Siga-nos!

Destaque

Como e onde usar a nota do Enem 2021?

O Exame permite o aproveitamento da nota em diferentes modalidades para o início da vida universitária. Veja como usar a nota do Enem 2021.

Publicado

em

Como e onde usar a nota do Enem 2021?

Milhares de estudantes de todo o País aguardavam a divulgação da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prevista para acontecer no dia 11 de fevereiro de 2022, mas que foi feita hoje, 9 de fevereiro. Como e onde usar a nota do Enem 2021?

Como usar a nota do Enem 2021

Reconhecido por ser uma das principais portas de entrada para o Ensino Superior do Brasil, o Enem permite o aproveitamento da nota em diferentes modalidades para o início da vida universitária em âmbito nacional ou internacional. Confira abaixo algumas alternativas:

1. Sistema de Seleção Unificada (SiSU)

O SiSU é um programa do Ministério da Educação que oferece vagas em universidades públicas por meio da análise das notas do exame. Os candidatos podem participar gratuitamente e a seleção acontece duas vezes por ano.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O SiSU é destinado a todos os estudantes que tenham feito o Enem do ano anterior, contanto que não tenham zerado a nota da redação. Em 2021, o programa passou a disponibilizar vagas para cursos à distância.

Para o gerente de Inteligência Educacional e Avaliações do Poliedro, Fernando Santo, a participação no programa traz inúmeros benefícios ao candidato. “O estudante tem a possibilidade de participar de diversos processos seletivos sem a necessidade de realizar novas provas; a chance de, por até três dias, verificar o andamento de sua nota para conferir se há probabilidade de admissão no curso, e escolher outro, caso esteja com receio, além da facilidade de concluir seu processo de inscrição totalmente virtual e simplificado, evitando burocracias. Outro ponto positivo é a valorização do sistema de cotas raciais, com vagas que variam de acordo com a instituição”, explica.

2. Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies)

Com o resultado do Enem, o estudante pode participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies), que possibilita o financiamento para cursar instituições privadas. Neste caso, o pagamento se dá depois da conclusão da graduação e, no caso do Fies, não há o acréscimo de juros. Já no P-Fies, a taxa varia de acordo com a universidade.

Podem participar deste programa os candidatos que já tenham realizado alguma edição anterior do Enem a partir de 2010, obtido a média ou superior de 450 pontos e que não tenham zerado a redação. No caso do Fies, a renda familiar do estudante deve ser de até três salários mínimos. No P-Fies, pode variar até cinco salários mínimos.

3. Bolsas de estudos em universidades particulares

Algumas instituições de ensino privadas oferecem bolsas integrais ou concedem descontos na mensalidade do curso para quem obteve um bom desempenho na prova. Os parâmetros podem variar de acordo com cada instituição.

4. Universidades do exterior

O Enem também abre portas para estudantes que desejam ingressar em universidades do exterior. A utilização das notas do exame em instituições estrangeiras já acontece há alguns anos, mas muitos estudantes ainda não têm ciência disso. “Com exceção das instituições de ensino portuguesas, não há convênio formal entre MEC e universidades estrangeiras para o uso do exame brasileiro, mas há boas oportunidades”, afirma Fernando Santo.

Além do Brasil e de Portugal, o Enem pode compor notas para ingresso em universidades dos Estados Unidos, Canadá, França, Inglaterra, Irlanda e Escócia, entre outros países.

A complexidade do processo seletivo pode ser diferente para cada instituição. Assim como no Brasil, as universidades possuem autonomia para definir as regras de seleção e critérios diferenciados para utilização da nota do Enem. Neste sentido, a dica é pesquisar nos sites das instituições estrangeiras de interesse para conhecer as datas importantes, as documentações necessárias e as condições para participação. É comum a solicitação de certificados de proficiência na língua estrangeira, cartas de recomendação e a comprovação de participação em atividades extracurriculares ao longo da formação.

Teoria da Resposta ao Item (TRI): entenda como funciona o cálculo da nota do Enem

O cálculo da nota do Exame Nacional do Ensino Médio é diferente. A lógica é a seguinte: ter mais acertos não é certeza de se ter a maior nota, assim como ter uma quantidade de acertos abaixo do esperado não significa uma nota baixa. O que garante isso é a Teoria da Resposta ao Item (TRI), adotada pelo Inep.

A TRI leva em consideração a coerência pedagógica dos acertos de cada aluno, ou seja, quem responder corretamente às questões fáceis, médias e difíceis, obterá maiores notas. No entanto, caso o estudante erre algumas questões fáceis, os algoritmos da TRI traduzem como uma inconsistência pedagógica e reduzem a nota do participante.

Vale destacar que, em geral, errar uma questão muito fácil subtrai uma pontuação maior do que seria possível receber ao acertar uma das questões mais difíceis da prova.

Então, é fundamental que os estudantes não percam muito tempo com questões complexas, já que serão complicadas para a grande maioria e os benefícios podem não valer o esforço. Portanto, é recomendável gastar o máximo de energia e atenção para evitar erros ou equívocos nas questões mais básicas do exame.

Destaque

Últimos dias para se inscrever no Vestibular 2025 da Mauá

Se ainda não se inscreveu ao Vestibular 2025 do Instituto Mauá de Tecnologia, agora é a hora. Inscrições até 03 de dezembro.

Publicado

em

por

vestibular mauá

O Vestibular 2025 da Mauá oferece diferentes processos seletivos para atender aos mais variados perfis de candidatos. Você pode optar pelas seguintes modalidades:

Prova Online

Realize sua prova de casa, em 04 de dezembro, às 15h. Uma prova de três horas de duração, para você garantir sua vaga de forma prática e segura.

Nota do Enem

Se você fez o Enem, também pode utilizar sua nota obtida em 2021, 2022 ou 2023 para ingressar diretamente em seu curso na Mauá. Serão oferecidas bolsas de estudos válidas para todos os cursos — tanto parciais (50%) quanto integrais (100% ). Consulte as condições aqui.

Certificação internacional

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Possui um diploma de cursos internacionais? Você pode usar essa certificação como parte do processo seletivo, junto a uma redação a ser realizada em 04 de dezembro às 15h. A duração para realização é de 1 hora.

Competições e Olimpíadas

Se você participou de competições científicas ou olimpíadas de conhecimento, também pode garantir sua vaga utilizando seus resultados nesta, junto a uma redação a ser realizada em 04 de dezembro às 15h. A duração para realização é de 1 hora.

Reaproveitamento do Vestibular de Inverno 2024

Para quem já fez a prova do vestibular que foi realizado na metade do ano passado, nós também temos a opção de reaproveitar sua nota obtida nele, facilitando seu ingresso para o curso desejado.

Além das diversas formas de ingresso, a Mauá oferece uma série de diferenciais que a tornam única e reconhecida nacionalmente, entre eles:

  • Excelência acadêmica: a Mauá é uma instituição tradicional (com 63 anos de história), focada em formar profissionais preparados para os desafios do mercado de trabalho;
  • Infraestrutura de ponta: nossos alunos contam com mais de 130 laboratórios modernos, equipamentos de última geração e infra que acompanha as inovações tecnológicas, garantindo uma formação de qualidade;
  • Corpo docente qualificado: com professores experientes, mestres e doutores em sua área de atuação, a Mauá oferece ensino com alto nível acadêmico, o que se reflete no sucesso profissional de seus formandos;
  • Parcerias internacionais: a Mauá promove uma intensa troca de conhecimento com empresas e universidades ao redor do mundo, criando oportunidades de estágio, intercâmbio e projetos de pesquisa.

Além disso, a Mauá oferece cursos de graduação nas áreas de Tecnologia, Artes Aplicadas, Engenharia e Negócios, preparando os alunos para uma carreira de sucesso, seja no Brasil ou no exterior. As opções de cursos são:

  • Administração
  • Relações Internacionais
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Design
  • Inteligência Artificial e Ciência de Dados
  • Engenharia Civil
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia de Produção

As inscrições para o Vestibular Mauá 2025 continuam abertas em: maua.br/vestibular

Não perca!

Continue lendo

Destaque

FUVEST divulga notas de corte da primeira fase do Vestibular 2025

O curso de Medicina teve a maior nota de corte em ampla concorrência, com 79 pontos

Publicado

em

por

Gabarito Vestibular Fuvest 2023 - Lista de Aprovados USP

As notas de cortes de todos os cursos disponíveis no Vestibular FUVEST 2025 já podem ser conferidas aqui.

O curso de Medicina teve a maior nota de corte em ampla concorrência, com 79 pontos, seguido por Engenharia Aeronáutica, com 73 pontos, e Relações Internacionais e Psicologia (São Paulo), ambas com 66 pontos.

A lista de aprovação para a segunda fase e os locais de prova serão divulgados no dia 2 de dezembro, a partir das 12h. As provas da segunda fase ocorrem nos dias 15 e 16 de dezembro.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A Fuvest alerta que há casos de candidatos que, não tendo obedecido os comandos dos fiscais de sala a respeito do encerramento da prova, continuaram a preencher gabarito e que, por isso, serão desclassificados mesmo que tenham atingido pontuação maior que a indicada pela nota de corte.

As dez maiores notas de corte na modalidade ampla concorrência do vestibular FUVEST 2025:

  1. Medicina: 79 pontos;
  2. Engenharia Aeronáutica: 73 pontos;
  3. Relações Internacionais: 66 pontos;
  4. Psicologia (São Paulo): 66 pontos;
  5. Psicologia (Ribeirão Preto): 65 pontos;
  6. Engenharia Elétrica e de Computação: 65 pontos;
  7. Engenharias: 64 pontos;
  8. Direito: 63 pontos;
  9. Audiovisual: 63 pontos;
  10. Computação: 63 pontos.
Continue lendo

Destaque

UFPR abre inscrições do Processo Seletivo Simplificado Enem

As 704 vagas estão distribuídas em cursos da UFPR em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.

Publicado

em

por

Vestibular UFPR 2024 Calendário

O Processo Seletivo Simplificado Enem (PSS Enem) é um mecanismo alternativo de acesso aos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As vagas ofertadas por meio desse processo são remanescentes do Vestibular e visam facilitar o acesso de estudantes e reduzir o número de vagas ociosas na universidade.

PSS ENEM

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 20 de janeiro de 2025, no site do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br).

A seleção é feita pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e podem se inscrever estudantes que tenham realizado o Enem entre 2020 e 2024 e que concluam o Ensino Médio até o fim do prazo para envio dos documentos para registro acadêmico (10 de fevereiro).

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As 704 vagas estão distribuídas em cursos da UFPR em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.

Continue lendo