Siga-nos!

Destaque

Atividades Extracurriculares: desafios práticos aquecem os alunos para o mercado de trabalho

A Mauá apoia o aluno a desenvolver habilidades e competências essenciais à sua formação, além de colocar todo o seu conhecimento na prática

Publicado

em

A Mauá apoia o aluno a desenvolver habilidades e competências essenciais à sua formação, além de colocar todo o seu conhecimento na prática e ainda fazer muito networking: aqui são oferecidas dezenas de atividades extracurriculares, de competição acadêmica, coletivos e entidades, tudo para preparar o nosso estudante para os mais diversos desafios.

Conheça as opções!

AERODESIGN MAUÁ (@imt_aerodesign)

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Trata-se de um desafio em que uma ou mais equipes são formadas anualmente para competir com times de outras instituições de Engenharia do Brasil e do exterior no CTA, em São José dos Campos (SP). Alunos de todos os cursos da Engenharia podem participar, pois a atividade é multidisciplinar e extracurricular.

CONCRETO MAUÁ (@concreto.maua)

O concreto é o segundo material mais consumido no mundo, logo depois da água. Em 100 anos o concreto superou todos os limites e fronteiras do conhecimento em Arquitetura e Engenharia Civil e ainda continua em franco progresso, não sendo possível prever seu substituto.
Foi criada uma atividade acadêmica para estimular os alunos a pensarem sobre os diversos aspectos que envolvem o projeto e a execução de obras em concreto, tais como sua segurança, durabilidade, estética, funcionalidade, integração ao entorno e impacto ao meio ambiente.

COMPÓSITOS MAUÁ

A equipe Compósitos Mauá foi criada para participar do Desafio SAMPE, promovido pela Sociedade para o Avanço de Materiais e Engenharia de Processos, que tem como objetivo proporcionar aos alunos de instituições de ensino de todos os cursos relacionados às áreas de Tecnologia de Materiais uma experiência real de projeto de uma estrutura de material composites, obedecendo regras e especificações pré-estabelecidas. Os projetos são avaliados, anualmente, por uma banca de profissionais respeitados na indústria de composites, durante a Feiplar Composites & Feipur.

ECO MAUÁ (@eco_maua)

Os alunos da Mauá podem participar de uma atividade de competição acadêmica em que os futuros engenheiros e designers são desafiados a criarem veículos mais econômicos e ecológicos. Além da eficiência energética, questões como inovação tecnológica, segurança do piloto e impacto ambiental são determinantes para a avaliação das equipes.

KIMAUÁNISSO: ROBÓTICA MAUÁ (@kimauanisso)

O time nasceu para estimular e impulsionar pesquisas e publicações de artigos científicos por meio de competições estudantis de Robótica. Esse programa é multidisciplinar e envolve áreas do conhecimento como Robótica, Computação, Eletrônica, Automação, Inteligência Artificial, Processamento de Imagem e Mecânica.

MAUÁ E-SPORTS (@esportsmaua)

Mauá e-Sports é a equipe de esportes eletrônicos que representará a Mauá em jogos como League of Legends, Counter Strike, Fifa e Clash Royale.

O time visa competir, inicialmente, no cenário universitário e deseja mostrar que o e-Sports vai além de um simples jogo, pois possui um público de milhões de espectadores ao redor do mundo e a sua infraestrutura é muito complexa, integrando diversos campos profissionais, como Engenharia, Design e Administração.

GRAVITY RACING MAUÁ (@gravitymaua)

A Gravity Racing é uma competição de velocidade entre veículos sem motor, desenvolvidos por universidades, que competem entre si ou contra o relógio descendo uma ladeira.

BAJA MAUÁ (@bajamaua)

O time tem o objetivo de construir um veículo off road para participar de competições organizadas pela SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade).

MAUÁ RACING (@mauaracing)

Essa equipe constrói veículos tipo Fórmula para competir nos eventos promovidos pela SAE Brasil!

INOVA MAUÁ (@inovamaua)

Trata-se de uma atividade acadêmica com foco em desenvolvimento de ideias e projetos inovadores e sustentáveis, buscando sempre envolver nossos pilares em seus desafios!

Com diversas pesquisas, muito estudo e experimentos, nossos alunos e alunas verificam se as suas ideias são aplicáveis na prática. Quando conquistam o sucesso nos desenvolvimentos, seus trabalhos são levados a competições acadêmicas, feiras e eventos internos e externos, onde divulgam suas ideias e avanços.

MAUÁ BUSINESS CLUB (@mauabusinessclub)

A entidade foi fundada em 2018 e busca aprimoramento dos conhecimentos nas áreas de consultoria estratégica e mundo dos negócios. São criados grupos de estudos para solução de casos e compartilhamento de conhecimento, além de encontros, eventos e muito networking!

MAUÁ JR. (@mauajr)

A Mauá Jr. é uma associação civil sem fins lucrativos que oferece consultoria para clientes. Tenha a oportunidade de ganhar experiência em Administração Empresarial e no desenvolvimento de projetos nas áreas de Engenharia, Tecnologia da Informação e Design para inspirar seu lado empreendedor e para se preparar para entrar aquecido no mercado de trabalho!

ENACTUS MAUÁ (@enactusmaua)

A Enactus é uma organização estudantil internacional sem fins lucrativos que reúne estudantes e líderes de negócios com o desejo de desenvolver projetos sociais por meio da Ação Empreendedora, com o objetivo de sanar as necessidades de comunidades carentes em 3 pilares: Econômico (geração de renda), Social (empoderamento e desenvolvimento da comunidade) e Ambiental (não agressão ao meio ambiente).

IMT FINANCE (@imtfinance)

Fundada em 2018, a IMT Finance representa a liga de investimentos da Mauá que capacita os alunos que se interessam pelo mercado financeiro tanto em nível básico, quanto em níveis mais avançados, por meio da elaboração de cases mais complexos de grande impacto acadêmico e da presença nas principais competições universitárias.

Além disso, a liga também é responsável por promover o contato entre os associados e nomes renomados do mercado financeiro, seja por palestras ou consultorias estratégicas, aproximando-os do mercado desde o início da graduação.

MAUÁ SOCIAL (@mauasocial)

A Mauá Social é uma entidade de trabalho voluntário sem fins lucrativos voltada a todos os tipos de ações sociais, envolvendo creches, asilos, abrigos, moradores de rua, orfanatos, centro de apoio a pessoas com maiores necessidades, comunidades ou em qualquer lugar que precise de ajuda! Além disso é responsável por campanhas de arrecadação ao longo do ano e palestras voltadas a ações sociais realizadas no IMT.

DIVERSIDADE MAUÁ (@diversidademaua)

Coletivo feito para acolher as pessoas da comunidade LGBTQIA+, resolver qualquer situação desconfortável e trazer informações para aqueles que querem conhecer mais sobre a comunidade.

POCKETS MAUÁ (@pocketsmaua)

Missões Universitárias do Dunamis Movement, um movimento cristão, para-eclesiástico cujo foco é um avivamento sustentável.

COLETIVO MARIE CURIE MAUÁ (@coletivomariecuriemaua)

Coletivo feito para ser um ambiente acolhedor para as meninas da Mauá, um lugar para conversar e desabafar.

HPA – HUMAN-POWERED AIRCRAFT

Um HPA-IMT é uma aeronave movida exclusivamente à potência humana ou Human-Powered Aircraft. Na Mauá HPA é um tema prático de Projetos e Atividades Especiais (PAEs), objeto principal de dedicação dos alunos da disciplina de Projeto Básico de Aeronaves e ainda um objeto de desenvolvimento de vários Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). O HPA-IMT, denominado Tuiuiú, passou a ser mais seriamente estudado e projetado pelos alunos de Engenharia e Design, a partir de 2017.

HAB MAUÁ (@apollo_maua)

O objetivo deste projeto multidisciplinar é a concepção e construção de um Balão de Alta Altitude, o HAB-Mauá, com o intuito de lançar na atmosfera experimentos científicos da área aeroespacial e também astrobiologia. O HAB-MAuá desafia os alunos a obterem uma experiência hands on durante aproximadamente um ano. Os participantes vivenciam as etapas de concepção dos subsistemas eletrônicos e mecânicos, do processo de integração e teste desses subsistemas, do desenvolvimento de toda a documentação do projeto e, por fim, da operação real do equipamento. Neste sentido, o HAB-Mauá engloba todas as etapas de um projeto de engenharia.

NAE MAUÁ (@naemaua)

O NAE Mauá, Núcleo Abenge Estudantil, fundado em 2020, é uma associação civil sem fins lucrativos caracterizada por ser um movimento de estudantes do Instituto Mauá de Tecnologia somado a esforços de professores, que busca incentivar os alunos a serem protagonistas em sua educação, proporcionando uma comunicação mais efetiva com os docentes e criando projetos para compartilhar informações e desenvolver habilidades que serão necessárias para a vida pessoal e profissional dos alunos.

BATERIA MAUÁ CLUBE DA MANGA (@bateriamauaclubedamanga)

A Bateria Mauá – Clube da Manga nasceu para promover alegria e descontração às apresentações da instituição e para propagar o conhecimento e amor pela cultura e pela música!

Conheça também as entidades estudantis com ingresso por meio de votação!

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA ACADÊMICA BARÃO DE MAUÁ – AAABM (@gaspar_maua)

Fundada em 1962, a Atlética é responsável por treinos e eventos, esportivos e sociais. Sua sede está localizada atrás do Centro Acadêmico.

Conheça alguns times: Rugby Mauá; Rugby Feminino Mauá; Red Ghosts; Handebol Mauá

CENTRO ACADÊMICO MAUÁ (@camaua)

O Centro Acadêmico Escola de Engenharia Mauá (CAEEM), fundado em 30 de agosto de 1962, é o órgão oficial de representação dos alunos.

Na sede do CAEEM, com aproximadamente 300m² de área útil, há um Centro de Vivência, local onde os alunos se reúnem para lazer.

Clique aqui e fique sempre por dentro das novidades!

VESTIIBULAR MAUÁ 2022

INSCREVA-SE NO VESTIBULAR MAUÁ 2022! Cursos de Administração, Ciência da Computação, Design, Engenharias e Sistemas de Informação. Concorra a 60 bolsas de estudo integrais, válidas para todo o curso. Acesse agora: maua.br/vestibular

Destaque

Vestibular de Medicina da Faculdade FACERES recebe inscrições até 17/4

A Faculdade de Medicina FACERES se destaca pelo compromisso exclusivo com a formação de médicos altamente qualificados.

Publicado

em

por

Vestibular de Medicina Faceres

A Faculdade de Medicina FACERES se destaca pelo compromisso exclusivo com a formação de médicos altamente qualificados. A instituição é reconhecida pelo MEC com nota máxima (5) no recredenciamento.

A dedicação exclusiva ao curso de medicina proporciona um ambiente acadêmico voltado inteiramente para o desenvolvimento técnico e humano dos futuros médicos.

O curso de medicina da FACERES é reconhecido pelo SAEME (Sistema de Acreditação de Escolas Médicas), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela World Federation for Medical Education (WFME).

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A FACERES tem um alto índice de aprovação em residência médica, com 80% de resultados positivos anuais em instituições de todo o Brasil.

Seu projeto pedagógico moderno, alinhado às melhores práticas mundiais, inclui metodologias ativas de ensino, iniciação científica e formação em LIBRAS.

A instituição é pioneira no interior paulista ao obter a certificação ISO 9001 e está entre as quatro faculdades de medicina do Brasil a conquistar esse reconhecimento.

Infraestrutura de ponta e oportunidades internacionais

Com uma das mais completas infraestruturas do país, a FACERES possui 25 laboratórios projetados exclusivamente para o ensino médico, um dos maiores centros de simulação do Brasil e o 3º maior centro de capacitação em atendimento ao trauma pelo Colégio Americano de Cirurgiões (ATLS).

Além disso, conta com mais de 1.600 leitos disponíveis para estágios e internato, além de oito hospitais e quatro UPAs à disposição dos alunos.

A experiência internacional também é um diferencial, com programas de intercâmbio em universidades da Europa, América Latina e África, proporcionando uma visão global da medicina e ampliando as oportunidades de crescimento acadêmico e profissional dos estudantes.

Certificações internacionais que fazem a diferença

A FACERES oferece capacitações exclusivas a todos os formandos, incluindo certificações de suporte à vida pela American Heart Association (BLS, ACLS e PALS) e a certificação ATLS pelo American College of Surgeons.

Esses treinamentos são reconhecidos internacionalmente e já estão inseridos na matriz curricular, garantindo que o aluno se forme com habilidades essenciais para atuar em emergências e cuidados intensivos.

Localização privilegiada e inserção na prática médica desde o primeiro semestre

Situada em São José do Rio Preto, polo nacional de saúde, a Faculdade de Medicina FACERES oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciar a prática médica desde o início do curso, em UBSs, hospitais e centros especializados da região.

A cidade, considerada uma das melhores para se viver no Brasil, conta com uma ampla rede hospitalar e de atendimento à saúde, possibilitando uma formação prática de excelência.

Vestibular Medicina FACERES – inscrições abertas

Inscrições até 17 de abril de 2025.

Data da prova: 27 de abril de 2025.

Locais da prova: Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG).

O processo seletivo é composto por questões objetivas na forma de teste de múltipla escolha e redação, com 60 vagas disponíveis.

Saiba mais e inscreva-se no site oficial da FACERES: https://faceres.com.br/cursos/medicina/vestibular

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Vestibular Unesp Meio de Ano 2025 rebece pedidos de isenção e redução de 50% do valor da taxa

Os interessados poderão cadastrar os pedidos dos benefícios pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), até 13 de abril (domingo).

Publicado

em

por

Lista de Aprovados - Vestibular Unesp 2023

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) receberá, a partir de 7 de abril (segunda-feira), os pedidos de isenção e redução de 50% da taxa do Vestibular Meio de Ano 2025, cujo valor integral é de R$ 210. Os interessados poderão cadastrar os pedidos dos benefícios pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), até 13 de abril (domingo).

As inscrições para o exame serão realizadas de 14 de abril a 6 de maio, pela página da Vunesp. A oferta é de 144 vagas nas engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira. As provas serão aplicadas nos dias 25 de maio (primeira fase) e 21 e 22 de junho (segunda fase), nas cidades de São Paulo, Ilha Solteira, Bauru, São José do Rio Preto e São José dos Campos.

Os pedidos de isenção do Vestibular Meio de Ano 2025 poderão ser feitos de duas formas, uma delas para vestibulandos cadastrados no CadÚNICO, ou seja, os que têm renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou que possuam renda familiar mensal de até três salários mínimos. Estes estudantes preencherão o Número de Identificação Social (NIS) no requerimento de isenção.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Também têm direito a pedir isenção os candidatos que concluíram ou concluirão até 7 de julho deste ano o ensino médio com todo o currículo cumprido em escola pública, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou com bolsa de estudo integral, se o curso for de instituição particular. Estes vestibulandos precisam ainda ter renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa, além de residir no Estado de São Paulo ou estar vinculado a uma instituição de ensino localizada em território paulista.

O resultado da solicitação de isenção será divulgado em 28 de abril, nos sites da Unesp e da Vunesp, nos endereços vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br. Os pedidos deferidos já significarão a efetivação da inscrição do solicitante.

O pedido de redução de 50% do valor da taxa destina-se a candidatos matriculados no ensino médio ou em curso pré-vestibular e que recebam remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estejam desempregados. O prazo é semelhante ao do pedido de isenção, até 13 de abril. O resultado dos pedidos de redução também será divulgado em 28 de abril.

O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.

A Unesp oferece ainda 16 vagas no Processo Seletivo Unesp-Enem Meio de Ano 2025, com opção para as engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica em Ilha Solteira. As inscrições serão feitas gratuitamente pelo site da Vunesp, de 14 de abril a 30 de maio. Podem se cadastrar os participantes do Enem em 2023 e 2024.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Vestibular Unesp do meio do ano oferece 160 vagas para as engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica

Universidade oferece 144 vagas pelo Vestibular Meio de Ano e 16 para ingresso pelo Enem 2023 e 2024

Publicado

em

por

Lista de Aprovados - Vestibular Unesp 2023

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) já publicou os editais do Vestibular Meio de Ano 2025 e do Processo Seletivo Unesp-Enem 2025, com 160 vagas nos cursos das engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira.

A oferta é de 144 vagas para o Vestibular Meio de Ano e de 16 vagas para a seleção de ingresso pelas notas do Enem 2023 e 2024.

Os documentos estão disponíveis nas páginas da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelas seleções.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos das duas seleções poderão se cadastrar pelo site da Vunesp. O prazo de inscrições do Vestibular, com taxa de R$ 210, vai até até 6 de maio. Os interessados no ingresso pelas notas do Enem poderão se inscrever gratuitamente até 30 de maio.

As provas do Vestibular serão realizadas nas cidades de São Paulo, Ilha Solteira, Bauru, São José do Rio Preto e São José dos Campos. O exame da primeira fase, com 90 questões de múltipla escolha, acontecerá em 25 de maio, um domingo. Os candidatos habilitados e convocados para a segunda fase farão novas provas nos dias 21 e 22 de junho, respondendo a 36 questões discursivas e elaborando uma redação. O resultado dos dois exames será divulgado em 11 de julho.

O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% destas vagas são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Tal sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.

RECOMENDAMOS

Continue lendo