Notícias dos Vestibulares e Enem
Reunião aberta discutiu novas formas de ingresso na UFSM
O foco principal do debate foi a implementação do Vestibular e do Processo Seletivo Seriado junto ao Sisu

Na manhã desta quarta-feira (30), no Centro de Eventos do Parque Tecnológico (InovaTec), no Campus Sede da UFSM, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) realizou uma reunião aberta para apresentar proposta de resolução que trata sobre novas formas de ingresso para a graduação da Universidade. A reunião contou com falas do reitor, Luciano Schuch, do pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, e da vice-reitora, Martha Adaime, além do público participante, que pôde fazer suas considerações. O encontro contou com transmissão ao vivo pelo YouTube.
A discussão
O reitor, Luciano Schuch, iniciou a reunião destacando que discussões e atualizações nas formas de ingresso são ações comuns na Universidade, já que é preciso que esses processos estejam conectados com o contexto e realidade dos estudantes. Ele explicou a necessidade da atualização das formas de ingresso, tendo em vista a comparação com práticas de outras Universidades que já estão utilizando o vestibular junto ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Um dos motivos para a alteração seria a identificação dos alunos com o curso e a Universidade. Segundo o reitor, “atualmente o aluno não se identifica com o curso e escolhe conforme sua nota”. Além disso, as vagas dos demais campi da Universidade acabam não sendo preenchidas pelo Sisu, e com as vagas divididas com as outras formas de ingresso, esta questão seria resolvida.
Após a fala inicial, o pró-reitor de Graduação apresentou os dados que embasaram a atualização da proposta. Ao longo de 2022, a Progad juntamente com a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), promoveu o Seminário de Regulação e Planejamento Acadêmico com o objetivo de debater aspectos da graduação na UFSM. A partir daí, Tybusch trouxe um relato do compromisso da Universidade com as ações afirmativas desde 2007, que conta com vestibulares próprios e outras formas de ingressos para determinados grupos. Jerônimo trouxe também levantamentos feitos com a comunidade acadêmica. As 2,5 mil respostas obtidas apontaram as inclusões do Processo Seletivo e do Vestibular como necessárias para resolver problemas de evasão nos cursos da Instituição. Métodos de ingresso como da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram alguns exemplos apontados.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Além da questão sobre a identificação do curso no momento do ingresso na Universidade, um dos pontos debatidos é a evasão durante o curso. Para isso, a UFSM conta com o projeto Integra, uma iniciativa da Prograd, Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) e Centro de Processamento de Dados (CPD). Ele tem como finalidade reduzir a evasão e estimular a permanência dos estudantes nos cursos de graduação da UFSM e pode ser acessado pelos coordenadores de curso.
Diferentes pontos de vista
Após as falas iniciais, a reunião foi aberta para que os participantes pudessem contribuir com as discussões. Entre os presentes, um ponto em comum foi a necessidade de pensar, para além das atualizações na forma de ingresso, em ações que combatam a evasão e garantam a permanência estudantil. Outro ponto levantado foram os aspectos sociais e econômicos de cada período no país, que devem ser levados em conta no momento de tomar decisões sobre o ingresso e a permanência estudantil.
Ascísio dos Reis Pereira, representante da Sedufsm, questionou se o problema a ser enfrentado é o ingresso ou a permanência. “Precisamos discutir para além da forma de ingresso. […] Tudo que temos em uma instituição de ensino só faz sentido se tivermos a garantia da presença dos estudantes. Não existe Universidade sem estudantes. Todo o trabalho qualificado que é feito não fará sentido sem o corpo discente. E para que o corpo discente permaneça, é preciso de políticas públicas que garantam acesso e permanência”, destacou.
Jerônimo concorda ao afirmar que um grande problema é a permanência e a falta de recursos voltados a ela. “A questão é sistêmica e complexa. Estamos diante de uma questão conjuntural, de ingresso e de permanência. Esses três itens devem ser considerados em toda essa discussão”, reflete o pró-reitor. Na mesma perspectiva, o reitor destacou que a permanência estudantil é preocupação constante na Universidade, no entanto, lembrou que o recurso do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) permanece o mesmo há 9 anos. “Mesmo com toda a crise econômica e a crescente demanda dos estudantes hoje, o valor recebido segue o mesmo. Ou seja, o nosso recurso não atende a demanda. Então temos dificuldade de conseguir dar a assistência estudantil plena para garantir a qualidade e permanência para o estudante mais vulnerável e de baixa renda”, explicou. O reitor ainda salientou a importância da continuidade da política de cotas que faz com que estudantes de baixa renda possam ingressar no ensino superior. ”Isso deve ser preservado e ampliado em nossa instituição”, finalizou.
Previsão de prazos
A partir de agora, a proposta será encaminhada para o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), o que deve ocorrer até janeiro. Caso a proposta seja aprovada pelo Cepe, para o segundo semestre de 2023 já será possível realizar as provas do Vestibular e do Processo Seletivo Seriado, gradualmente. A implementação completa, com 30% das vagas para o Sisu, 30% para o Vestibular e 40% para a terceira etapa do Processo Seletivo Seriado (acumula nota de três anos de prova dos estudantes do ensino médio), só acontecerá no primeiro semestre de 2026.
Texto: Letícia Klusener, acadêmica de Jornalismo, voluntária da Agência de Notícias
Fotos: Tatiane Paumann, acadêmica de Jornalismo, voluntária da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista – UFSM
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular Unesp do meio do ano oferece 160 vagas para as engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica
Universidade oferece 144 vagas pelo Vestibular Meio de Ano e 16 para ingresso pelo Enem 2023 e 2024

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) já publicou os editais do Vestibular Meio de Ano 2025 e do Processo Seletivo Unesp-Enem 2025, com 160 vagas nos cursos das engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira.
A oferta é de 144 vagas para o Vestibular Meio de Ano e de 16 vagas para a seleção de ingresso pelas notas do Enem 2023 e 2024.
Os documentos estão disponíveis nas páginas da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelas seleções.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Os candidatos das duas seleções poderão se cadastrar pelo site da Vunesp. O prazo de inscrições do Vestibular, com taxa de R$ 210, vai até até 6 de maio. Os interessados no ingresso pelas notas do Enem poderão se inscrever gratuitamente até 30 de maio.
As provas do Vestibular serão realizadas nas cidades de São Paulo, Ilha Solteira, Bauru, São José do Rio Preto e São José dos Campos. O exame da primeira fase, com 90 questões de múltipla escolha, acontecerá em 25 de maio, um domingo. Os candidatos habilitados e convocados para a segunda fase farão novas provas nos dias 21 e 22 de junho, respondendo a 36 questões discursivas e elaborando uma redação. O resultado dos dois exames será divulgado em 11 de julho.
O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% destas vagas são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Tal sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
UNICAMP divulga lista de obras de leitura para os próximos vestibulares
Entre as novas obras indicadas, estão autoras e autores como Gabriel Garcia Marquez, Raquel de Queiróz e Olinda Beja, dentre outros.

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) anunciou as novas listas de leituras indicadas para os estudantes para os próximos três anos do Vestibular Unicamp, a partir da edição de 2027. A cada ano, são indicadas nove obras para leitura, sendo sempre três novas obras em relação ao ano anterior. O objetivo da divulgação com antecedência é permitir o planejamento às escolas e que os vestibulandos tenham um tempo maior para se preparar para as provas. As listas estão disponíveis na página da Comvest na internet (https://www.comvest.unicamp.br/lista-de-obras/) e apresentadas abaixo. A lista para o Vestibular 2026, a ser realizado este ano, já havia sido divulgada e também está disponível na página da Comvest.
Novas obras
Passam a fazer parte das próximas listas, nove novas obras de leitura obrigatória: para a edição de 2027, passam a integrar a lista, as seguintes obras: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; Canções escolhidas, de Paulo César Pinheiro e Os funerais da Mamãe Grande, de Gabriel Garcia Márquez. Para o Vestibular Unicamp 2028, as novas obras são: O direito à literatura (capítulo de Vários Escritos), de Antonio Candido; Os quinze, de Raquel de Queiróz e Quarenta dias, de Maria Valéria Rezende. No Vestibular Unicamp 2029, as novas obras selecionadas são: Broquéis, de Cruz e Souza; Lésbia, de Maria Benedita Bormann; Chá do príncipe, de Olinda Beja.
Sobre a presença de obras estrangeiras na lista, a banca de literatura destacou que a escolha dialoga com a perspectiva sinalizada pela Base Nacional Comum Curricular e explicou que, nesse sentido, tanto a literatura africana como a latino-americana, estão representadas por duas coleções de contos: Os funerais da Mamãe Grande, do escritor colombiano Gabriel García Márquez, e Chá do príncipe, da escritora santomense Olinda Beja.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Já em relação à adoção, no gênero poesia, das canções de Paulo César Pinheiro, de acordo com a banca, a ideia é expandir a experiência dos estudantes de ensino médio com a literatura, considerando, por exemplo, o lirismo intenso e uma profunda inquietação política e social presentes na obra e que mesclam um refinado trabalho com a linguagem a recursos da poesia popular e da oralidade.
Dentre as obras clássicas da literatura brasileira que passam a fazer parte das litas estão Memórias Póstumas de Brás Cubas, de 1881, considerada pela banca como um divisor de águas na obra de Machado de Assis e na própria literatura brasileira do século XIX; e O Quinze, romance de estreia de Rachel de Queiroz, publicado em 1930, considerada uma obra marcante naquilo que veio a ser a vertente regionalista do modernismo brasileiro.
Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2027
*as obras em negrito são aquelas inseridas como novas
Autores | Obras |
Ailton Krenak | A vida não é útil |
José Paulo Paes | Prosas seguidas de odes mínimas |
Caio Fernando Abreu | Morangos mofados (Contos escolhidos)* |
Lima Barreto | Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá |
Chimamanda Ngozi Adichie | No seu pescoço |
Conceição Evaristo | Olhos d’água |
Machado de Assis | Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Paulo César Pinheiro | Canções escolhidas** |
Gabriel García Márquez | Os funerais da Mamãe Grande |
Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2028
Autores | Obras |
José Paulo Paes | Prosas seguidas de odes mínimas |
Lima Barreto | Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá |
Chimamanda Ngozi Adichie | No seu pescoço |
Machado de Assis | Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Paulo César Pinheiro | Canções escolhidas** |
Gabriel García Márquez | Os funerais da Mamãe Grande |
Antonio Candido | O direito à literatura |
Raquel de Queiróz | O quinze |
Maria Valéria Rezende | Quarenta dias |
Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2029
Autores | Obras |
Machado de Assis | Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Paulo César Pinheiro | Canções escolhidas** |
Gabriel García Márquez | Os funerais da Mamãe Grande |
Antonio Candido | O direito à literatura |
Raquel de Queiróz | O quinze |
Maria Valéria Rezende | Quarenta dias |
Cruz e Souza | Broquéis |
Maria Benedita Bormann (Délia) | Lésbia |
Olinda Beja | Chá do príncipe |
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Unifeso abre inscrições para Vestibular de Medicina com dupla chance de ingresso
O diferencial é que, com uma única inscrição, os candidatos podem concorrer a ambas as formas de seleção, ampliando suas chances de ingresso no curso.
O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) abriu inscrições para o Vestibular de Medicina 2025.2, oferecendo aos candidatos a oportunidade de ingresso por duas modalidades distintas: prova de vestibular presencial e o aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O diferencial é que, com uma única inscrição, os candidatos podem concorrer a ambas as formas de seleção, ampliando suas chances de ingresso no curso.
O candidato pode optar pelo ingresso por meio do Vestibular (prova), que oferece 20 vagas, ou pelo aproveitamento da nota do Enem (edições entre 2020 e 2024), também com 20 vagas. Caso o candidato opte pela nota do Enem e não seja aprovado nesta modalidade, ele ainda poderá realizar a prova do vestibular e concorrer a uma das vagas disponíveis.
As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de maio pelo site https://medicinaunifeso.com.br . A taxa de inscrição é de R$ 400, podendo ser paga via boleto ou cartão de crédito. Lembrando que o registro de interesse no aproveitamento do Enem deve ser feito até o dia 6 de maio.
Prova Presencial
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A prova será presencial, aplicada no dia 1º de junho, no horário das 9h às 13h30, e os candidatos poderão optar pelas cidades de Teresópolis, Niterói, Nova Friburgo, Maricá, Rio de Janeiro ou Saquarema.
O vestibular contará com uma prova objetiva composta por 60 questões de múltipla escolha, totalizando 60 pontos, além de uma prova de redação, valendo 40 pontos.
Candidatos que necessitem de atendimento especial para a prova devem entrar em contato pelo e-mail [medicinaunifeso@econrio.com.br] dentro do prazo estabelecido no edital.
Para mais informações e acesso ao edital completo, os interessados devem acessar o site medicinaunifeso.com.br.