Destaque
Dez podcasts que ajudam na preparação para o Enem 2022
Conteúdos disponíveis nos maiores tocadores contribuem para ampliação do repertório cultural e conquista de bons resultados

Estudar para uma avaliação como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou o vestibular é uma tarefa que exige disciplina e concentração. Além dos cadernos e livros, alguns conteúdos disponíveis na internet podem contribuir para que essa preparação seja menos estressante, ao mesmo tempo que ampliam o repertório cultural necessário – tanto para a redação, quanto para o restante da prova. Um bom exemplo são os podcasts.
O Brasil é, hoje, o terceiro país que mais ouve podcasts em todo o mundo, atrás apenas da Suécia e da Irlanda. Os dados são de um levantamento da CupomValido.com.br com base em informações do Ibope e da Statista. Ao todo, o país tem mais de 30 milhões de ouvintes. O levantamento aponta ainda que, nos últimos 12 meses, mais de 40% dos brasileiros ouviram podcast ao menos uma vez. O professor de História e coordenador do Núcleo de Evolução de Conteúdo do Sistema Positivo de Ensino, Norton Frehse Nicolazzi Jr., explica que esses conteúdos são importantes porque os assuntos são variados, como devem ser os conhecimentos de quem quer garantir bons resultados no Enem. “Muitos conteúdos produzidos como entretenimento são excelentes para aumentar nossa compreensão do mundo e trazer repertório”, ressalta. O especialista selecionou dez podcasts com potencial para quem quer aproveitar o tempo livre para continuar estudando.
Cai na prova?!
O nome já deixa claro que esse é um podcast sobre assuntos que podem ser assunto de prova. O pulo do gato é que essa prova não precisa ser, necessariamente, uma avaliação escolar ou um teste como o Enem. Apresentado pela professora de Geografia e assessora do Sistema Positivo de Ensino Rafaela Dalbem, “Cai na prova?!” é “um podcast debochado sobre educação, Geografia e cultura (muito) popular”. Os episódios têm duração que varia de acordo com o tema do dia.
Bodecast
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
História, sim, mas também cultura pop, literatura, cinema, música, esportes e o que mais for interessante e render bons debates. Essa é a proposta do Bodecast, apresentado pelo professor de História André “Bode” Marcos Silva, do Colégio Positivo.
Buenas Ideias
Do “Descobrimento de Pero Vaz de Caminha” ao “Natal dos Piratas em Santos”, passando pela “Gripe Espanhola”, o podcast Buenas Ideias, apresentado pelo jornalista Eduardo Bueno, trata sobre vários períodos, episódios e curiosidades da história brasileira. O programa é derivado do canal Buenas Ideias, mantido por Bueno no YouTube e que conta com mais de 1,2 milhão de assinantes.
Café História
Com apenas dez episódios, o Café História contribui de forma significativa para a compreensão de alguns aspectos importantes da história mundial. Além dos apresentadores, o podcast sempre recebe especialistas no tema do dia, o que torna a conversa ainda mais enriquecedora.
Humanas no Enem
Produzido e apresentado pelos historiadores Evandro Machado, Vicente Schneider e Rodrigo Fuser, o programa une as questões que caem no Exame Nacional do Ensino Médio a assuntos da atualidade, tudo polvilhado com muito bom humor.
Quem lê tanta notícia
Essa é uma produção própria do Spotify que tem na apresentação Tati Bernardi, Thiago Amparo e Vera Iaconelli. O nome é inspirado em uma música de Caetano Veloso que, há mais de 50 anos, já questionava “quem lê tanta notícia?”. Então, se a ideia é focar no que realmente importa, esse podcast debate acontecimentos do Brasil e do mundo.
Atualizando
Produzido pelo Curso Positivo, o Atualizando é publicado a cada 15 dias e se debruça sobre assuntos diversificados como a crise de fertilizantes, consequência da guerra da Rússia contra a Ucrânia, e a política do cancelamento.
Verborragia – Filosofia, cultura e arte em fast-forward
Embora não seja atualizado há algum tempo, o Verborragia é um espaço que fala sobre um pouco de tudo, contribuindo para o desenvolvimento de um pensamento crítico. “Vamos tentar pensar juntos – às vezes num jorro de palavras quase aleatórias, saídas diretamente do coração, às vezes através da poesia e da literatura – nos paradigmas da humanidade”, diz a descrição. Os episódios têm sempre pouco mais de dez minutos de duração, perfeitos para quem gosta de ter algo para ouvir a caminho da escola ou do cursinho, por exemplo.
Confins do Universo
Não é de hoje que as histórias em quadrinhos (HQs) influenciam e são influenciadas pela cultura e pelos acontecimentos históricos mundiais. “Confins do Universo” é um podcast do site Universo HQ e fala sobre temas relacionados ao mundo dos quadrinhos, mas também sobre televisão, cinema e cultura pop.
Pode Arte
Para quem quer se aprofundar nos conhecimentos sobre Arte, o Pode Arte é uma boa pedida. Apresentado por Tanise Carrali, o programa “fala sobre arte em suas diversas linguagens”. cada episódio fala sobre a história e o trabalho de um artista diferente.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular Unesp Meio de Ano 2025 rebece pedidos de isenção e redução de 50% do valor da taxa
Os interessados poderão cadastrar os pedidos dos benefícios pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), até 13 de abril (domingo).

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) receberá, a partir de 7 de abril (segunda-feira), os pedidos de isenção e redução de 50% da taxa do Vestibular Meio de Ano 2025, cujo valor integral é de R$ 210. Os interessados poderão cadastrar os pedidos dos benefícios pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), até 13 de abril (domingo).
As inscrições para o exame serão realizadas de 14 de abril a 6 de maio, pela página da Vunesp. A oferta é de 144 vagas nas engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira. As provas serão aplicadas nos dias 25 de maio (primeira fase) e 21 e 22 de junho (segunda fase), nas cidades de São Paulo, Ilha Solteira, Bauru, São José do Rio Preto e São José dos Campos.
Os pedidos de isenção do Vestibular Meio de Ano 2025 poderão ser feitos de duas formas, uma delas para vestibulandos cadastrados no CadÚNICO, ou seja, os que têm renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou que possuam renda familiar mensal de até três salários mínimos. Estes estudantes preencherão o Número de Identificação Social (NIS) no requerimento de isenção.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Também têm direito a pedir isenção os candidatos que concluíram ou concluirão até 7 de julho deste ano o ensino médio com todo o currículo cumprido em escola pública, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou com bolsa de estudo integral, se o curso for de instituição particular. Estes vestibulandos precisam ainda ter renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa, além de residir no Estado de São Paulo ou estar vinculado a uma instituição de ensino localizada em território paulista.
O resultado da solicitação de isenção será divulgado em 28 de abril, nos sites da Unesp e da Vunesp, nos endereços vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br. Os pedidos deferidos já significarão a efetivação da inscrição do solicitante.
O pedido de redução de 50% do valor da taxa destina-se a candidatos matriculados no ensino médio ou em curso pré-vestibular e que recebam remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estejam desempregados. O prazo é semelhante ao do pedido de isenção, até 13 de abril. O resultado dos pedidos de redução também será divulgado em 28 de abril.
O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.
A Unesp oferece ainda 16 vagas no Processo Seletivo Unesp-Enem Meio de Ano 2025, com opção para as engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica em Ilha Solteira. As inscrições serão feitas gratuitamente pelo site da Vunesp, de 14 de abril a 30 de maio. Podem se cadastrar os participantes do Enem em 2023 e 2024.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular Unesp do meio do ano oferece 160 vagas para as engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica
Universidade oferece 144 vagas pelo Vestibular Meio de Ano e 16 para ingresso pelo Enem 2023 e 2024

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) já publicou os editais do Vestibular Meio de Ano 2025 e do Processo Seletivo Unesp-Enem 2025, com 160 vagas nos cursos das engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira.
A oferta é de 144 vagas para o Vestibular Meio de Ano e de 16 vagas para a seleção de ingresso pelas notas do Enem 2023 e 2024.
Os documentos estão disponíveis nas páginas da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelas seleções.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Os candidatos das duas seleções poderão se cadastrar pelo site da Vunesp. O prazo de inscrições do Vestibular, com taxa de R$ 210, vai até até 6 de maio. Os interessados no ingresso pelas notas do Enem poderão se inscrever gratuitamente até 30 de maio.
As provas do Vestibular serão realizadas nas cidades de São Paulo, Ilha Solteira, Bauru, São José do Rio Preto e São José dos Campos. O exame da primeira fase, com 90 questões de múltipla escolha, acontecerá em 25 de maio, um domingo. Os candidatos habilitados e convocados para a segunda fase farão novas provas nos dias 21 e 22 de junho, respondendo a 36 questões discursivas e elaborando uma redação. O resultado dos dois exames será divulgado em 11 de julho.
O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% destas vagas são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Tal sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
UNICAMP divulga lista de obras de leitura para os próximos vestibulares
Entre as novas obras indicadas, estão autoras e autores como Gabriel Garcia Marquez, Raquel de Queiróz e Olinda Beja, dentre outros.

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) anunciou as novas listas de leituras indicadas para os estudantes para os próximos três anos do Vestibular Unicamp, a partir da edição de 2027. A cada ano, são indicadas nove obras para leitura, sendo sempre três novas obras em relação ao ano anterior. O objetivo da divulgação com antecedência é permitir o planejamento às escolas e que os vestibulandos tenham um tempo maior para se preparar para as provas. As listas estão disponíveis na página da Comvest na internet (https://www.comvest.unicamp.br/lista-de-obras/) e apresentadas abaixo. A lista para o Vestibular 2026, a ser realizado este ano, já havia sido divulgada e também está disponível na página da Comvest.
Novas obras
Passam a fazer parte das próximas listas, nove novas obras de leitura obrigatória: para a edição de 2027, passam a integrar a lista, as seguintes obras: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; Canções escolhidas, de Paulo César Pinheiro e Os funerais da Mamãe Grande, de Gabriel Garcia Márquez. Para o Vestibular Unicamp 2028, as novas obras são: O direito à literatura (capítulo de Vários Escritos), de Antonio Candido; Os quinze, de Raquel de Queiróz e Quarenta dias, de Maria Valéria Rezende. No Vestibular Unicamp 2029, as novas obras selecionadas são: Broquéis, de Cruz e Souza; Lésbia, de Maria Benedita Bormann; Chá do príncipe, de Olinda Beja.
Sobre a presença de obras estrangeiras na lista, a banca de literatura destacou que a escolha dialoga com a perspectiva sinalizada pela Base Nacional Comum Curricular e explicou que, nesse sentido, tanto a literatura africana como a latino-americana, estão representadas por duas coleções de contos: Os funerais da Mamãe Grande, do escritor colombiano Gabriel García Márquez, e Chá do príncipe, da escritora santomense Olinda Beja.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Já em relação à adoção, no gênero poesia, das canções de Paulo César Pinheiro, de acordo com a banca, a ideia é expandir a experiência dos estudantes de ensino médio com a literatura, considerando, por exemplo, o lirismo intenso e uma profunda inquietação política e social presentes na obra e que mesclam um refinado trabalho com a linguagem a recursos da poesia popular e da oralidade.
Dentre as obras clássicas da literatura brasileira que passam a fazer parte das litas estão Memórias Póstumas de Brás Cubas, de 1881, considerada pela banca como um divisor de águas na obra de Machado de Assis e na própria literatura brasileira do século XIX; e O Quinze, romance de estreia de Rachel de Queiroz, publicado em 1930, considerada uma obra marcante naquilo que veio a ser a vertente regionalista do modernismo brasileiro.
Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2027
*as obras em negrito são aquelas inseridas como novas
Autores | Obras |
Ailton Krenak | A vida não é útil |
José Paulo Paes | Prosas seguidas de odes mínimas |
Caio Fernando Abreu | Morangos mofados (Contos escolhidos)* |
Lima Barreto | Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá |
Chimamanda Ngozi Adichie | No seu pescoço |
Conceição Evaristo | Olhos d’água |
Machado de Assis | Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Paulo César Pinheiro | Canções escolhidas** |
Gabriel García Márquez | Os funerais da Mamãe Grande |
Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2028
Autores | Obras |
José Paulo Paes | Prosas seguidas de odes mínimas |
Lima Barreto | Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá |
Chimamanda Ngozi Adichie | No seu pescoço |
Machado de Assis | Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Paulo César Pinheiro | Canções escolhidas** |
Gabriel García Márquez | Os funerais da Mamãe Grande |
Antonio Candido | O direito à literatura |
Raquel de Queiróz | O quinze |
Maria Valéria Rezende | Quarenta dias |
Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2029
Autores | Obras |
Machado de Assis | Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Paulo César Pinheiro | Canções escolhidas** |
Gabriel García Márquez | Os funerais da Mamãe Grande |
Antonio Candido | O direito à literatura |
Raquel de Queiróz | O quinze |
Maria Valéria Rezende | Quarenta dias |
Cruz e Souza | Broquéis |
Maria Benedita Bormann (Délia) | Lésbia |
Olinda Beja | Chá do príncipe |