Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Unespar abre inscrições para Vestibular 2023

Estão sendo ofertadas mais de 1900 vagas no Vestibular 2023, para ingresso no ano de 2023.

Publicado

em

Unespar abre inscrições para Vestibular 2023

Começam hoje (2) e seguem até o dia 3 de outubro, as inscrições para o Vestibular 2023 da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Ao todo, estão sendo ofertadas mais de 1900 vagas, para os campi de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I/Embap, Curitiba II/FAP, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória, para ingresso no ano de 2023.

Unespar Vestibular 2023

As inscrições acontecem de forma online, por meio do site vestibular.unespar.edu.br e sob o pagamento da taxa no valor de R$ 100 (cem reais).

A prova será aplicada no dia 6 de novembro, de forma presencial. A novidade para este ano são as vagas para as primeiras turmas dos cursos de Direito em Apucarana e União da Vitória.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As provas acontecerão nas mesmas cidades em que a Unespar tem campus, desta forma, o/a candidato/a poderá optar por realizá-la na localização que preferir, não importando se neste campus tem o curso escolhido na inscrição. Neste ano, haverá prova objetiva e de redação, com o propósito de avaliar os conhecimentos ministrados no Ensino Médio ou equivalente. Para conferir informação acerca dos conteúdos programáticos da prova, acesse o edital.

A Unespar reserva 50% das vagas para políticas de ações afirmativas, desta forma, ao se inscrever, o/a candidato/a deve optar concorrer pelo sistema de ampla concorrência ou por cotas. A homologação das inscrições será publicada em edital específico, no dia 14 de outubro no site vestibular.unespar.edu.br. Os locais de realização das provas e o ensalamento serão divulgados a partir do dia 25 de outubro, no mesmo site.

Isenção da taxa de inscrição

O pedido para isenção do valor total da taxa de inscrição, deverá ser feito entre os dias 1º e 15 de setembro. Poderão solicitar o/a candidato/a:

  • Inscrito/a no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) de que trata o Decreto Federal n. 6135/2007 e no Sistema de Isenção de Taxas de
  • Concurso (Sistc) do Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome (MDS);
  • Doador/a de sangue ou de medula óssea, em conformidade a Lei 20310/2020;
  • Servidor/a da Unespar que ganhe até três salários mínimos e que não concluiu curso superior.

O edital de homologação das inscrições que receberão isenção, será divulgado no dia 23 de setembro.

Teste de Habilidades Específicas (THE)

Alguns cursos da área das Artes, da Unespar, campi Curitiba I/Embap e Curitiba II/FAP, necessitam de Teste de Habilidades Específicas (THE). São eles:

  • Curitiba I/Embap: Superior em Canto, Composição e Regência, Instrumento e Licenciatura em Música;
  • Curitiba II/FAP: Artes Cênicas e Música Popular.

Para esses cursos, as provas objetivas e de redação têm caráter classificatório, e o THE conta como uma 2ª fase do processo seletivo. A convocação de candidatos/as aprovados/as para o THE será divulgada no dia 7 de dezembro. As provas serão aplicadas entre os dias 13 e 15 de dezembro, conforme cronograma disponibilizado no edital. Para mais informações, acesse o Manual do THE.

Atendimento Especial

A Unespar disponibiliza atendimento especial durante a prova do Vestibular, para pessoas com necessidades especiais. Para solicitar, o/a candidato/a deverá especificar, na ficha de inscrição, sua particularidade, para justificar o pedido e os recursos diferenciados. Nesta modalidade também se encaixam lactantes, que devem seguir as orientações do edital, para poderem amamentar durante a prova do Vestibular

A Unespar disponibilizará em seus campi, um computador para que os/as candidatos/as que não possuem acesso à internet façam consultas relativas ao Vestibular 2023, para isso, basta informar-se no campus.

O resultado do Vestibular 2023 da Unespar, será divulgado no dia 21 de dezembro de 2022, no site unespar.edu.br.

Para mais informações, leia o edital, Manual do Candidato e o Manual de THE. Em casos não contemplados pelos documentos, entre em contato com a CCCV, pelo endereço vestibular@unespar.edu.br ou pelo telefone (44) 3518-1844.

RECOMENDAMOS

Destaque

Vestibular de Medicina São Camilo está com inscrições abertas

As inscrições para o curso de Graduação em Medicina do Centro Universitário São Camilo estarão abertas até o dia 15 de maio de 2025.

Publicado

em

por

As inscrições para o curso de Graduação em Medicina do Centro Universitário São Camilo estarão abertas até o dia 15 de maio de 2025. O edital, que oferece 90 vagas, sendo duas reservadas para o Processo Seletivo – IB e duas para o ABITUR, já está disponível. O curso, com duração mínima de 12 semestres, terá início no 2º semestre de 2025, em período integral. Podem se candidatar aqueles que possuem o Certificado de Conclusão do Ensino Médio, e a seleção será baseada no desempenho no vestibular.

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.vunesp.com.br. Os interessados precisam preencher a ficha de inscrição e pagar uma taxa de R$ 440,00, por meio de boleto bancário.

Processo seletivo

O exame será em única fase e a prova será realizada em 8 de junho de 2025, das 14h às 19h, em unidades do Centro Universitário. Os resultados serão divulgados nos sites da Vunesp (www.vunesp.com.br) e do Centro Universitário São Camilo (www.saocamilo-sp.br), conforme o seguinte cronograma:

  • 1ª chamada: 8 de julho de 2025, a partir das 16h.
  • 2ª chamada: 16 de julho de 2025, a partir das 16h.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Candidatos convocados na segunda chamada devem confirmar interesse em vagas remanescentes no site da Vunesp, entre 10h de 9 de julho e 18h de 11 de julho de 2025.

A confirmação de interesse por eventuais vagas remanescentes será considerada condição obrigatória para os candidatos que não foram convocados para a 1ª Chamada concorrerem às chamadas subsequentes, obedecidos a ordem de classificação e o termo de interesse de vaga.

Sobre o curso

O curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo é reconhecido pela excelência na formação médica. Com nota 4 no ENADE e conceito 4 no CC (segundo o MEC), o curso também foi acreditado pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas do Conselho Federal de Medicina (SAEME-CFM) , recebendo um selo de prestígio internacional. Essa acreditação, reconhecida pela World Federation of Medical Education, permite que os egressos se candidatem a residências médicas na Europa, EUA e Canadá.

As aulas práticas começam já no 2º semestre, com atividades em laboratórios de alta tecnologia e estágios em Unidades Básicas de Saúde, hospitais e centros de especialidades próprios e conveniados. Um dos destaques é a Clínica-escola PROMOVE São Camilo, que oferece assistência à população socioeconomicamente vulnerável e promove formação multiprofissional.

Programas de Residência Médica

Além da graduação, o Centro Universitário São Camilo oferece programas de Residência Médica em áreas como Anestesiologia, Clínica Médica, Geriatria, Cirurgia Geral, Radiologia, Terapia Intensiva, Mastologia, Oncologia, Medicina Paliativa e Dor. Esses programas são aprovados pelo Ministério da Educação e incentivam a continuidade da formação dos egressos sob a base Camiliana.

Mais informações

Clique aqui para consultar o edital completo e obter mais detalhes

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Inscrições abertas para o Vestibular 2025.2 da FCMSCSP

Vestibular 2025.2 da Faculdade oferece 84 bolsas para cursos da área da saúde

Publicado

em

por

Faculdade da Santa Casa de São Paulo abre inscrições para o Vestibular 2022

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) está com inscrições abertas para o Vestibular 2025 – segundo semestre.

Os cursos disponíveis são: Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos.

Processo Seletivo

As inscrições vão até 26 de maio e podem ser feitas de três formas:

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

– Nota do ENEM

– Segunda graduação

– Prova tradicional, que será realizada em 1º de junho, às 9h30, com o local divulgado na Área do Candidato a partir de 29 de maio.

Àqueles que optarem pela nota do ENEM devem enviar o Boletim Individual de Desempenho no ato da inscrição. Os candidatos que optarem pela segunda graduação devem enviar o histórico escolar no ato da inscrição.

Bolsas de estudo

A Faculdade oferece 84 bolsas de estudo filantrópicas, distribuídas entre as 594 vagas disponíveis. As bolsas são concedidas com base no perfil socioeconômico dos candidatos aprovados e classificados.

Para participar do processo de concessão da Bolsa Filantrópica, o candidato deve:

  • Indicar essa opção no momento da inscrição
  • Ser aprovado e classificado no processo seletivo
  • Atender aos critérios socioeconômicos estabelecidos em edital

Alguns dos requisitos, por exemplo, estão:

  • Renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo para bolsas integrais (100%)
  • Renda de até 3 salários mínimos para bolsas parciais (50%)

Os candidatos interessados deverão preencher a ficha socioeconômica e enviar a documentação até o dia 26 de maio por meio.

Clique aqui para mais informações.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Vestibular Uerj 2026 abre inscrições para o 1º Exame de Qualificação

A prova faz parte do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Uerj e acontece no dia 8 de junho.

Publicado

em

por

Vestibular Estadual 2021 UERJ - Horários, duração, locais de prova e outras informações

A partir desta terça-feira (15), serão abertas as inscrições para o 1º Exame de Qualificação (EQ1) do Vestibular Estadual 2026. A prova faz parte do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e acontece no dia 8 de junho. Até o dia 6 de maio podem se candidatar os interessados que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do Ensino Médio, pelo site do Vestibular Uerj.

De acordo com a diretora do Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea), Marcia Gonçalves, os candidatos serão submetidos a uma prova sem “pegadinhas” ou “surpresas”, que pode ser um instrumento de aprendizagem aos estudantes que se dispõem a viver essa experiência. “Durante o exame, serão testadas habilidades e competências que investigam se os candidatos estão antenados com as questões mais significativas do mundo atual: seja a sociedade brasileira, sejam as relações internacionais”, adianta Marcia.

A seleção terá duas fases e seguirá o modelo tradicional adotado pela Universidade. A etapa inicial é composta pelos dois Exames de Qualificação, com questões objetivas das áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática. Após aprovação nas primeiras provas, o candidato estará apto a realizar o Exame Discursivo, que engloba redação e dois testes específicos, selecionados de acordo com a opção de curso.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Além dos conteúdos das quatro áreas de conhecimento, o processo seletivo também aborda noções de livros de literatura, escolhidos a partir de consulta pública realizada na Revista Eletrônica do Vestibular Uerj. Para o 1º EQ, o conto indicado é “Amor”, presente no livro “Laços de Família”, de Clarice Lispector. Já para o 2º EQ, a obra indicada é “Senhora”, de José de Alencar.

Vale lembrar que, caso o candidato não obtenha aprovação no 1º EQ, poderá tentar novamente no 2º EQ. Apenas a maior nota será considerada para a etapa seguinte. Não é obrigatório participar dos dois EQs, mas, se o candidato quiser, deverá se inscrever nos dois exames separadamente.

Como se preparar para o 1º Exame de Qualificação

Uma importante fonte de estudo para os exames é a Revista Eletrônica do Vestibular Uerj, onde estão disponíveis todas as provas de vestibulares anteriores com questões comentadas. “São materiais fontes de inspiração para elaborar questões e simulados, como muitos cursos preparatórios fazem. Os candidatos podem fazer as provas e/ou checar se uma questão ‘difícil’, na realidade, foi ‘fácil’, por exemplo”, indica a diretora do Dsea.

Outra forma de preparação para o 1º EQ é acompanhar o Ciclo de Palestras do Vestibular Estadual. Produzida pelo Dsea desde 2017, a iniciativa promove debates gratuitos sobre os livros indicados para o processo seletivo. A primeira palestra será sobre o conto “Amor”, de Clarice Lispector, ministrada pelo professor Flávio Carneiro, no dia 27 de maio, às 15h, no Auditório 11, no 1º andar do campus Maracanã.

O Ciclo de Palestras será transmitido e gravado pela TV Uerj, ficando à disposição dos interessados a partir de então. Próximo a cada evento, abrem-se inscrições online para a participação presencial.

RECOMENDAMOS

Continue lendo