Notícias dos Vestibulares e Enem
Vestibular FGV recebe pedidos de isenção da taxa de inscrição até 17 de outubro
Já estão abertas as inscrições para o Vestibular 2023 FGV. No total, são 1.283 vagas paras as escolas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília
![Vestibular FGV 2022 realiza prova online em todo o Brasil](https://www.sejabixo.com.br/wp-content/uploads/2021/06/vestibular-fgv-2022.jpeg)
Já estão abertas as inscrições para o Vestibular 2023 da Fundação Getulio Vargas. No total, são 1.283 vagas paras as escolas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Vestibular FGV 2023
As inscrições para ingresso via vestibular devem ser feitas pela internet até o dia 21 de outubro. Os vestibulandos também podem concorrer às vagas via ENEM, com inscrições abertas até o dia 6 de janeiro de 2023. As provas do Vestibular 2023 serão realizadas de forma online nos dias 14 e 15 de novembro.
Uma das novidades deste ano é o Programa de Dupla Graduação, em que os alunos ingressantes nas escolas de São Paulo, FGV Direito SP e FGV EAESP podem obter o grau de Direito e Administração; e Direito e Administração Pública.
Isenção
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Os candidatos que tenham cursado ou estejam concluindo o Ensino Médio em escola pública (municipal, estadual ou federal) no Brasil ou que tenham recebido bolsa de 100% em instituições da rede privada durante todo o Ensino Médio podem solicitar isenção de taxa de inscrição. O prazo para requerer a isenção no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília é até 17 de outubro.
Vagas
No Rio de Janeiro, são oferecidas 463 vagas, distribuídas da seguinte forma: Matemática Aplicada (39 pelo vestibular, 8 pelo ENEM e 4 via processos seletivos internacionais); Ciência de Dados e Inteligência Artificial (50 pelo vestibular, 8 pelo ENEM e 4 via processos seletivos internacionais); Administração (63 pelo vestibular, 20 pelo ENEM e 17 por processos seletivos internacionais); Economia (85 pelo vestibular, 8 pelo ENEM e 7 via processos seletivos internacionais); Ciências Sociais (36 pelo vestibular, 10 pelo ENEM e 4 por processos seletivos internacionais); Direito (70 via vestibular, 20 pelo ENEM e 10 por processos seletivos internacionais). Comunicação Digital (55 são por ingresso via vestibular; 20 pelo ENEM; e cinco por meio de exames internacionais).
Em Brasília, há 65 vagas para o curso de Administração Pública (47 pelo vestibular, 7 pelo ENEM, 5 pela Olimpíada do Conhecimento e 6 por meio de processos seletivos internacionais). A escola oferece ainda mais 65 vagas para o curso de Administração (47 pelo vestibular, 7 pelo ENEM, 5 pela Olimpíada do Conhecimento e 6 por meio de processos seletivos internacionais).
Já em São Paulo, foram abertas 690 vagas, distribuídas nos seguintes cursos: Administração de Empresas (230 pelo vestibular, 12 pelo ENEM e 28 por meio de processos seletivos internacionais); Administração Pública (30 via vestibular, 10 pelo ENEM e 10 por processos seletivos internacionais); Direito (66 pelo vestibular, 8 via ENEM e 6 por exames seletivos internacionais); Economia (125 pelo vestibular, 5 pelo ENEM, 5 pela Olimpíada do Conhecimento e 15 via processos seletivos internacionais); e Relações Internacionais (80 via vestibular, 5 pelo ENEM e 15 por meio de processos seletivos internacionais). Para o Programa de Dupla Graduação são oferecidas ao todo 40 vagas, distribuídas da seguinte forma: 12 via vestibular; 3 pelo ENEM; e 5 para os processos seletivos internacionais para cada programa, tanto o de Direito e Administração quanto o de Direito e Administração Pública.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Resultado – Prouni 2025 – 1ª chamada
Esta edição do programa oferece 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas em todo o país.
![Prouni 2024 - Programa Universidade para Todos](https://www.sejabixo.com.br/wp-content/uploads/2024/07/prouni-2024.jpg)
O resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao processo seletivo do primeiro semestre de 2025, foi publicado pelo Ministério da Educação (MEC) às 18h (horário de Brasília) desta terça-feira, 4 de fevereiro.
Os inscritos deverão conferir o resultado pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Esta edição do programa oferece 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas em todo o país. Dessas bolsas, 203.539 são integrais e 134.905 são parciais.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Documentação – De acordo com o Edital nº 2/2025, o prazo para entrega da documentação dessa primeira chamada será de 4 a 17 de fevereiro. O candidato pode comparecer à instituição de educação superior ou encaminhar a documentação por meio virtual/eletrônico.
A instituição deverá disponibilizar, em suas páginas na internet, campo específico para o encaminhamento. Caso não seja possível, informará colaboradores para receberem a documentação fisicamente nos locais de oferta de curso em que houver candidatos pré-selecionados, nos horários de funcionamento da instituição.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Resultado – Vestibular Fatecs 2025 – 1ª chamada
A classificação geral do Vestibular das Fatecs considera as notas finais obtidas pelos participantes, em ordem decrescente, conforme opção de curso, período e unidade.
![Vestibular das Fatecs volta a ter aplicação de provas presenciais](https://www.sejabixo.com.br/wp-content/uploads/2022/05/vestibular-das-fatecs-2022-2-semestre.jpg)
Na terça-feira (4), as Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) divulgam a classificação geral do processo seletivo para o primeiro semestre de 2025 e fazem a primeira convocação para matrículas, pelo site vestibular.fatec.sp.gov.br.
A classificação geral do Vestibular das Fatecs considera as notas finais obtidas pelos participantes, em ordem decrescente, conforme opção de curso, período e unidade. A lista contém o nome de todos os inscritos e suas respectivas classificações. A chamada para matrículas é feita até o limite de vagas oferecidas. Perderá o direito à vaga quem não fizer a matrícula na data determinada ou deixar de apresentar os documentos exigidos.
As Fatecs disponibilizam computador com acesso à internet para quem necessitar de apoio.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Documentos
As Fatecs solicitam que os documentos sejam anexados em formato digital (PDF, JPEG, JPG ou PNG), no sistema de matrícula indicado na convocação. Confira a documentação:
• Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;
• Histórico Escolar completo do Ensino Médio ou equivalente;
• Documento de identidade com foto, dentro da validade;
• CPF ou documento de identidade contendo o número de CPF;
• Uma foto 3X4 recente, com fundo neutro;
• Documento de quitação com o serviço militar ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), para o candidato brasileiro maior de 18 anos, do sexo masculino.
Quem utilizou o Sistema de Pontuação Acrescida pelo item escolaridade pública deve apresentar histórico escolar ou declaração escolar, comprovando que cursou integralmente o Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública municipal, estadual ou federal, com detalhamento das escolas onde estudou.
As especificações sobre documentos e formatos devem ser conferidas no Manual do Candidato e na Portaria do Vestibular.
Orientações
• É responsabilidade dos candidatos acompanhar as listas de convocação e os prazos para matrícula.
• A matrícula somente será efetivada após verificação e validação das informações enviadas pelos candidatos.
• A inclusão de nome social poderá ser feita no ato do requerimento da matrícula, preenchendo a opção no sistema.
• Candidatos que tenham indicado uma segunda opção de curso serão convocados apenas após a chamada de todos os candidatos classificados para a primeira opção.
Em caso de dúvidas, o detalhamento do Vestibular das Fatecs está disponível no Manual do Candidato e na Portaria. O cronograma completo pode ser consultado no site do processo seletivo.
Outras informações pelos telefones (11) 4270-2739 (Capital e Grande São Paulo), 0800 878 2696 (demais localidades) ou pelo site vestibular.fatec.sp.gov.br.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições para o Fies começam nesta terça-feira
O prazo começa nesta terça-feira (4) e segue até a próxima sexta-feira (7).
![](https://www.sejabixo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/fies-2025.gif)
Candidatos interessados em participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2025 já podem efetuar sua inscrição. O prazo começa nesta terça-feira (4) e segue até a próxima sexta-feira (7).
Gratuitas e em formato exclusivo pela internet, as inscrições devem ser realizadas por meio do Fies Seleção, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC). De acordo com o cronograma do Ministério da Educação, os resultados devem ser divulgados no próximo dia 18.
Ao todo, 67 mil vagas serão disponibilizadas, sendo 50% reservadas para o Fies Social, modalidade que atende estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
“No dia 18 de fevereiro, será divulgado o resultado da pré-seleção na chamada única, quando será necessária a complementação da inscrição, que poderá ser preenchida dos dias 19 a 21 de fevereiro. Somente depois de cumprir esses procedimentos é que a contratação do financiamento será formalizada”, informou o MEC.
Candidatos que não forem pré-selecionados, segundo a pasta, entram automaticamente na lista de espera, conforme a ordem de classificação. “Haverá novas pré-seleções da lista de espera no período de 25 de fevereiro a 9 de abril”.
Entenda
Instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, o Fies tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), ofertados por instituições de educação superior privadas que participam do programa.
A modalidade Fies Social, instituído pela Resolução nº 58/2024, se destina ao atendimento de estudantes de baixa renda. A versão, de acordo com o MEC, visa a oferecer melhores condições para a obtenção do Fies, como a reserva de 50% das vagas e a concessão de até 100% de financiamento dos encargos educacionais.
Fonte: Agência Brasil