Siga-nos!

Destaque

Conheça as novidades do Prouni 2022 – 2º semestre

A edição 2022 – 2º semestre do Programa Universidade para Todos (Prouni) terá algumas novidades. Clique e confira!

Publicado

em

Resultado da Lista de Espera do Prouni 2021.2

Começa na próxima segunda-feira (1º) e vai até o dia 4 de agosto o período de inscrição na edição do segundo semestre de 2022 do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Podem participar estudantes interessados em bolsas de estudo parciais, de 50%, ou integrais, de 100%, em diversas universidades privadas, desde que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atingido, no mínimo, a média de 450 pontos em cada matéria do exame. Além disso, o estudante não pode ter zerado a prova de redação e nem ter participado como treineiro.

Segundo o edital do ProUni, o resultado com a lista dos candidatos pré-selecionados estará disponível na página oficial do Programa e será constituído de duas chamadas sucessivas. A 1ª chamada será no dia 8 de agosto e a 2ª chamada em 22 de agosto de 2022.

Novidades do Prouni

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Uma das novidades desta edição é que a inscrição deverá ser feita por tipo de modalidade de concorrência, que são: ampla concorrência e ações afirmativas. Com isso haverá ainda uma ordem de prioridade para a classificação dos candidatos inscritos conforme cada modalidade escolhida.

Outra mudança é a ampliação dos critérios de origem escolar do estudante que deseja disputar as bolsas do Prouni. A classificação observará a modalidade de concorrência escolhida pelo estudante em sua inscrição por curso, turno, local de oferta, instituição, e dentro de cada modalidade deverá ser obedecida a ordem decrescente das notas do Enem e, segundo o Edital, priorizada a seguinte ordem:

– professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação;
– estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
– estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
– estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
– estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; e
– estudante que tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.

Renda

Para participar do processo o candidato deve preencher alguns critérios como as exigências de faixas de renda per capita: até 1,5 salário mínimo, para bolsa integral; e até 3 salários mínimos, para bolsa parcial que representa 50% do valor da mensalidade do curso.

Segundo o Ministério da Educação, a classificação dos estudantes inscritos nos processos seletivos do ProUni considerará as notas obtidas nas duas últimas edições do Enem, imediatamente anteriores ao processo seletivo do ProUni para ingresso em curso de graduação ou sequencial de formação específica.

A lista de critérios para a inscrição exige ainda que o candidato à bolsa seja brasileiro, não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Enem em qualquer das duas últimas edições e que atenda a pelo menos uma das condições a seguir:

I- estudante que tenha cursado:

– o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
– o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
– o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
– o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
– o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

II – estudante pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; e

III – professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica, independentemente da renda a que se referem os §§ 1º e 2º do art. 1º da Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005.

Fonte: Agência Brasil

Destaque

Últimos dias para se inscrever no Vestibular 2025 da Mauá

Se ainda não se inscreveu ao Vestibular 2025 do Instituto Mauá de Tecnologia, agora é a hora. Inscrições até 03 de dezembro.

Publicado

em

por

vestibular mauá

O Vestibular 2025 da Mauá oferece diferentes processos seletivos para atender aos mais variados perfis de candidatos. Você pode optar pelas seguintes modalidades:

Prova Online

Realize sua prova de casa, em 04 de dezembro, às 15h. Uma prova de três horas de duração, para você garantir sua vaga de forma prática e segura.

Nota do Enem

Se você fez o Enem, também pode utilizar sua nota obtida em 2021, 2022 ou 2023 para ingressar diretamente em seu curso na Mauá. Serão oferecidas bolsas de estudos válidas para todos os cursos — tanto parciais (50%) quanto integrais (100% ). Consulte as condições aqui.

Certificação internacional

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Possui um diploma de cursos internacionais? Você pode usar essa certificação como parte do processo seletivo, junto a uma redação a ser realizada em 04 de dezembro às 15h. A duração para realização é de 1 hora.

Competições e Olimpíadas

Se você participou de competições científicas ou olimpíadas de conhecimento, também pode garantir sua vaga utilizando seus resultados nesta, junto a uma redação a ser realizada em 04 de dezembro às 15h. A duração para realização é de 1 hora.

Reaproveitamento do Vestibular de Inverno 2024

Para quem já fez a prova do vestibular que foi realizado na metade do ano passado, nós também temos a opção de reaproveitar sua nota obtida nele, facilitando seu ingresso para o curso desejado.

Além das diversas formas de ingresso, a Mauá oferece uma série de diferenciais que a tornam única e reconhecida nacionalmente, entre eles:

  • Excelência acadêmica: a Mauá é uma instituição tradicional (com 63 anos de história), focada em formar profissionais preparados para os desafios do mercado de trabalho;
  • Infraestrutura de ponta: nossos alunos contam com mais de 130 laboratórios modernos, equipamentos de última geração e infra que acompanha as inovações tecnológicas, garantindo uma formação de qualidade;
  • Corpo docente qualificado: com professores experientes, mestres e doutores em sua área de atuação, a Mauá oferece ensino com alto nível acadêmico, o que se reflete no sucesso profissional de seus formandos;
  • Parcerias internacionais: a Mauá promove uma intensa troca de conhecimento com empresas e universidades ao redor do mundo, criando oportunidades de estágio, intercâmbio e projetos de pesquisa.

Além disso, a Mauá oferece cursos de graduação nas áreas de Tecnologia, Artes Aplicadas, Engenharia e Negócios, preparando os alunos para uma carreira de sucesso, seja no Brasil ou no exterior. As opções de cursos são:

  • Administração
  • Relações Internacionais
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Design
  • Inteligência Artificial e Ciência de Dados
  • Engenharia Civil
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia de Produção

As inscrições para o Vestibular Mauá 2025 continuam abertas em: maua.br/vestibular

Não perca!

Continue lendo

Destaque

FUVEST divulga notas de corte da primeira fase do Vestibular 2025

O curso de Medicina teve a maior nota de corte em ampla concorrência, com 79 pontos

Publicado

em

por

Gabarito Vestibular Fuvest 2023 - Lista de Aprovados USP

As notas de cortes de todos os cursos disponíveis no Vestibular FUVEST 2025 já podem ser conferidas aqui.

O curso de Medicina teve a maior nota de corte em ampla concorrência, com 79 pontos, seguido por Engenharia Aeronáutica, com 73 pontos, e Relações Internacionais e Psicologia (São Paulo), ambas com 66 pontos.

A lista de aprovação para a segunda fase e os locais de prova serão divulgados no dia 2 de dezembro, a partir das 12h. As provas da segunda fase ocorrem nos dias 15 e 16 de dezembro.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A Fuvest alerta que há casos de candidatos que, não tendo obedecido os comandos dos fiscais de sala a respeito do encerramento da prova, continuaram a preencher gabarito e que, por isso, serão desclassificados mesmo que tenham atingido pontuação maior que a indicada pela nota de corte.

As dez maiores notas de corte na modalidade ampla concorrência do vestibular FUVEST 2025:

  1. Medicina: 79 pontos;
  2. Engenharia Aeronáutica: 73 pontos;
  3. Relações Internacionais: 66 pontos;
  4. Psicologia (São Paulo): 66 pontos;
  5. Psicologia (Ribeirão Preto): 65 pontos;
  6. Engenharia Elétrica e de Computação: 65 pontos;
  7. Engenharias: 64 pontos;
  8. Direito: 63 pontos;
  9. Audiovisual: 63 pontos;
  10. Computação: 63 pontos.
Continue lendo

Destaque

UFPR abre inscrições do Processo Seletivo Simplificado Enem

As 704 vagas estão distribuídas em cursos da UFPR em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.

Publicado

em

por

Vestibular UFPR 2024 Calendário

O Processo Seletivo Simplificado Enem (PSS Enem) é um mecanismo alternativo de acesso aos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As vagas ofertadas por meio desse processo são remanescentes do Vestibular e visam facilitar o acesso de estudantes e reduzir o número de vagas ociosas na universidade.

PSS ENEM

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 20 de janeiro de 2025, no site do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br).

A seleção é feita pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e podem se inscrever estudantes que tenham realizado o Enem entre 2020 e 2024 e que concluam o Ensino Médio até o fim do prazo para envio dos documentos para registro acadêmico (10 de fevereiro).

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As 704 vagas estão distribuídas em cursos da UFPR em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.

Continue lendo