Siga-nos!

Destaque

A Mauá explica: 15 contribuições do Design para a sociedade que, provavelmente, você não sabia!

Publicado

em

A Mauá explica: 15 contribuições do Design para a sociedade que, provavelmente, você não sabia!

Quando estamos em fase de descobrirmos a nossa vocação, fazemos alguns questionamentos buscando esclarecer nossas impressões pessoais sobre determinadas profissões e o dia a dia desse(a) profissional: “O que eu gosto de fazer?”

Para ajudar nessa difícil decisão, ainda mais vivendo num tempo de incertezas como este da Pandemia que enfrentamos, sugerimos que tente mudar um pouco sua perspectiva: “Como a profissão que anseio exercer contribui para a sociedade?”

Mas primeiro, vamos à pergunta principal: você tem uma visão clara sobre a função de um(a) profissional de Design?

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Além de sugerirmos que assista ao vídeo da Mauá, “Descobrindo o Design”, vamos buscar explicar, a seguir, a importância do(a) designer!

Design, de uma maneira geral, significa PROJETO. Logo, o(a) seu profissional trabalha para resolver os problemas da sociedade por meio do desenvolvimento de produtos e serviços usuais e atrativos, auxiliando tanto a área de Engenharia (técnica) quanto as áreas de Gestão/Administrativa/Comercial das corporações.

Há alguns tipos de Design, como o Design Gráfico e o Design de Produtos. Vamos às diferenças:

Design Gráfico trata o projeto da Identidade Visual, da marca, do logotipo, e das representações bidimensionais de um projeto;

Design de Produtos, como o próprio nome sugere, já tem o foco no produto , na criação de uma solução que será representada tridimensionalmente para posteriormente ser produzida em escala industrial.

O(a) designer de produtos tem 3 importantes missões nas corporações, pois trará insights quanto à Factibilidade, ou seja, provará se o produto realmente poderá ser produzido com a tecnologia atual ou até mesmo prever mudanças cabíveis num futuro próximo; estudará a sua Viabilidade, mostrando se o produto poderá se transformar em um negócio autossustentável, e se isso será alcançado a curto ou longo prazo; além disso, contribuirá para a Desejabilidade, trabalhando para que aquele produto supra os desejos e as necessidades de seus possíveis usuários.

Dito isso, trazemos agora 15 contribuições do(a) profissional do Design para a sociedade que você provavelmente não percebia, relacionadas pela professora Claudia Facca, coordenadora do curso de Design da Mauá, e professor Everaldo Pereira.

Design Thinking: uma abordagem centrada no ser humano voltada para a inovação, que usa ferramentas dos designers para integrar às necessidades das pessoas, às possibilidades da tecnologia e aos requisitos para o sucesso dos negócios;

Design de Produtos: criação e desenvolvimento de novos produtos e bens de consumo que serão produzidos em pequena, média ou larga escala, de forma artesanal ou industrial;

Design Gráfico: criação e desenvolvimento de projetos gráficos para identidades visuais, publicações, anúncios e vinhetas de TV e internet destinados à comunicação;

Design de Serviços: criação e desenvolvimento de soluções em serviços e novos negócios, transformando a posse em uso, muitas vezes de forma compartilhada;

Design Digital: criação e desenvolvimento de aplicativos, sites, jogos eletrônicos para computadores, celulares, tablets ou consoles de videogames;

Design de Interfaces (UX – User Experience e UI – User Interface): criação e desenvolvimento de soluções para possibilitar e melhorar as experiências e interações entre produtos/serviços e usuários;

Design de Moda: criação e desenvolvimento de acessórios, roupas e calçados ou até uma coleção completa;

Design de Interiores: planejar, organizar e decorar espaços, escolhendo e/ou combinando os diversos elementos de um ambiente, estabelecendo relações estéticas e funcionais;

Food Design (Design de Alimentos): criação e desenvolvimento de soluções relacionadas ao comer e aos produtos alimentícios;

Design Instrucional: criação e desenvolvimento de soluções pedagógicas que trata do conjunto de métodos, técnicas e recursos utilizados em processos de ensino-aprendizagem, principalmente considerando o momento de pandemia e da educação mediada por tecnologia;

Design Estratégico: aplicação do pensamento do design como gestão e/ou estratégia de inovação na cadeia de valor do negócio;

Design da sinalização: tanto de identificação como de orientação, de áreas e prédios, como hospitais e parques;

Design de informação, como os infográficos, que organizam e facilitam o acesso das pessoas a um grande volume de dados;

Design de marcas e embalagens, que criam diferenças entre as opções de empresas e facilitam a busca e seleção de produtos e serviços;

Design de ícones digitais, como os emojis, que facilitam e agilizam a conversação, reduzindo uma ideia complexa de se escrever para um visual de fácil entendimento.

O curso de Design da Mauá é totalmente voltado para a prática, com o desenvolvimento de projetos em todos os semestres, do início ao fim. Todos eles são desenvolvidos com empresas parceiras de diversos setores (Automotivo, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos, Embalagens, Mobiliário, Moda e Acessórios, Serviços, Games e Entretenimento, entre outros) que trazem para a academia problemas reais do mercado que serão solucionados por equipes de alunos e professores criativos e competentes. Essas equipes multidisciplinares fortalecem o tripé da inovação, mote estratégico da instituição, com a integração entre as áreas de Design, Engenharia e Administração.

Ser designer Mauá é contar com um curso reconhecido com nota máxima no MEC e que permite ao aluno dupla Diplomação, graças à parceria com a De Montfort University – DMU, Inglaterra!

INSCREVA-SE NO VESTIBULAR MAUÁ 2022!

Cursos de Administração, Ciência da Computação, Design, Engenharias e Sistemas de Informação. Concorra a 60 bolsas de estudo integrais, válidas para todo o curso.

Acesse: maua.br/vestibular

Destaque

Últimos dias para se inscrever no Vestibular 2025 da Mauá

Se ainda não se inscreveu ao Vestibular 2025 do Instituto Mauá de Tecnologia, agora é a hora. Inscrições até 03 de dezembro.

Publicado

em

por

vestibular mauá

O Vestibular 2025 da Mauá oferece diferentes processos seletivos para atender aos mais variados perfis de candidatos. Você pode optar pelas seguintes modalidades:

Prova Online

Realize sua prova de casa, em 04 de dezembro, às 15h. Uma prova de três horas de duração, para você garantir sua vaga de forma prática e segura.

Nota do Enem

Se você fez o Enem, também pode utilizar sua nota obtida em 2021, 2022 ou 2023 para ingressar diretamente em seu curso na Mauá. Serão oferecidas bolsas de estudos válidas para todos os cursos — tanto parciais (50%) quanto integrais (100% ). Consulte as condições aqui.

Certificação internacional

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Possui um diploma de cursos internacionais? Você pode usar essa certificação como parte do processo seletivo, junto a uma redação a ser realizada em 04 de dezembro às 15h. A duração para realização é de 1 hora.

Competições e Olimpíadas

Se você participou de competições científicas ou olimpíadas de conhecimento, também pode garantir sua vaga utilizando seus resultados nesta, junto a uma redação a ser realizada em 04 de dezembro às 15h. A duração para realização é de 1 hora.

Reaproveitamento do Vestibular de Inverno 2024

Para quem já fez a prova do vestibular que foi realizado na metade do ano passado, nós também temos a opção de reaproveitar sua nota obtida nele, facilitando seu ingresso para o curso desejado.

Além das diversas formas de ingresso, a Mauá oferece uma série de diferenciais que a tornam única e reconhecida nacionalmente, entre eles:

  • Excelência acadêmica: a Mauá é uma instituição tradicional (com 63 anos de história), focada em formar profissionais preparados para os desafios do mercado de trabalho;
  • Infraestrutura de ponta: nossos alunos contam com mais de 130 laboratórios modernos, equipamentos de última geração e infra que acompanha as inovações tecnológicas, garantindo uma formação de qualidade;
  • Corpo docente qualificado: com professores experientes, mestres e doutores em sua área de atuação, a Mauá oferece ensino com alto nível acadêmico, o que se reflete no sucesso profissional de seus formandos;
  • Parcerias internacionais: a Mauá promove uma intensa troca de conhecimento com empresas e universidades ao redor do mundo, criando oportunidades de estágio, intercâmbio e projetos de pesquisa.

Além disso, a Mauá oferece cursos de graduação nas áreas de Tecnologia, Artes Aplicadas, Engenharia e Negócios, preparando os alunos para uma carreira de sucesso, seja no Brasil ou no exterior. As opções de cursos são:

  • Administração
  • Relações Internacionais
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Design
  • Inteligência Artificial e Ciência de Dados
  • Engenharia Civil
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia de Produção

As inscrições para o Vestibular Mauá 2025 continuam abertas em: maua.br/vestibular

Não perca!

Continue lendo

Destaque

FUVEST divulga notas de corte da primeira fase do Vestibular 2025

O curso de Medicina teve a maior nota de corte em ampla concorrência, com 79 pontos

Publicado

em

por

Gabarito Vestibular Fuvest 2023 - Lista de Aprovados USP

As notas de cortes de todos os cursos disponíveis no Vestibular FUVEST 2025 já podem ser conferidas aqui.

O curso de Medicina teve a maior nota de corte em ampla concorrência, com 79 pontos, seguido por Engenharia Aeronáutica, com 73 pontos, e Relações Internacionais e Psicologia (São Paulo), ambas com 66 pontos.

A lista de aprovação para a segunda fase e os locais de prova serão divulgados no dia 2 de dezembro, a partir das 12h. As provas da segunda fase ocorrem nos dias 15 e 16 de dezembro.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A Fuvest alerta que há casos de candidatos que, não tendo obedecido os comandos dos fiscais de sala a respeito do encerramento da prova, continuaram a preencher gabarito e que, por isso, serão desclassificados mesmo que tenham atingido pontuação maior que a indicada pela nota de corte.

As dez maiores notas de corte na modalidade ampla concorrência do vestibular FUVEST 2025:

  1. Medicina: 79 pontos;
  2. Engenharia Aeronáutica: 73 pontos;
  3. Relações Internacionais: 66 pontos;
  4. Psicologia (São Paulo): 66 pontos;
  5. Psicologia (Ribeirão Preto): 65 pontos;
  6. Engenharia Elétrica e de Computação: 65 pontos;
  7. Engenharias: 64 pontos;
  8. Direito: 63 pontos;
  9. Audiovisual: 63 pontos;
  10. Computação: 63 pontos.
Continue lendo

Destaque

UFPR abre inscrições do Processo Seletivo Simplificado Enem

As 704 vagas estão distribuídas em cursos da UFPR em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.

Publicado

em

por

Vestibular UFPR 2024 Calendário

O Processo Seletivo Simplificado Enem (PSS Enem) é um mecanismo alternativo de acesso aos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As vagas ofertadas por meio desse processo são remanescentes do Vestibular e visam facilitar o acesso de estudantes e reduzir o número de vagas ociosas na universidade.

PSS ENEM

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 20 de janeiro de 2025, no site do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br).

A seleção é feita pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e podem se inscrever estudantes que tenham realizado o Enem entre 2020 e 2024 e que concluam o Ensino Médio até o fim do prazo para envio dos documentos para registro acadêmico (10 de fevereiro).

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As 704 vagas estão distribuídas em cursos da UFPR em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.

Continue lendo