Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

UEM aprova mudanças para o vestibular e PAS

A Universidade Estadual de Maringá aprovou algumas medidas a serem aplicadas nos sistemas de ingresso nos cursos de graduação, na modalidade presencial

Publicado

em

Vestibular UEM datas

A Universidade Estadual de Maringá aprovou algumas medidas a serem aplicadas nos sistemas de ingresso nos cursos de graduação, na modalidade presencial

04/04/2017

A Universidade Estadual de Maringá aprovou algumas medidas a serem aplicadas nos sistemas de ingresso nos cursos de graduação, na modalidade presencial, incluindo os dois vestibulares anuais que a UEM oferece e também o Processo de Avaliação Seriada (PAS), dirigido a estudantes do ensino médio.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Uma das medidas diz respeito à prova de língua estrangeira que a partir do Vestibular de Inverno 2017 será classificatória e não mais eliminatória. Significa que se um candidato obtiver nota zero nesta prova permanecerá na disputa pela vaga. Pelos critérios adotados nos concursos anteriores, ele estaria automaticamente eliminado.

Para estudar o assunto, foi instituída uma comissão especial, presidida pelo professor Evandro Luís Gomes, do Departamento de Filosofia da UEM. Ele explica que a comissão foi nomeada pela Reitoria, a partir de uma demanda da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU).

O objetivo, segundo Gomes, foi promover melhorias nos processos seletivos para os cursos de graduação da UEM, ampliando a gama de alunos classificados nos concursos. Isso porque uma avaliação feita com base nos vestibulares dos últimos cinco anos revelou alta porcentagem de candidatos reprovados na prova de língua estrangeira.

“No Vestibular de Inverno de 2014, por exemplo, cerca de 40% do total de inscritos obtiveram nota zero nesta prova”, relata o presidente da comissão. Segundo ele, em muitos casos, esses candidatos alcançaram pontuações nas outras provas que superaram a de outros vestibulandos. Significa que eles teriam condições de concorrer a uma vaga.

A proposta final da comissão foi formatada após ampla discussão. A matéria passou pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) que referendou a mudança.

Para o professor Evandro Gomes, a proposta não se reflete na ideia de que a língua estrangeira é irrelevante em um processo seletivo. Ao dar a ela o caráter eliminatório, a UEM está considerando que o estudo da língua pode ser um discriminador social, à medida que privilegia quem tem acesso aos cursos extras.

Gomes destaca ainda que, antes de finalizar a proposta, a comissão fez um levantamento dos critérios adotados por outras instituições. Em muitas instituições, como a Unicamp e a Federal do Paraná, a prova de língua estrangeira também não é eliminatória. O mesmo vale para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e a Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), que realiza os exames vestibulares para universidades como a USP.

Vagas remanescentes

O CEP ainda aprovou o Processo de Aproveitamento de Vagas Remanescentes, que permite o ingresso nos cursos de graduação da UEM a partir das vagas que não são preenchidas e para as quais não há candidatos em lista de espera para ocupá-las.

As regras estão detalhadas na Resolução nº 03/2017 do CEP. Em termos gerais, qualquer candidato classificado no vestibular da UEM ou no PAS, que não efetuou matrícula, pode fazer a opção por um dos cursos com registro de vaga remanescente.

Caberá à Diretoria de Assuntos Acadêmicos fazer a publicação dos editais de chamadas específicas. A classificação dos candidatos se dará por meio de um novo escore, calculado pela somatória das pontuações obtidas na Prova de Conhecimentos Gerais e Redação.

Por esse critério, os candidatos serão ranqueados em duas listas, uma para cotistas e outra para não cotistas. Por ordem de classificação, o preenchimento das vagas vai começar pela lista dos cotistas. Se houver sobra, as vagas serão abertas para os candidatos não cotistas.

Preenchimento de vagas pelo Enem

Caso ainda persistam vagas remanescentes, elas serão ofertadas para candidatos que prestaram o Enem nos últimos três anos e e que tenham obtido, no mínimo, 400 pontos na média das cinco provas do Exame.

Importante destacar que a proposta também é resultado do trabalho de uma comissão, presidida pela professora Juliana Scanavaca, formada com o objetivo de viabilizar o aproveitamento de vagas. Segundo ela, a expectativa é que o novo regulamento reduza o número de vagas ociosas, na perspectiva de que os investimentos alocados aos cursos não sejam subutilizados.

CPF obrigatório

Todas essas mudanças passam a valer já a partir do Vestibular de Inverno de 2017, cujas inscrições serão abertas no dia 10 de abril. A presidente da CVU, Maria Raquel Marçal Natali, explica que neste concurso também entrará em vigor a obrigatoriedade do candidato informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

A medida, segundo a presidente da CVU, atende uma normativa da Federação dos Bancos para a geração de boletos. “Se o candidato não informar o número do próprio CPF não há como efetivar o processo de inscrição”, alerta Maria Raquel.

A pró-reitora de ensino, Ana Tiyomi Obara, destaca que ambas as medidas visam ampliar o acesso dos estudantes aos diversos cursos ofertados pela UEM, garantindo, ainda que os investimentos públicos cumpram seus objetivos.

RECOMENDAMOS

Destaque

Vestibular de Medicina da Faculdade FACERES recebe inscrições até 17/4

A Faculdade de Medicina FACERES se destaca pelo compromisso exclusivo com a formação de médicos altamente qualificados.

Publicado

em

por

Vestibular de Medicina Faceres

A Faculdade de Medicina FACERES se destaca pelo compromisso exclusivo com a formação de médicos altamente qualificados. A instituição é reconhecida pelo MEC com nota máxima (5) no recredenciamento.

A dedicação exclusiva ao curso de medicina proporciona um ambiente acadêmico voltado inteiramente para o desenvolvimento técnico e humano dos futuros médicos.

O curso de medicina da FACERES é reconhecido pelo SAEME (Sistema de Acreditação de Escolas Médicas), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela World Federation for Medical Education (WFME).

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A FACERES tem um alto índice de aprovação em residência médica, com 80% de resultados positivos anuais em instituições de todo o Brasil.

Seu projeto pedagógico moderno, alinhado às melhores práticas mundiais, inclui metodologias ativas de ensino, iniciação científica e formação em LIBRAS.

A instituição é pioneira no interior paulista ao obter a certificação ISO 9001 e está entre as quatro faculdades de medicina do Brasil a conquistar esse reconhecimento.

Infraestrutura de ponta e oportunidades internacionais

Com uma das mais completas infraestruturas do país, a FACERES possui 25 laboratórios projetados exclusivamente para o ensino médico, um dos maiores centros de simulação do Brasil e o 3º maior centro de capacitação em atendimento ao trauma pelo Colégio Americano de Cirurgiões (ATLS).

Além disso, conta com mais de 1.600 leitos disponíveis para estágios e internato, além de oito hospitais e quatro UPAs à disposição dos alunos.

A experiência internacional também é um diferencial, com programas de intercâmbio em universidades da Europa, América Latina e África, proporcionando uma visão global da medicina e ampliando as oportunidades de crescimento acadêmico e profissional dos estudantes.

Certificações internacionais que fazem a diferença

A FACERES oferece capacitações exclusivas a todos os formandos, incluindo certificações de suporte à vida pela American Heart Association (BLS, ACLS e PALS) e a certificação ATLS pelo American College of Surgeons.

Esses treinamentos são reconhecidos internacionalmente e já estão inseridos na matriz curricular, garantindo que o aluno se forme com habilidades essenciais para atuar em emergências e cuidados intensivos.

Localização privilegiada e inserção na prática médica desde o primeiro semestre

Situada em São José do Rio Preto, polo nacional de saúde, a Faculdade de Medicina FACERES oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciar a prática médica desde o início do curso, em UBSs, hospitais e centros especializados da região.

A cidade, considerada uma das melhores para se viver no Brasil, conta com uma ampla rede hospitalar e de atendimento à saúde, possibilitando uma formação prática de excelência.

Vestibular Medicina FACERES – inscrições abertas

Inscrições até 17 de abril de 2025.

Data da prova: 27 de abril de 2025.

Locais da prova: Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG).

O processo seletivo é composto por questões objetivas na forma de teste de múltipla escolha e redação, com 60 vagas disponíveis.

Saiba mais e inscreva-se no site oficial da FACERES: https://faceres.com.br/cursos/medicina/vestibular

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Último dia de inscrições com desconto para o Vestibular de Medicina da UNIFENAS

As provas estão marcadas para o dia 17 de maio de 2025 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília)

Publicado

em

por

Vestibular de Medicina Unifenas 2021/2 tem inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas, que oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte). A instituição oferece desconto na taxa para as inscrições realizadas até o dia 7 de abril.

Os interessados encontram 4 formas de ingresso:

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2024) – sem prova – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

2- Prova Tradicional – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte

3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte

4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas e Belo Horizonte (maior possibilidade de ingresso!)

VESTIBULAR DE MEDICINA UNIFENAS

As inscrições podem ser feitas por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 17 de maio de 2025 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Candidatos do Vestibular Cederj 2025.2 já podem pedir de isenção, cota e ação afirmativa

O prazo vai até 13 de abril e deve ser realizado pela página do Vestibular Cederj.

Publicado

em

por

vestibular cederj 2025

Os candidatos que desejam concorrer às vagas do Vestibular Cederj 2025.2 já podem solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição e fazer a pré-inscrição no sistema de cotas, ação afirmativa e reserva de vagas para professor da rede pública. O prazo vai até 13 de abril e deve ser realizado pela página https://www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/vestibular/2025-2/. O Vestibular Cederj é organizado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Vestibular Cederj 2025.2

O resultado da análise do pedido de isenção, cota ou ação afirmativa será publicado, no dia 30 de abril, na página do vestibular. Após a divulgação, aqueles que tiverem os requerimentos deferidos podem realizar a inscrição no processo seletivo no período de 30 de abril a 15 de maio. Os candidatos que não obtiveram a isenção têm até 16 de maio para realizar o pagamento da taxa no valor de R$ 89,90.

Os candidatos inscritos no Vestibular Cederj 2025.2 vão concorrer a vagas ofertadas pelas instituições de ensino superior do Consórcio Cederj: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).

Os cursos

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As vagas do Vestibular Cederj 2025.2 são oferecidas para o segundo semestre letivo de 2025 nos cursos: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Sistemas de Computação, Segurança Pública e Gestão de Turismo.

Inscrição ampla concorrência

O prazo de inscrição para os candidatos que não têm direito à cota ou ação afirmativa e que vão fazer o pagamento da taxa, é de 14 de abril a 15 de maio. A taxa é no valor de R$ 89,90 e deve ser paga até 16 de maio. O link para inscrição é https://www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/vestibular/2025-2/.

Ingressantes têm direito a chip de telefonia móvel

Os candidatos aprovados vão receber chips de telefonia móvel para facilitar o acesso à internet gratuita. O chip oferece tecnologia 3G/4G ou superior, cobertura nacional, ligações locais e interurbanas ilimitadas, 30 SMS diários e um aplicativo personalizado compatível com iOS e Android.

O objetivo é apoiar o aprendizado e reduzir a evasão escolar, garantindo a todos uma conexão de qualidade. Com esse chip, cerca de 180 mil pessoas, entre alunos e tutores de projetos educacionais da Fundação Cecierj, têm acesso à internet ilimitada para acessar as plataformas de aprendizagem, além de 2 gigabytes extras.

RECOMENDAMOS

Continue lendo