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Dicas para fazer uma redação nota 1000 no Enem 2021

A redação pode significar uma parte expressiva da nota é a parte fundamental para a composição das notas do Enem e dos vestibulares de todo o País, já que representa uma parte expressiva da pontuação final. Sendo assim, pode ser um componente eliminatório e uma peça-chave para destacar candidatos.
A produção de texto é muito valorizada pelas instituições de ensino, porque permite avaliar o domínio do estudante com relação ao tema, técnicas de escrita, a capacidade de organização de ideias e estruturação coerente do conteúdo, além das habilidades de argumentação, domínio do vocabulário e analogias às vivências de cada um.
Com a proximidade da realização do Enem 2021, a coordenadora de Redação do Poliedro Curso de São José dos Campos, Fabiula Neubern, sugere que cada candidato deve desenvolver a sua estratégia para a prova, ou seja, aquela que o deixa mais confortável.
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“Eu não recomendo que a redação seja deixada para o final da prova porque o aluno pode se perder com o tempo e não conseguir concluir o texto. Mas não vejo problema em ler o tema, anotar as primeiras ideias e deixar a cabeça trabalhar um pouco o amadurecimento do tema enquanto faz algumas questões objetivas. Afinal, várias ideias e referências podem aparecer na mente, enquanto questões objetivas são resolvidas”, explica Fabiula. “Para definir o melhor método, o ideal é manter o que foi testado nos simulados ao longo do ano e não mudar de estratégia no dia da prova, pois isso pode provocar ansiedade e prejudicar o desempenho. Em resumo, minha recomendação é a de que a candidata ou o candidato faça, na prova oficial, aquilo que se acostumou a fazer durante o treinamento”, conclui a coordenadora.
Estar atento à estrutura exigida por cada vestibular ou exame – “No Enem, por exemplo, o texto deve ter introdução, com tese, desenvolvimento argumentativo e conclusão com proposta de intervenção. Então, o primeiro passo, após análise da proposta, é entender se a frase temática é um problema ou uma questão que deve ser problematizada”, diz Neubern. Isso é importante porque a argumentação girará em torno das causas e consequências do problema que será solucionado via proposta de intervenção.
Para ajudar os estudantes em preparação para o Enem, a coordenadora dá o passo a passo para conquistar uma boa nota na redação:
1. Leia a frase temática sublinhando as palavras-chave, ou seja, delimite o tema e o seu recorte. Nessa leitura já é possível identificar se o tema trouxe o problema a ser discutido ou não;
2. Na leitura da coletânea, destaque as causas e consequências do problema tematizado, pois isso ajudará na composição da tese.
3. Anote as ideias de repertório que surgirem na mente durante a leitura;
4. Faça o projeto de texto, considerando a tese, as ideias centrais dos argumentos e os elementos da proposta de intervenção (agente, ação, modo/meio, efeito e detalhamento). Decida quantos, quais e em que momento do texto aparecerão os repertórios;
5. Escreva o rascunho atentando-se ao desenvolvimento completo dos argumentos e à produtividade do repertório;
6. Faça ajustes e revisão gramatical;
7. Passe a limpo na folha oficial e, depois, faça uma última revisão gramatical.
Confira cinco assuntos indicados pela equipe de redação do Poliedro Curso para prováveis temas neste ano:
1. Educação financeira
2. O trabalho no século XXI e em meio à pandemia
3. Adoção
4. Sedentarismo e obesidade
5. Acesso à internet
O Poliedro criou um e-book com 5 redações comentadas para inspirar e ajudar os candidatos.
Redação nota 1000 no Enem 2021
Veja um modelo redigido pela coordenadora do Poliedro Curso, Fabiula Neubern:
Na obra intitulada Sociedade do Cansaço, o filósofo Byung-Chul Han analisa a contemporaneidade e uma de suas marcas principais: a exaustão oriunda de uma cultura da alta performance e da produtividade que desemboca em problemas de saúde mental. Nesse sentido, a autocobrança por desempenho e felicidade desse modelo seriam responsáveis por um estado constante de sofrimento psíquico. Quando a sociedade não compreende esse contexto, passa a estigmatizar doenças mentais, comportamento que é causado pela desinformação e pelo preconceito, os quais criam barreiras para que esse modelo seja repensado e, ao mesmo tempo, impedem que aqueles que precisam de tratamento recebam a atenção devida e o respeito necessário.
Esse modelo de vida que se exaure em cobrança é alimentado pelas redes sociais. Assim, os feeds estão repletos de sorrisos e prazer, ao passo que a realidade de muitos está cheia de angústia, ansiedade e dor. Esse imperativo da felicidade, conjugado à falta de informação e preconceito a respeito das diferenças entre o sofrimento humano e as doenças mentais fazem com que muitos que precisam de tratamento não procurem ajuda, pois são vistos como “frescurentos” e “fracos”. Enquanto isso, alimenta também a negligência e a precariedade das políticas de tratamento.
Além disso, tal estigmatização é agravada pelo descaso governamental. O corte de verbas destinadas aos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) recentemente noticiado é uma validação institucional do desprezo pelas pessoas psicoatípicas. Nesse contexto, há 11,5 milhões de brasileiros depressivos, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, os quais precisam de ajuda, mas acabam tendo sua inserção social ainda mais comprometida. Dessa forma, o abandono do Estado endossa discursos capacitistas, responsáveis por taxar essas pessoas de “loucas”, “retardadas”, entre outros exemplos do uso da língua, que reforçam esse preconceito e que vão contra os ideais de igualdade que pautam sociedade democráticas.
Portanto, é fundamental que o estigma relacionado às doenças mentais existente na sociedade brasileira seja combatido. Nesse sentido, de imediato, o Governo Federal deve retomar as verbas às Caps e aprofundar as políticas públicas de tratamento das doenças mentais. Além disso, as escolas, em todos os níveis, ou seja, do ensino infantil ao universitário, devem promover o acolhimento e o mapeamento do tema, por meio de uma educação crítica e informativa a respeito do que é sofrimento e do que é doença. Isso pode acontecer em palestras, que expliquem o capacitismo, rodas de conversa para diferenciar terapia, voltada ao sofrimento, e programas de tratamento psiquiátrico, voltados ao controle das doenças, por exemplo. Somente assim será possível oferecer ajuda a quem precisa, combater a estigmatização e repensar nosso modelo de vida, analisado por Byung-Chul Han, que cada vez mais nos torna doentes.
Observações: o texto acima foi escrito de maneira a simular a experiência do vestibular e seguindo as orientações que são transmitidas aos alunos do Poliedro Curso. Portanto, o tempo de elaboração ficou em 1h30 minutos. As etapas de elaboração foram: leitura do tema e anotação das primeiras ideias, planejamento textual, rascunho, revisão e digitação.
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UNICAMP divulga lista de obras de leitura para os próximos vestibulares
Entre as novas obras indicadas, estão autoras e autores como Gabriel Garcia Marquez, Raquel de Queiróz e Olinda Beja, dentre outros.

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) anunciou as novas listas de leituras indicadas para os estudantes para os próximos três anos do Vestibular Unicamp, a partir da edição de 2027. A cada ano, são indicadas nove obras para leitura, sendo sempre três novas obras em relação ao ano anterior. O objetivo da divulgação com antecedência é permitir o planejamento às escolas e que os vestibulandos tenham um tempo maior para se preparar para as provas. As listas estão disponíveis na página da Comvest na internet (https://www.comvest.unicamp.br/lista-de-obras/) e apresentadas abaixo. A lista para o Vestibular 2026, a ser realizado este ano, já havia sido divulgada e também está disponível na página da Comvest.
Novas obras
Passam a fazer parte das próximas listas, nove novas obras de leitura obrigatória: para a edição de 2027, passam a integrar a lista, as seguintes obras: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; Canções escolhidas, de Paulo César Pinheiro e Os funerais da Mamãe Grande, de Gabriel Garcia Márquez. Para o Vestibular Unicamp 2028, as novas obras são: O direito à literatura (capítulo de Vários Escritos), de Antonio Candido; Os quinze, de Raquel de Queiróz e Quarenta dias, de Maria Valéria Rezende. No Vestibular Unicamp 2029, as novas obras selecionadas são: Broquéis, de Cruz e Souza; Lésbia, de Maria Benedita Bormann; Chá do príncipe, de Olinda Beja.
Sobre a presença de obras estrangeiras na lista, a banca de literatura destacou que a escolha dialoga com a perspectiva sinalizada pela Base Nacional Comum Curricular e explicou que, nesse sentido, tanto a literatura africana como a latino-americana, estão representadas por duas coleções de contos: Os funerais da Mamãe Grande, do escritor colombiano Gabriel García Márquez, e Chá do príncipe, da escritora santomense Olinda Beja.
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Já em relação à adoção, no gênero poesia, das canções de Paulo César Pinheiro, de acordo com a banca, a ideia é expandir a experiência dos estudantes de ensino médio com a literatura, considerando, por exemplo, o lirismo intenso e uma profunda inquietação política e social presentes na obra e que mesclam um refinado trabalho com a linguagem a recursos da poesia popular e da oralidade.
Dentre as obras clássicas da literatura brasileira que passam a fazer parte das litas estão Memórias Póstumas de Brás Cubas, de 1881, considerada pela banca como um divisor de águas na obra de Machado de Assis e na própria literatura brasileira do século XIX; e O Quinze, romance de estreia de Rachel de Queiroz, publicado em 1930, considerada uma obra marcante naquilo que veio a ser a vertente regionalista do modernismo brasileiro.
Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2027
*as obras em negrito são aquelas inseridas como novas
Autores | Obras |
Ailton Krenak | A vida não é útil |
José Paulo Paes | Prosas seguidas de odes mínimas |
Caio Fernando Abreu | Morangos mofados (Contos escolhidos)* |
Lima Barreto | Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá |
Chimamanda Ngozi Adichie | No seu pescoço |
Conceição Evaristo | Olhos d’água |
Machado de Assis | Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Paulo César Pinheiro | Canções escolhidas** |
Gabriel García Márquez | Os funerais da Mamãe Grande |
Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2028
Autores | Obras |
José Paulo Paes | Prosas seguidas de odes mínimas |
Lima Barreto | Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá |
Chimamanda Ngozi Adichie | No seu pescoço |
Machado de Assis | Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Paulo César Pinheiro | Canções escolhidas** |
Gabriel García Márquez | Os funerais da Mamãe Grande |
Antonio Candido | O direito à literatura |
Raquel de Queiróz | O quinze |
Maria Valéria Rezende | Quarenta dias |
Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2029
Autores | Obras |
Machado de Assis | Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Paulo César Pinheiro | Canções escolhidas** |
Gabriel García Márquez | Os funerais da Mamãe Grande |
Antonio Candido | O direito à literatura |
Raquel de Queiróz | O quinze |
Maria Valéria Rezende | Quarenta dias |
Cruz e Souza | Broquéis |
Maria Benedita Bormann (Délia) | Lésbia |
Olinda Beja | Chá do príncipe |
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Inscrições para o Vestibular Univesp 2025 terminam em 7 de abril
O Vestibular Univesp 2025 oferece 22.935 vagas, destinadas a 432 polos, de 373 municípios (capital, interior e litoral).

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), está com as inscrições abertas para 22.935 vagas do Vestibular anual 2025, destinadas a 432 polos, de 373 municípios (capital, interior e litoral).
São oferecidos nove cursos gratuitos: Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação (Eixo de Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção).
As inscrições terminam no dia 07/04/25, às 23h59, e devem ser feitas pelo site: vestibular.univesp.br. O custo da inscrição é de R$ 47,50.
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Para participar, não há limite de idade, basta ter concluído o ensino médio ou com o término previsto até o período da matrícula. No preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos devem cumprir todas as etapas previstas, responder o questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais. Também será possível, caso queiram, fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2022, 2023 e 2024, para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrados à nota final. No vestibular, também haverá o Sistema de Pontuação Acrescida para Pretos, Pardos e Índios (PPI) e para alunos que estudaram o Ensino Médio em escolas públicas.
A prova (objetiva e redação) ocorrerá no dia 18/05, às 13h, e os locais oficiais serão divulgados no dia 09/05, a partir das 10h.
O início das aulas está previsto para o final de julho de 2025. Neste ano, a Univesp ofertou ainda 2.631 vagas para o Provão Paulista. Os aprovados também ingressam em julho.
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Centro Universitário São Camilo abre inscrições para o Processo Seletivo 2025.2 do curso de Medicina
As inscrições para o curso de Graduação em Medicina do Centro Universitário São Camilo estarão abertas até o dia 15 de maio de 2025.

As inscrições para o curso de Graduação em Medicina do Centro Universitário São Camilo estarão abertas até o dia 15 de maio de 2025. O edital, que oferece 90 vagas, sendo duas reservadas para o Processo Seletivo – IB e duas para o ABITUR, já está disponível. O curso, com duração mínima de 12 semestres, terá início no 2º semestre de 2025, em período integral. Podem se candidatar aqueles que possuem o Certificado de Conclusão do Ensino Médio, e a seleção será baseada no desempenho no vestibular.
Como se inscrever
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.vunesp.com.br. Os interessados precisam preencher a ficha de inscrição e pagar uma taxa de R$ 440,00, por meio de boleto bancário.
Processo seletivo
O exame será em única fase e a prova será realizada em 8 de junho de 2025, das 14h às 19h, em unidades do Centro Universitário. Os resultados serão divulgados nos sites da Vunesp (www.vunesp.com.br) e do Centro Universitário São Camilo (www.saocamilo-sp.br), conforme o seguinte cronograma:
- 1ª chamada: 8 de julho de 2025, a partir das 16h.
- 2ª chamada: 16 de julho de 2025, a partir das 16h.
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Candidatos convocados na segunda chamada devem confirmar interesse em vagas remanescentes no site da Vunesp, entre 10h de 9 de julho e 18h de 11 de julho de 2025.
A confirmação de interesse por eventuais vagas remanescentes será considerada condição obrigatória para os candidatos que não foram convocados para a 1ª Chamada concorrerem às chamadas subsequentes, obedecidos a ordem de classificação e o termo de interesse de vaga.
Sobre o curso
O curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo é reconhecido pela excelência na formação médica. Com nota 4 no ENADE e conceito 4 no CC (segundo o MEC), o curso também foi acreditado pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas do Conselho Federal de Medicina (SAEME-CFM) , recebendo um selo de prestígio internacional. Essa acreditação, reconhecida pela World Federation of Medical Education, permite que os egressos se candidatem a residências médicas na Europa, EUA e Canadá.
As aulas práticas começam já no 2º semestre, com atividades em laboratórios de alta tecnologia e estágios em Unidades Básicas de Saúde, hospitais e centros de especialidades próprios e conveniados. Um dos destaques é a Clínica-escola PROMOVE São Camilo, que oferece assistência à população socioeconomicamente vulnerável e promove formação multiprofissional.
Programas de Residência Médica
Além da graduação, o Centro Universitário São Camilo oferece programas de Residência Médica em áreas como Anestesiologia, Clínica Médica, Geriatria, Cirurgia Geral, Radiologia, Terapia Intensiva, Mastologia, Oncologia, Medicina Paliativa e Dor. Esses programas são aprovados pelo Ministério da Educação e incentivam a continuidade da formação dos egressos sob a base Camiliana.
Mais informações
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