Destaque
8 dicas para se sair bem em qualquer tema na Redação do Enem 2023
Muitos candidatos têm dúvidas sobre como se preparar para a redação, que corresponde a cerca de 30% da nota final do exame.
A pouco dias para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023 que vai acontecer nos dias 5 e 12 de novembro, muitos candidatos têm dúvidas sobre como se preparar para a redação, que corresponde a cerca de 30% da nota final do exame.
A prova de Redação do Enem 2022 foi a que mais atribuiu pontos em 84% das vagas disponibilizadas no Sisu 2023/1. Para que os estudantes tenham um bom desempenho em qualquer tema que venha a ser abordado no Enem, Carlos Pirovani, CEO da Estuda.com, plataforma educacional de avaliação e análise de desempenho que atende alunos, professores e escolas de todo o Brasil, lista oito dicas e estratégias para não zerar e tirar uma nota alta. Confira:
1. Leitura atenta do noticiário: além de notícias, leia revistas e artigos de opinião, porque ajudam não somente em vocabulário, mas também no repertório. Estando bem-informado, estará mais munido de conhecimento no dia da prova.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
2. Treine a escrita: para escrever bem, é preciso praticar diariamente. Faça revisões nos conteúdos, principalmente nas matérias de Ciências Humanas e Língua Portuguesa, que são a base para a prova de Redação. Busque escrever sobre diversos temas, simule o tempo da prova e a quantidade de linhas para estar mais preparado no dia do exame. Não escreva utilizando todas as suas ideias, escolha dois argumentos principais e defenda eles ao longo do texto.
3. Estude por eixos temáticos: Trabalhar seu repertório cultural permite ter mais tranquilidade na hora da prova. Considerando que é difícil acertar o tema antes da prova, busque referências e citações para eixos temáticos como, meio ambiente, direitos e cidadania, saúde e ciência, e cultura.
4. Veja modelos de redação: busque por textos que obtiveram a nota máxima nos anos anteriores. Assim você também terá uma base do que é esperado do candidato. É possível perceber qual é o padrão de introdução, desenvolvimento e conclusão. Note como eles abordaram o recorte temático, é importante ter cuidado para evitar a fuga ou tangenciamento ao tema.
5. De olho no formato: o gênero textual pedido pelo Enem é dissertativo-argumentativo, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Não escreva crônica, relato pessoal ou poesia, porque será zerada.
6. Cuide da escrita: um dos critérios de avaliação da prova de Redação é a letra legível, de fácil entendimento. Ainda que a escrita feia não perca pontos, pode dificultar a correção. Tenha cuidado para não fazer rasuras e não faça assinaturas ou rubricas, porque elas eliminam candidatos.
7. Não copie textos de apoio: os textos na prova têm como objetivo trazer insights. Qualquer cópia, seja ela integral ou parcial, mesmo citações com as próprias palavras são desconsideradas pela correção. Muito cuidado!
8. Por fim, relaxe!: por mais que a prova do Enem traga ansiedade, você que chegou até aqui já tem uma bagagem. Nos dois dias anteriores à prova, descanse, durma bem e tenha uma alimentação leve. Boa sorte!
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
FUVEST publica respostas esperadas das provas da Segunda Fase
Já estão disponíveis as respostas esperadas das provas da Segunda Fase do Vestibular 2025
Já estão disponíveis as respostas esperadas das provas da Segunda Fase do Vestibular 2025 para as 10 questões de Língua Portuguesa, comuns a todos os candidatos, e para as questões das disciplinas voltadas à carreira escolhida.
Confira aqui.
A FUVEST registrou 7,12% de abstenções nesta segunda (16), segundo dia de provas da segunda fase do Vestibular 2025. Entre os 30.381 candidatos convocados para esta etapa, 2.163 não compareceram aos locais de provas. No primeiro dia, a taxa de abstenção foi de 6,22%, com 1.890 ausentes – considerando os dois dias, a média foi de 6,67%.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Unesp publica resultado do processo seletivo para 449 vagas olímpicas
As matrículas em primeira chamada dos convocados para as vagas olímpicas serão realizadas no período de 3 a 5 de fevereiro de 2025
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) publicou o resultado do Processo Seletivo “Olimpíadas Científicas Unesp 2025”, com 449 vagas adicionais em cursos de graduação destinadas a participantes e medalhistas de olimpíadas do conhecimento.
A consulta estará disponível no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pela seleção.
As matrículas em primeira chamada dos convocados para as vagas olímpicas serão realizadas no período de 3 a 5 de fevereiro de 2025, virtualmente, com link pelo site da Vunesp ou diretamente pelo Sistema de Graduação da Unesp (Sisgrad), no endereço http://sistemas.unesp.br/calouros . A seleção prevê dez chamadas. O calendário completo de matrículas pode ser consultado no Manual do Candidato, disponível nas páginas da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Vunesp (www.vunesp.com.br).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
As 449 “vagas olímpicas” estão distribuídas para cursos das três áreas: 95 vagas na área de Biológicas, 249 em Exatas e 105 em Humanas, com oportunidades para 23 cidades: Araçatuba (2 vagas), Araraquara (30), Assis (21), Bauru (37), Botucatu (31), Dracena (8), Franca (14), Guaratinguetá (32), Ilha Solteira (36), Itapeva (14), Jaboticabal (15), Marília (9), Ourinhos (8), Presidente Prudente (53), Registro (12), Rio Claro (21), Rosana (14), São João da Boa Vista (11), São José do Rio Preto (46), São José dos Campos (1), São Vicente (12), Sorocaba (8) e Tupã (14).
O processo seletivo considera 67 olimpíadas de conhecimento, com opções para eventos regionais, nacionais, iberoamericanos e internacionais. A lista completa pode ser vista no Manual do Candidato, publicado nas páginas da Unesp e da Vunesp.
A Unesp já realizou as provas comuns da segunda fase do Vestibular Unesp 2025, com 6.596 vagas em 24 cidades. O resultado final do exame será divulgado em 31 de janeiro de 2025, nos sites da Unesp e da Vunesp.
O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Tal somatória inclui as 934 vagas do Provão Paulista destinadas exclusivamente para alunos do ensino público. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.
Além das vagas olímpicas, do Provão Paulista e do Vestibular Unesp, está previsto ainda o preenchimento de eventuais vagas remanescentes da Unesp para candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 ou 2024, todos os inscritos nos dois anos, mais de 8,9 milhões de candidatos, sem necessidade de estar inscrito no Vestibular Unesp. O período para estes interessados declararem interesse e participarem das chamadas seguintes para matrícula vai de 28 de fevereiro a 5 de março de 2025, com cadastramento gratuito pelo site da Vunesp (www.vunesp.com.br).
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Curso de medicina da USF 2025 tem opção de ingresso com uso da nota do Enem
O Vestibular 2025 ofertará vagas para o 1.º e 2.º semestres letivos, sendo oferecidas 73 vagas e 72 vagas, respectivamente por semestre.
A Universidade São Francisco (USF) recebe inscrições para o vestibular do Curso de Medicina para ingresso no 1º e 2º semestre de 2025. As inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de janeiro de 2025. A taxa de inscrição é de R$ 150 e as inscrições podem ser feitas em usf.edu.br/vestibular.
O Vestibular 2025 ofertará vagas para o 1.º e 2.º semestres letivos, sendo oferecidas 73 vagas e 72 vagas, respectivamente por semestre. Para concorrer a uma das vagas, o candidato pode utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de 2015 até 2024, sendo considerada, para fins de seleção e classificação.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Serão classificados, exclusivamente, os candidatos que preencherem a pontuação final igual ou acima de 2500 pontos e que não tenham zerado na redação. O resultado será publicado no dia 22 de janeiro de 2025.
Medicina USF
Com ênfase em práticas profissionais desde o primeiro ano, a Medicina da USF alia teoria e prática, valorizando a flexibilidade do processo de formação individual e orientando para o protagonismo estudantil, além de utilizar tecnologias como facilitadoras da rotina de estudos. O curso está entre os melhores do país, de acordo com o MEC, e conta com mais de 50 anos de história.
Com matriz curricular atualizada e moderna infraestrutura que compreende espaços como o Centro de Simulação Realística, Centro de Estudos de Anatomia, ampla rede de estágio e inserção na rede básica de saúde, os estudantes e docentes atuam também em hospitais, unidades básicas de saúde, ambulatórios, unidades de estratégia de saúde da família, entre tantos outros espaços.
O Curso de Medicina está localizado no Câmpus Bragança Paulista, mesmo local onde está instalado o Hospital Universitário São Francisco (HUSF), considerado o hospital geral mais importante da região bragantina em razão de suas atividades de alta complexidade, desenvolvimento de pesquisas e intervenções de elevada especialização.
Para acompanhar as transformações da profissão e preparar os estudantes para os desafios da carreira, a USF investe em formação contínua para o corpo docente e de estudantes
A cidade de Bragança Paulista
Bragança Paulista se destaca como uma das melhores cidades do Brasil com mais de 100 mil habitantes para se viver, ocupando o 8º lugar nesse ranking nacional. Além disso, é reconhecida como a 36ª melhor cidade geral para qualidade de vida no país. Localizada a apenas 80km da capital paulista, Bragança Paulista atrai famílias em busca de qualidade de vida, saúde e bem-estar, mantendo a proximidade com São Paulo. Com um clima agradável e sendo uma das cidades mais seguras do estado de São Paulo, Bragança Paulista continua a ser uma escolha popular para quem busca tranquilidade e qualidade de vida.
Informações:
Inscrições em: usf.edu.br/vestibular.
Utilize o resultado do ENEM entre 2015 e 2024
Inscrições: até 19 de janeiro de 2025
Resultado: 22 de janeiro de 2025