Destaque
Saiba usar a sua nota do Enem e entenda como funciona a TRI
O Enem permite o aproveitamento da nota em diferentes modalidades para o início da vida universitária.
Milhares de estudantes de todo o País aguardam ansiosamente a divulgação da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prevista para acontecer no dia 11 de fevereiro de 2022. A data foi confirmada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do exame.
Reconhecido por ser uma das principais portas de entrada para o Ensino Superior do Brasil, o Enem permite o aproveitamento da nota em diferentes modalidades para o início da vida universitária em âmbito nacional ou internacional. Confira abaixo algumas alternativas:
1 – Sistema de Seleção Unificada (SiSU)
O SiSU é um programa do Ministério da Educação que oferece vagas em universidades públicas por meio da análise das notas do exame. Os candidatos podem participar gratuitamente e a seleção acontece duas vezes por ano.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O SiSU é destinado a todos os estudantes que tenham feito o Enem do ano anterior, contanto que não tenham zerado a nota da redação. Em 2021, o programa passou a disponibilizar vagas para cursos à distância.
Para o gerente de Inteligência Educacional e Avaliações do Poliedro, Fernando Santo, a participação no programa traz inúmeros benefícios ao candidato. “O estudante tem a possibilidade de participar de diversos processos seletivos sem a necessidade de realizar novas provas; a chance de, por até três dias, verificar o andamento de sua nota para conferir se há probabilidade de admissão no curso, e escolher outro, caso esteja com receio, além da facilidade de concluir seu processo de inscrição totalmente virtual e simplificado, evitando burocracias. Outro ponto positivo é a valorização do sistema de cotas raciais, com vagas que variam de acordo com a instituição”, explica.
2 – Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies)
Com o resultado do Enem, o estudante pode participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies), que possibilita o financiamento para cursar instituições privadas. Neste caso, o pagamento se dá depois da conclusão da graduação e, no caso do Fies, não há o acréscimo de juros. Já no P-Fies, a taxa varia de acordo com a universidade.
Podem participar deste programa os candidatos que já tenham realizado alguma edição anterior do Enem a partir de 2010, obtido a média ou superior de 450 pontos e que não tenham zerado a redação. No caso do Fies, a renda familiar do estudante deve ser de até três salários mínimos. No P-Fies, pode variar até cinco salários mínimos.
3 – Bolsas de estudos em universidades particulares
Algumas instituições de ensino privadas oferecem bolsas integrais ou concedem descontos na mensalidade do curso para quem obteve um bom desempenho na prova. Os parâmetros podem variar de acordo com cada instituição.
4 – Universidades do exterior
O Enem também abre portas para estudantes que desejam ingressar em universidades do exterior. A utilização das notas do exame em instituições estrangeiras já acontece há alguns anos, mas muitos estudantes ainda não têm ciência disso. “Com exceção das instituições de ensino portuguesas, não há convênio formal entre MEC e universidades estrangeiras para o uso do exame brasileiro, mas há boas oportunidades”, afirma Fernando Santo.
Além do Brasil e de Portugal, o Enem pode compor notas para ingresso em universidades dos Estados Unidos, Canadá, França, Inglaterra, Irlanda e Escócia, entre outros países.
A complexidade do processo seletivo pode ser diferente para cada instituição. Assim como no Brasil, as universidades possuem autonomia para definir as regras de seleção e critérios diferenciados para utilização da nota do Enem. Neste sentido, a dica é pesquisar nos sites das instituições estrangeiras de interesse para conhecer as datas importantes, as documentações necessárias e as condições para participação. É comum a solicitação de certificados de proficiência na língua estrangeira, cartas de recomendação e a comprovação de participação em atividades extracurriculares ao longo da formação.
Teoria da Resposta ao Item (TRI): entenda como funciona o cálculo da nota do Enem
O cálculo da nota do Exame Nacional do Ensino Médio é diferente. A lógica é a seguinte: ter mais acertos não é certeza de se ter a maior nota, assim como ter uma quantidade de acertos abaixo do esperado não significa uma nota baixa. O que garante isso é a Teoria da Resposta ao Item (TRI), adotada pelo Inep.
A TRI leva em consideração a coerência pedagógica dos acertos de cada aluno, ou seja, quem responder corretamente às questões fáceis, médias e difíceis, obterá maiores notas. No entanto, caso o estudante erre algumas questões fáceis, os algoritmos da TRI traduzem como uma inconsistência pedagógica e reduzem a nota do participante.
Vale destacar que, em geral, errar uma questão muito fácil subtrai uma pontuação maior do que seria possível receber ao acertar uma das questões mais difíceis da prova.
Então, é fundamental que os estudantes não percam muito tempo com questões complexas, já que serão complicadas para a grande maioria e os benefícios podem não valer o esforço. Portanto, é recomendável gastar o máximo de energia e atenção para evitar erros ou equívocos nas questões mais básicas do exame.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
UFPR abre inscrições do Processo Seletivo Simplificado Enem
As 704 vagas estão distribuídas em cursos da UFPR em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.
O Processo Seletivo Simplificado Enem (PSS Enem) é um mecanismo alternativo de acesso aos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As vagas ofertadas por meio desse processo são remanescentes do Vestibular e visam facilitar o acesso de estudantes e reduzir o número de vagas ociosas na universidade.
PSS ENEM
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 20 de janeiro de 2025, no site do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br).
A seleção é feita pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e podem se inscrever estudantes que tenham realizado o Enem entre 2020 e 2024 e que concluam o Ensino Médio até o fim do prazo para envio dos documentos para registro acadêmico (10 de fevereiro).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
As 704 vagas estão distribuídas em cursos da UFPR em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Último dia de inscrições para o Vestibular Tradicional de Medicina ENIAC
O curso de Medicina do Centro Universitário de Excelência Eniac é um dos mais inovadores e bem avaliados do país, com conceito máximo de qualidade pelo INEP/MEC
Estão abertas as inscrições para o Vestibular do curso de medicina do Centro Universitário de Excelência ENIAC, de Guarulhos/SP.
Vestibular de Medicina ENIAC
São oferecidas as seguintes modalidades de ingresso:
Vestibular Tradicional
25 vagas
Inscrições até 21/11
Prova em 24/11 (domingo)
Enem
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
20 vagas
Inscrições até 22/11
Notas válidas: Enem 2016, 17, 18, 19, 20, 21, 22 e 23
Segunda Graduação
15 vagas
Inscrições até 20/11 (encerradas)
Prova em 24/11 (domingo)
As inscrições deve ser feitas pelo site: https://www.eniac.edu.br/medicina
Sobre o Curso
O curso de Medicina do Centro Universitário de Excelência Eniac é um dos mais inovadores e bem avaliados do país, com conceito máximo de qualidade pelo INEP/MEC e aprovação pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).
Combinando tecnologia de ponta e uma abordagem voltada para a comunidade, o curso oferece uma formação prática diferenciada através de parcerias estratégicas com campos de prática na região de Guarulhos e Alto Tietê. Os alunos contam com infraestrutura de última geração, incluindo simuladores de alta fidelidade e mais de 20 laboratórios de ponta, que proporcionam um aprendizado prático e eficaz, preparando-os para enfrentar os desafios da medicina moderna com segurança e competência.
O programa educacional é sustentado por uma equipe docente altamente qualificada, comprometida com a excelência e focada em formar médicos tecnicamente habilidosos e socialmente responsáveis. Com uma sólida base teórica e prática, o curso enfatiza a importância da integração com a comunidade, capacitando os futuros médicos a atenderem às necessidades da população com um olhar humanizado e tecnológico
No Eniac, o aprendizado vai além das salas de aula, preparando o aluno para ser um protagonista na área da saúde e um agente de transformação social.
Destaques:
ESTÁGIOS – O internato acontece durante o último ano do curso de Medicina. O Centro Universitário de Excelência ENIAC possui parcerias com diversas cidades e instituições para garantir que os alunos tenham acesso aos estágios.
ESTRUTURA – Tecnologia avançada preparando profissionais para desafios médicos complexos. O ENIAC tem mais de 20 laboratórios de ponta e robôs de simulação ultra realista.
prática intensiva – Preparamos alunos para situações reais, desenvolvendo habilidades clínicas fundamentais com práticas nos equipamentos médicos de saúde da escola SUS da região.
Experiência Real – São ferramentas valiosas para preparar os futuros médicos, proporcionando experiência prática pautada em tecnologia e inovação
Mais informações e inscrições: https://www.eniac.edu.br/medicina
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Quando sai a lista de aprovados para a 2ª fase do Vestibular da Fuvest?
A primeira fase do vestibular Fuvest 2025, foi realizada no último domingo (17). Veja quando sai a convocação para a próxima fase.
A primeira fase do vestibular Fuvest 2025, foi realizada no último domingo (17) e registrou a menor taxa de abstenção de sua história: 7,48%. Dos 107.333 inscritos, 8.031 não compareceram à prova. No ano passado, a taxa foi de 8,68%. Quando sai a lista de aprovados para a 2ª fase?
Confira abaixo a programação divulgada pela Fuvest:
- 2 de Dezembro de 2024 – Divulgação dos locais de prova da 2ª Fase e da lista de convocados para a 2ª Fase
- 9 a 12 de Dezembro de 2024 – Provas de Competências Específicas – Música (São Paulo e Ribeirão Preto)
- 15 de Dezembro de 2024 – às 13h – Provas da 2ª Fase – Português e Redação
- 16 de Dezembro de 2024 – às 13h – Provas da 2ª Fase – Disciplinas específicas de acordo com a carreira escolhida