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Notícias dos Vestibulares e Enem

MEC determina fim do Enem por escola

Prova foca na seleção do ensino superior

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Prova foca na seleção do ensino superior

12/03/2017

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta semana medidas que fortalecem o papel do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apenas como prova de seleção para o ensino superior. Este ano, o exame deixa de certificar o ensino médio. Além disso, a pasta decidiu não mais divulgar os resultados do Enem por escola.

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Até o ano passado, os estudantes com mais de 18 anos poderiam usar o desempenho no Enem para receber o diploma do ensino médio. Para isso precisavam alcançar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação. Cerca de 11% dos inscritos conseguiam esse resultado anualmente e obtinham a certificação.

Agora, a certificação será feita exclusivamente pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), aplicado atualmente no Brasil e no exterior. “É o exame adequado para este fim”, diz a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini.

A pasta também decidiu pelo fim da divulgação do Enem por escola, que até o ano passado era divulgado no segundo semestre do ano seguinte à aplicação do exame. A intenção era que as escolas tivessem acesso às informações sobre a atuação dos estudantes nas provas do Enem e pudessem reforçar o ensino em determinados conteúdos. As escolas tinham poderiam conhecer as médias de qualificação dos candidatos, assim como a porcentagem de estudantes participantes e o desempenho deles em cada uma das provas.

Segundo Mendonça Filho, as informações geram rankings e são utilizadas pelas escolas como “propaganda falsa”. “O Enem não é um exame que possa permitir avaliação adequada de cada unidade escolar, e quando se faz propaganda utilizando um ranqueamento indevido a partir de uma prova como essa, está se fazendo propaganda enganosa, e o MEC não pode convalidar esse tipo de comportamento”, disse.

Para medir a qualidade das escolas, a pasta passará então, a partir deste ano, a usar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Agora, todas as escolas públicas e privadas, que ofereçam ensino médio, serão avaliadas. Até o ano passado, a avaliação da etapa era feita por amostragem, ou seja, apenas alguns alunos faziam o exame. Cada uma das escolas passará então a ter o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) calculado.

A polêmica do ranking

Por ser de fácil compreensão por parte do público, o ranking começou a ser amplamente explorado sobretudo nas primeiras divulgações dos indicadores por escola principalmente pela imprensa. O problema é que os ranqueamentos não raro comparavam escolas em situações socioeconômicas diferentes e que tinham, por exemplo, diferentes índices de participação no Enem. Como não se trata de uma avaliação obrigatória, algumas escolas com poucos participantes acabavam sendo comparadas a escolas com mais participantes, o que influenciava nos resultados.

Ao longo dos anos, no entanto, o Inep buscou qualificar a análise, incentivando comparações entre escolas inseridas em um mesmo contexto. Outros indicadores passaram a ser divulgados para apurar a análise do desempenho das escolas, como a permanência dos alunos durante todo ou parte do ensino médio e a formação dos professores. No ano passado, o próprio Inep propôs rankings alternativos.

Repercussões

As escolas particulares viram o fim da divulgação do Enem por escola como algo positivo. “A impossibilidade do ranking para nós é maravilhoso. Vão acabar com uma série de medidas que desvirtuam o resultado da avaliação do Enem”, afirmou a diretora da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), Amábile Pacios.

Para o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Idilvan Alencar, a média do Enem por escola “não representa a qualidade da escola”. Ele avalia como positiva a avaliação pelo Saeb e pede que os resultados sejam divulgados de forma célere, para que os estados tenham tempo de realizar as devidas mudanças nas escolas. Os estados concentram a gestão da maior parte das escolas públicas de ensino médio.

A mudança trouxe também reações contrárias. “O que eu acho mais estranho é ter a informação do Enem e não divulgá-la”, diz o vice-presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave) e ex-presidente do Inep, Reynaldo Fernandes. “Sonegar informações não pode ser visto como avanço. A interpretação desses dados é aberta. Ter a informação permite que as pessoas avaliem da melhor forma, conforme os melhores critérios”, defende.

O ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, Fernando Haddad também criticou a medida. Haddad foi o responsável por reformar o Enem e permitir, desde 2009, a utilização do exame para a seleção de vagas do ensino superior. “A decisão do MEC de não divulgar os resultados do Enem por escola vai na contramão das políticas públicas de acesso à informação, além de desrespeitar a determinação do Plano Nacional de Educação (PNE) de incorporar o Exame Nacional do Ensino Médio, assegurada a sua universalização (tornando o exame obrigatório para concluintes), ao sistema de avaliação da educação básica”, diz em nota divulgada no Facebook.

Fonte: Agência Brasil

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Inscrições para o Vestibular 2025.1 CEDERJ foram prorrogadas até o dia 4/12

Aprovados vão receber chips de telefonia móvel para facilitar o acesso à internet gratuita. Além disso, este ano o curso de Biblioteconomia será oferecido em dez polos e Duque de Caxias lança licenciatura em Física

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vestibular cederj 2025

As inscrições para o Vestibular Cederj foram prorrogadas até o dia 4 de dezembro pelo link www.cecierj.edu.br/consorciocederj/vestibular/2025-1/. O ingresso é para o primeiro semestre de 2025. São 7.743 vagas em 17 cursos na modalidade semipresencial. Esta edição conta com duas novidades: o curso de Biblioteconomia, que volta a ser ofertado em dez polos Cederj, e a licenciatura em Física, em Duque de Caxias. A taxa de inscrição é de R$ 89,90.

O curso de Biblioteconomia, com um total de 250 vagas, será oferecido nas seguintes localidades: Angra dos Reis (20), Belford Roxo (40), Campo Grande (40), Miguel Pereira (20), Nova Friburgo (20), Paracambi (20), Resende (20), Rio Bonito (20), Rio das Ostras (30) e São Gonçalo (20).

Já o Polo Cederj, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, inaugura a licenciatura em Física, com a oferta de 50 vagas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além desse polo, o curso é ofertado em Angra dos Reis, Rio de Janeiro (Campo Grande), Itaperuna, Macaé, Nova Iguaçu, Paracambi, São Gonçalo, Três Rios e Volta Redonda. O total é de 355 vagas.

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O Consórcio Cederj, administrado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, reúne as instituições de ensino superior públicas sediadas no Estado do Rio de Janeiro com a oferta de cursos na modalidade semipresencial. O estudante possui material didático gratuito e próprio para educação a distância, em versão impressa e digital, e conta com infraestrutura de apoio pedagógico em 43 polos, ambiente virtual de aprendizagem, além de tutorias presenciais e on-line.

Ingressantes têm direito a chip de telefonia móvel

Os candidatos aprovados vão receber chips de telefonia móvel para facilitar o acesso à internet gratuita. O chip oferece tecnologia 3G/4G ou superior, cobertura nacional, ligações locais e interurbanas ilimitadas, 30 SMS diários e um aplicativo personalizado compatível com iOS e Android.

O objetivo é apoiar o aprendizado e reduzir a evasão escolar, garantindo a todos uma conexão de qualidade. Com esse chip, cerca de 180 mil pessoas, entre alunos e tutores de projetos educacionais da Fundação Cecierj, terão acesso à internet ilimitada para acessar as plataformas de aprendizagem, além de 2 gigabytes extras.

Relação de cursos

O Vestibular Cederj 2025.1 oferecerá cursos nas áreas de Administração, Administração Pública, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Turismo, Sistemas de Computação, Segurança Pública e Gestão de Turismo.

Os aprovados serão alunos matriculados em uma das sete instituições de ensino superior do Consórcio Cederj: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).

Localização dos polos

O Cederj tem polos nas cidades de Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Búzios, Cabo Frio, Cantagalo, Cardoso Moreira, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Magé, Mangaratiba, Mesquita, Miguel Pereira, Miracema, Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Pinheiral, Piraí, Quatis, Resende, Rio Bonito, Rio das Flores, Rio das Ostras, Rio de Janeiro (Campo Grande e Rocinha), Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Teresópolis, Três Rios e Volta Redonda.

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Uesb libera consulta do local de prova do Vestibular 2025

Para verificar onde irá fazer a prova, é necessário informar o número do CPF cadastrado no ato da inscrição.

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Vestibular Uesb - vagas sisu

Os quase 11 mil candidatos inscritos no Vestibular Uesb 2025 já podem consultar o seu local de prova, clicando aqui. Para verificar onde irá fazer a prova, é necessário informar o número do CPF cadastrado no ato da inscrição.

O processo seletivo será aplicado nas cidades de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, nos dias 1º e 2 de dezembro. Os portões serão abertos às 7 horas e fechados às 8 horas, com horário de início das provas a partir das 8h10. Para ingressar na sala, o candidato deverá apresentar um documento de identificação oficial original, com foto e recente (confira a lista de documentos aceitos no Edital 252/2024).

No primeiro dia, os candidatos responderão questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Matemática, além de elaborar uma Redação. O segundo dia contará com conteúdos de Ciências Humanas (História, Geografia e Conhecimentos Contemporâneos) e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia). Além dos conteúdos trabalhados no Ensino Médio, serão cobradas três obras literárias e três filmes.

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Mais informações, acesse o site do Vestibular ou entre em contato com o Cebraspe, pelo sac@cebraspe.org.br, ou com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) pelo e-mail vestibular@uesb.edu.br; telefones (77) 3424-8607 e (77) 3424-8757; ou, ainda, pelo WhatsApp (73) 3528-9695.

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Último dia de inscrições abertas para o Processo Seletivo Enem-Unicamp 2025

As inscrições poderão ser feitas pela internet, com pagamento da taxa até o dia 29/11

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Unicamp divulga datas para solicitações de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2023

As inscrições para o processo seletivo Enem-Unicamp 2025 estão nos últimos dias e podem ser feitas até 25 de novembro de 2024, exclusivamente na página eletrônica da Comvest (https://www.comvest.unicamp.br/ingresso-2025/enem-2025/). Os interessados precisam preencher um formulário eletrônico e pagar a taxa de inscrição de 40 reais, até o dia 29 de novembro. Os candidatos que obtiveram isenção da taxa no Vestibular Unicamp 2025 também estão isentos nesta modalidade. O edital com as regras do processo está disponível no site oficial da Comvest.

São oferecidas 345 vagas, destinadas a três segmentos de inscrição: candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública (ou que tenham obtido a certificação do ensino médio pelo Enem até o ano de 2016 ou exames oficiais); candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública e sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas; 31 vagas reservadas a pessoas com deficiência. A lista de cursos e vagas está disponível no Edital. É possível fazer até duas opções de curso. Os candidatos poderão utilizar sua pontuação considerando-se exclusivamente a edição do Enem de 2024.

Candidatos que tenham cursado algum período do ensino médio em instituição privada, ainda que na condição de bolsista, não podem concorrer às vagas da modalidade Enem-Unicamp, exceto os candidatos optantes pela reserva de vagas para PCDs. Candidatos que tenham concluído algum curso de graduação ou pós-graduação em instituição pública (federal, estadual ou municipal) não podem concorrer na modalidade Enem-Unicamp.

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Assim como no Vestibular Unicamp, para ter direito às cotas por critério étnico-racial, os estudantes autodeclarados pretos ou pardos deverão possuir traços fenotípicos que os caracterizem como negro, de cor preta ou parda. Esses estudantes deverão preencher o campo específico de autodeclaração no formulário de inscrição e, caso convocados, deverão ser submetidos a uma Comissão de Averiguação, designada pela Diretoria Executiva de Direitos Humanos, para validação da autodeclaração. Os optantes pelas vagas indígenas deverão apresentar a documentação exigida pelo Edital, durante o procedimento de matrícula.

Candidatos com deficiência

Candidatos que desejam optar pelas cotas para PCDs precisarão comprovar, por meio da documentação exigida, atenderem ao perfil estabelecido no Edital do processo. O documento médico deverá:

-ter sido expedido no prazo máximo de cinco anos a contar da data de início da inscrição, por um especialista na área.
-conter a descrição da deficiência e o Código Internacional de Doenças (CID) ou Classificação Internacional de Funcionalidades (CIF), referente à deficiência devidamente detalhada e justificada pelo(a) profissional.
-ser preenchido com letra legível, pelo especialista na área, e conter sua assinatura e carimbo, com o respectivo registro no CRM e/ou no conselho de classe, sob pena de ser considerado documento inválido.

A análise dos documentos médicos apresentados será realizada por uma junta de especialistas designada pela Comvest, com a participação da Diretoria Executiva de Apoio ao Estudantil e da Diretoria Executiva de Direitos Humanos. O resultado da análise será divulgado na página da Comvest no dia 06 de janeiro de 2025.

Para a reserva de vagas para PCDs, as deficiências serão consideradas conforme caput do art. 2º da Lei Federal nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), os §§ 1º e 2º do art. 1º da Lei nº 12.764/2012 (Transtorno do Espectro Autista), o § 1º do art. 5º do Decreto Federal nº 5296/2004, o art. 4º do Decreto nº 3.298/1999 e o previsto na Súmula nº 377 do Superior Tribunal de Justiça.

Provas e convocação

As provas do Enem são de responsabilidade do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação.

Haverá até cinco chamadas para matrícula online. As datas do calendário de matrícula coincidirão com as datas das chamadas do Vestibular Unicamp 2025, cuja primeira convocação será no dia 24 de janeiro de 2025, para matrícula online nos dias 27 e 28 de janeiro de 2025.

Múltiplas Inscrições

Os interessados poderão se inscrever concomitantemente em mais de um dos sistemas de seleção da Unicamp para 2025 (Vestibular Unicamp, modalidade Enem-Unicamp, Vestibular Indígena, modalidade Vagas Olímpicas e Provão Paulista). Na época das chamadas, caso um candidato tenha sido convocado para matrícula em um mesmo cursona mesma chamada, no Vestibular 2025 e no Enem-Unicamp, a vaga a ser preenchida será a do vestibular. Caso um(a) candidato(a) tenha sido convocado para matricula em cursos diferentes, na mesma chamada, no Vestibular 2025 e no Enem-Unicamp, o candidato fará opção, no momento da matrícula. Ao efetivar a sua matrícula em um dos sistemas, o(a) candidato(a) será excluído(a), automaticamente, da lista de classificação dos demais sistemas de ingresso. Caso esteja inscrito(a) no mesmo curso, seja convocado(a) em qualquer sistema e não realize sua matrícula, terá seu nome excluído das chamadas em outros sistemas.

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