Destaque
UNICAMP divulga aprovados nas modalidades Enem-Unicamp, Vestibular Unicamp e Vagas Olímpicas 2023
s listas deverão ser consultadas, separadamente, na página de cada modalidade. A matrícula remota de todos os aprovados deverá ser realizada até as 17 horas do dia 23 de fevereiro.
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando três listas de convocados para matrícula: a terceira chamada do Vestibular Unicamp 2023; a primeira chamada da modalidade Enem-Unicamp; e a primeira chamada da modalidade Vagas Olímpicas.
As listas estão disponíveis nas páginas de cada processo, no site da Comvest (www.comvest.unicamp.br).
Todos os convocados deverão realizar a matrícula não presencial, das 9 às 17 horas do dia 23 de fevereiro, exclusivamente pela internet, na página de cada processo, no site da Comvest, utilizando seu número de inscrição, data de nascimento e a mesma senha utilizada na inscrição. Estão sendo convocados 437 candidatos no Vestibular Unicamp, 675 candidatos na modalidade Enem-Unicamp e 108 candidatos para as Vagas Olímpicas.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A partir desta chamada, as datas de convocações e matrículas serão as mesmas para as três modalidades e os candidatos inscritos em mais de um processo devem olhar todas as listas. Importante: candidatos convocados para a matrícula em mais de uma modalidade (nomes em listas diferentes) deverão escolher em qual processo fazer matrícula e efetivá-la usando a senha específica da modalidade, criada no momento daquela inscrição. As próximas chamadas do Vestibular Unicamp 2023 e das modalidades Enem-Unicamp e Vagas Olímpicas serão divulgadas no dia 28 de fevereiro.
Declaração de interesse por vagas
Das 9 horas do dia 23 de fevereiro até as 17 horas do dia 24 de fevereiro, a Comvest receberá as declarações de interesse por vagas em aberto no Vestibular Unicamp 2023, somente pela internet, em formulário próprio no site da Comissão. Devem declarar interesse todos os candidatos que fizeram a 2ª fase, não foram eliminados por nota zero e que não tenham sido convocados para alguma de suas opções, até e inclusive a 3ª chamada. Disponível para todos os cursos, havendo ou não vagas em aberto. Deixar de declarar interesse acarretará a eliminação do processo de convocação para as demais chamadas. Candidatos matriculados em 2ª opção e que solicitaram remanejamento devem estar atentos às situações descritas no Manual de Ingresso.
Averiguação das cotas étnico-raciais
Os candidatos selecionados pelo sistema de cotas étnico-raciais aprovados tanto no Vestibular Unicamp como na modalidade Enem-Unicamp, que autorizaram o uso da fotografia como parte do processo de validação pela Comissão de Averiguação e foram validados pelas bancas na etapa inicial do procedimento, receberão um e-mail com a indicação de sua validação e instruções para a matrícula. Os candidatos que não autorizaram, assim como aqueles que precisam do processo complementar via Google Meet, também receberão por e-mail, as orientações para comparecer à banca antes de fazer a matrícula.
A validação da autodeclaração apresentada pelos candidatos optantes pelas cotas étnico-raciais somente ocorrerá após a avaliação de fenótipo realizada pela Comissão, ficando a matrícula condicionada à aprovação da Comissão de Averiguação, conforme a resolução GR-074/2020, que instituiu o procedimento de heteroidentificação.
Situações para a matrícula
Candidatos convocados para o curso escolhido como segunda opção deverão realizar a matrícula pela internet e, optar ou não, por aguardar uma possível vaga para o curso de primeira opção (remanejamento). Candidatos de segunda opção que não fizerem a matrícula pela internet perderão essa vaga (segunda opção), mas continuarão concorrendo ao curso de primeira opção, podendo, assim, serem convocados nas próximas chamadas, de acordo com os critérios de classificação.
. Candidatos que já se matricularam na primeira ou na segunda chamada do Vestibular Unicamp e estão sendo convocados em outra modalidade, precisam efetuar nova matrícula na outra modalidade, pois não são remanejados automaticamente. Caso não façam a matrícula, continuam matriculados no curso inicial. Caso façam, a matrícula inicial será cancelada.
· O candidato que participar de mais de um dos sistemas de seleção será excluído, automaticamente, das vagas no outro sistema quando efetivar a sua matrícula no sistema no qual foi convocado.
· Caso um candidato tenha sido convocado no mesmo curso, na mesma chamada, no Vestibular Unicamp 2023 e em outros sistemas de ingresso, a vaga a ser preenchida será a do Vestibular Unicamp 2023, permitindo que sejam convocados outros candidatos pelos demais sistemas.
· Caso um candidato tenha sido convocado em cursos diferentes, na mesma chamada, no Vestibular Unicamp e em outro(s) sistema(s) de ingresso, será considerada como opção a matrícula que ele tenha efetivado primeiro, como gesto de sua deliberada escolha.
· Caso um(a) candidato(a) inscrito(a) no mesmo curso seja convocado em qualquer sistema e não realizar sua matrícula quando for convocado, seu nome será excluído das chamadas em outros sistemas.
Início das aulas e Calourada 2023
As aulas na Unicamp terão início no dia 02 de março. Não é mais obrigatória a comprovação do ciclo vacinal contra a Covid-19, mas a Universidade recomenda que os ingressantes continuem apresentando os comprovantes de vacina, para ações de vigilância epidemiológica nos campi. A Unicamp preparou uma programação especial de boas-vindas para os estudantes, nos dias 02 e 03 de março, que pode ser consultada pelo site da Calourada 2023.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Resultado – Prouni 2025 – 1ª chamada
Esta edição do programa oferece 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas em todo o país.
O resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao processo seletivo do primeiro semestre de 2025, foi publicado pelo Ministério da Educação (MEC) às 18h (horário de Brasília) desta terça-feira, 4 de fevereiro.
Os inscritos deverão conferir o resultado pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Esta edição do programa oferece 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas em todo o país. Dessas bolsas, 203.539 são integrais e 134.905 são parciais.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Documentação – De acordo com o Edital nº 2/2025, o prazo para entrega da documentação dessa primeira chamada será de 4 a 17 de fevereiro. O candidato pode comparecer à instituição de educação superior ou encaminhar a documentação por meio virtual/eletrônico.
A instituição deverá disponibilizar, em suas páginas na internet, campo específico para o encaminhamento. Caso não seja possível, informará colaboradores para receberem a documentação fisicamente nos locais de oferta de curso em que houver candidatos pré-selecionados, nos horários de funcionamento da instituição.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições para o Fies começam nesta terça-feira
O prazo começa nesta terça-feira (4) e segue até a próxima sexta-feira (7).
Candidatos interessados em participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2025 já podem efetuar sua inscrição. O prazo começa nesta terça-feira (4) e segue até a próxima sexta-feira (7).
Gratuitas e em formato exclusivo pela internet, as inscrições devem ser realizadas por meio do Fies Seleção, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC). De acordo com o cronograma do Ministério da Educação, os resultados devem ser divulgados no próximo dia 18.
Ao todo, 67 mil vagas serão disponibilizadas, sendo 50% reservadas para o Fies Social, modalidade que atende estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
“No dia 18 de fevereiro, será divulgado o resultado da pré-seleção na chamada única, quando será necessária a complementação da inscrição, que poderá ser preenchida dos dias 19 a 21 de fevereiro. Somente depois de cumprir esses procedimentos é que a contratação do financiamento será formalizada”, informou o MEC.
Candidatos que não forem pré-selecionados, segundo a pasta, entram automaticamente na lista de espera, conforme a ordem de classificação. “Haverá novas pré-seleções da lista de espera no período de 25 de fevereiro a 9 de abril”.
Entenda
Instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, o Fies tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), ofertados por instituições de educação superior privadas que participam do programa.
A modalidade Fies Social, instituído pela Resolução nº 58/2024, se destina ao atendimento de estudantes de baixa renda. A versão, de acordo com o MEC, visa a oferecer melhores condições para a obtenção do Fies, como a reserva de 50% das vagas e a concessão de até 100% de financiamento dos encargos educacionais.
Fonte: Agência Brasil
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Resultado – Vestibular Tradicional UnB 2025 – 1ª chamada
A Universidade de Brasília (UnB) divulga hoje, 3, a relação dos candidatos aprovados em primeira chamada no vestibular tradicional 2025.
A Universidade de Brasília (UnB) divulga hoje, 3, a relação dos candidatos aprovados em primeira chamada no vestibular tradicional 2025.
Vestibular UnB 2025
A consulta aos nomes dos 2.112 aprovados pode ser feita por meio da página do Cebraspe, a partir das 17 horas.
As provas foram aplicadas nos dias 23 e 24 de novembro de 2024.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
No dia 7 de fevereiro será publicada a relação de aprovados no PAS 3.