Destaque
Especialistas listam principais dicas para redação do Enem 2022
Equipe de redação também disponibiliza e-book para estudantes que querem conquistar ótima pontuação e bom desempenho no Enem 2022
A redação cobrada na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é fundamental para a composição da nota do exame, já que representa uma parte significativa da pontuação final. Por isso, pode ser um componente eliminatório ou uma peça-chave para destacar os candidatos.
Muito valorizada não só pelo Enem, mas também pelas instituições de ensino, a produção de texto permite avaliar o domínio do estudante com relação ao tema, às técnicas de escrita, à capacidade de organização de ideias e à estruturação coerente do conteúdo, além das habilidades de argumentação, domínio do vocabulário e analogias às vivências de cada um.
Segundo Fabiula Neubern, coordenadora de Redação do Poliedro Curso de São José dos Campos, cada candidato deve desenvolver sua própria estratégia para a prova, o que contribui para a organização, principalmente, em relação à administração do tempo, e auxilia no desempenho final. Para o dia do exame, ela recomenda que o aluno mantenha aquilo que vinha fazendo ao longo dos meses de estudo e preparação, se possível, sem deixar todo o processo de elaboração da redação para o final da prova.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
“O candidato pode se perder com o tempo e não conseguir concluir o texto se deixar a redação para o final da prova”, aponta Fabiula. “Uma boa estratégia pode ser ler o tema, anotar as primeiras ideias e amadurecer o assunto na cabeça enquanto faz algumas questões objetivas, já que vários insights e referências podem aparecer nessa hora. Para definir a melhor estratégia, o ideal é manter o que foi testado nos simulados no decorrer do ano e não mudar no dia da prova, pois se o aluno tem um passo a passo que executa sempre, certamente confia nele. Isso vai diminuir a ansiedade e promover segurança”, orienta.
A coordenadora acrescenta que, às vésperas da prova, é comum surgirem perguntas como: “por onde começar? Será que vou me lembrar do repertório? Posso usar os textos motivadores?”. O ideal é que esses itens não sejam dúvida na hora da prova. “Essas são dúvidas comuns e que precisam ser elucidadas antes da prova. Estratégia é isso: organizar, de antemão, um passo a passo que independe do tema”.
Eliminar a maior parte das inseguranças é algo possível de se fazer antes da prova. Por essa razão, o candidato deve procurar a escola, sua professora e matérias jornalísticas que costumam esclarecer dúvidas comuns.
“Há algumas certezas: será solicitado um texto dissertativo-argumentativo no qual um problema terá que ser discutido. O uso da coletânea, desde que não seja cópia, é permitido. Isso significa que os candidatos podem, por exemplo, extrair exemplos ou dados estatísticos que auxiliem na elaboração dos argumentos. Com relação ao repertório, vale sempre ter um caderninho com uma pequena coleção deles”.
No Enem, assim como acontece em outros vestibulares, é importante estar atento à estrutura exigida na redação. “O texto deve ter introdução, com tese, desenvolvimento argumentativo e conclusão com proposta de intervenção. Então, o primeiro passo, após análise da proposta, é entender se a frase temática é um problema ou uma questão que deve ser problematizada”, explica Fabiula. “Isso é importante porque a argumentação girará em torno das causas e das consequências do problema que será solucionado via proposta de intervenção”, conclui.
Dicas redação do Enem 2022
A coordenadora dá o passo a passo para conquistar uma boa nota na redação do Enem:
- Leia a frase temática sublinhando as palavras-chave, ou seja, delimite o tema e o seu recorte. Nessa leitura já é possível identificar se o tema trouxe o problema a ser discutido ou não;
- Na leitura da coletânea, destaque as causas e consequências do problema tematizado, pois isso ajudará na composição da tese;
- Anote as ideias de repertório que surgirem na mente durante a leitura;
- Faça o projeto de texto, considerando a tese, as ideias centrais dos argumentos e os elementos da proposta de intervenção (agente, ação, modo/meio, efeito e detalhamento). Decida quantos, quais e em que momento do texto aparecerão os repertórios;
- Escreva o rascunho atentando-se ao desenvolvimento completo dos argumentos e à produtividade do repertório;
- Faça ajustes e revisão gramatical;
- Passe a limpo na folha oficial e, depois, faça uma última revisão gramatical.
Confira seis temas indicados pela equipe de redação do Poliedro Curso para prováveis temas de redação do Enem, neste ano:
- Os cigarros eletrônicos e a indústria do tabaco: riscos à saúde dos brasileiros
- O déficit de bibliotecas nas escolas brasileiras
- A importância do recenseamento demográfico para a promoção de políticas públicas no Brasil
- A violência doméstica e o direito à infância no Brasil
- Riscos do uso da internet por crianças e adolescentes
- Dificuldades no acesso à justiça no Brasil
O Poliedro Curso criou, em 2021, um e-book com 5 redações comentadas para inspirar e ajudar os candidatos. Clique aqui para fazer o download.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
UFPR abre inscrições do Processo Seletivo Simplificado Enem
As 704 vagas estão distribuídas em cursos da UFPR em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.
O Processo Seletivo Simplificado Enem (PSS Enem) é um mecanismo alternativo de acesso aos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As vagas ofertadas por meio desse processo são remanescentes do Vestibular e visam facilitar o acesso de estudantes e reduzir o número de vagas ociosas na universidade.
PSS ENEM
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 20 de janeiro de 2025, no site do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br).
A seleção é feita pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e podem se inscrever estudantes que tenham realizado o Enem entre 2020 e 2024 e que concluam o Ensino Médio até o fim do prazo para envio dos documentos para registro acadêmico (10 de fevereiro).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
As 704 vagas estão distribuídas em cursos da UFPR em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Último dia de inscrições para o Vestibular Tradicional de Medicina ENIAC
O curso de Medicina do Centro Universitário de Excelência Eniac é um dos mais inovadores e bem avaliados do país, com conceito máximo de qualidade pelo INEP/MEC
Estão abertas as inscrições para o Vestibular do curso de medicina do Centro Universitário de Excelência ENIAC, de Guarulhos/SP.
Vestibular de Medicina ENIAC
São oferecidas as seguintes modalidades de ingresso:
Vestibular Tradicional
25 vagas
Inscrições até 21/11
Prova em 24/11 (domingo)
Enem
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
20 vagas
Inscrições até 22/11
Notas válidas: Enem 2016, 17, 18, 19, 20, 21, 22 e 23
Segunda Graduação
15 vagas
Inscrições até 20/11 (encerradas)
Prova em 24/11 (domingo)
As inscrições deve ser feitas pelo site: https://www.eniac.edu.br/medicina
Sobre o Curso
O curso de Medicina do Centro Universitário de Excelência Eniac é um dos mais inovadores e bem avaliados do país, com conceito máximo de qualidade pelo INEP/MEC e aprovação pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).
Combinando tecnologia de ponta e uma abordagem voltada para a comunidade, o curso oferece uma formação prática diferenciada através de parcerias estratégicas com campos de prática na região de Guarulhos e Alto Tietê. Os alunos contam com infraestrutura de última geração, incluindo simuladores de alta fidelidade e mais de 20 laboratórios de ponta, que proporcionam um aprendizado prático e eficaz, preparando-os para enfrentar os desafios da medicina moderna com segurança e competência.
O programa educacional é sustentado por uma equipe docente altamente qualificada, comprometida com a excelência e focada em formar médicos tecnicamente habilidosos e socialmente responsáveis. Com uma sólida base teórica e prática, o curso enfatiza a importância da integração com a comunidade, capacitando os futuros médicos a atenderem às necessidades da população com um olhar humanizado e tecnológico
No Eniac, o aprendizado vai além das salas de aula, preparando o aluno para ser um protagonista na área da saúde e um agente de transformação social.
Destaques:
ESTÁGIOS – O internato acontece durante o último ano do curso de Medicina. O Centro Universitário de Excelência ENIAC possui parcerias com diversas cidades e instituições para garantir que os alunos tenham acesso aos estágios.
ESTRUTURA – Tecnologia avançada preparando profissionais para desafios médicos complexos. O ENIAC tem mais de 20 laboratórios de ponta e robôs de simulação ultra realista.
prática intensiva – Preparamos alunos para situações reais, desenvolvendo habilidades clínicas fundamentais com práticas nos equipamentos médicos de saúde da escola SUS da região.
Experiência Real – São ferramentas valiosas para preparar os futuros médicos, proporcionando experiência prática pautada em tecnologia e inovação
Mais informações e inscrições: https://www.eniac.edu.br/medicina
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Quando sai a lista de aprovados para a 2ª fase do Vestibular da Fuvest?
A primeira fase do vestibular Fuvest 2025, foi realizada no último domingo (17). Veja quando sai a convocação para a próxima fase.
A primeira fase do vestibular Fuvest 2025, foi realizada no último domingo (17) e registrou a menor taxa de abstenção de sua história: 7,48%. Dos 107.333 inscritos, 8.031 não compareceram à prova. No ano passado, a taxa foi de 8,68%. Quando sai a lista de aprovados para a 2ª fase?
Confira abaixo a programação divulgada pela Fuvest:
- 2 de Dezembro de 2024 – Divulgação dos locais de prova da 2ª Fase e da lista de convocados para a 2ª Fase
- 9 a 12 de Dezembro de 2024 – Provas de Competências Específicas – Música (São Paulo e Ribeirão Preto)
- 15 de Dezembro de 2024 – às 13h – Provas da 2ª Fase – Português e Redação
- 16 de Dezembro de 2024 – às 13h – Provas da 2ª Fase – Disciplinas específicas de acordo com a carreira escolhida