledo – e também em Joinville (SC).

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h40 e fechados às 13h30. A prova terá início às 14h, mas os candidatos devem estar na sala no máximo às 13h40, para ouvir a leitura das instruções.

Estrutura da Prova

A prova da primeira fase terá 90 questões objetivas, de múltipla escolha, assim divididas: 18 questões de Português (12 de Língua Portuguesa e 6 relacionadas ao conteúdo de Literatura Brasileira); 8 de Língua Estrangeira Moderna (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Polonês, Japonês ou Italiano);  5 de Filosofia; 5 de Sociologia e 9 questões de cada uma das seguintes disciplinas: Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História.

Estão inscritos para o Vestibular 2025 da UFPR 36.969 candidatos, dos quais, 2.317 são treineiros e 34.652 concorrem efetivamente a uma vaga. A grande maioria (27.345) fará a prova em Curitiba.

Neste vestibular, a UFPR oferece 5.254 vagas em 124 cursos, nos campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.

RECOMENDAMOS

Continue lendo