Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Professor dá dicas de estudo para cada disciplina da primeira fase da Fuvest 2022

A prova da primeira fase da Fuvest 2022 será aplicada no dia 12 de dezembro deste ano. Veja as dicas de estudo do prof. Idelfranio Moreira.

Publicado

em

Professor dá dicas de estudo para cada disciplina da primeira fase da Fuvest 2022

A prova da primeira fase da Fuvest 2022 será aplicada no dia 12 de dezembro deste ano. Os candidatos têm menos de quatro meses de estudos, então a organização e o planejamento são fundamentais para garantir o melhor desempenho. O professor Idelfranio Moreira, gerente de Inovações para Professores no SAS Plataforma de Educação, lista algumas dicas de estudo para o Vestibular Fuvest 2022 com base no Raio X elaborado pelo SAS para apresentar os temas mais cobrados nas últimas edições da primeira fase. “Nesta fase final, é hora de focar nos assuntos que mais caem, para aumentar as chances de uma boa pontuação”, afirma o professor.

Dicas de estudo para o Vestibular Fuvest 2022

A Fuvest indica, em seu manual do candidato, a lista de obras de leitura obrigatória. Considerando as provas desde 2009 até 2021, Interpretação Textual e Movimentos Literários são os temas mais cobrados na prova de Língua Portuguesa (67%), então conhecer os livros é o primeiro passo. “Observando as nove obras indicadas para o vestibular 2022, encontramos seis delas ligadas às fases do Modernismo no Brasil e em Moçambique, então é importante entender bem este movimento”, afirma o professor.

Para o exame de Língua Inglesa, Idelfranio destaca a Intepretação de Texto, com maior incidência (87% das questões).

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Ele explica ainda que as provas de Humanas, História e Geografia da primeira fase trazem questões que exigem capacidade de análise e de interpretação crítica dos fenômenos históricos e da realidade contemporânea, tanto mundial quanto brasileira. “História Contemporânea, do Brasil e Moderna, nesta ordem, representam os assuntos mais incidentes nos últimos 11 anos, somando juntas mais de 30% das questões. As Grandes Guerras Mundiais e a Era de Ouro do Capitalismo, Brasil República – desde o seu surgimento e consolidação até a Ditadura Militar e a Nova República –, Reformas Religiosas e as Revoluções – Inglesa, Francesa e Industrial – estão entre os temas mais recorrentes e que merecem atenção dos vestibulandos”, diz Idelfranio Moreira.

“Em Geografia, os temas-chaves são ligados à Distribuição Espacial da População, Migração de Trabalhadores, Fluxos de Turistas e de Refugiados Políticos, Climatologia, Agenda Ambiental Internacional e Políticas Ambientais, Características e Efeitos da Globalização, que totalizam, pelo menos, 30% das questões”, completa.

De acordo com o professor, o exame de Matemática da primeira fase apresenta questões que exigem conhecimentos de Matemática básica: “As Geometrias Plana, Espacial e Analítica representam mais de um terço das questões. Portanto, conhecer bem Áreas das Figuras Planas, Circunferência e Círculo, Volumes e Áreas dos principais, Equação Reduzida da Circunferência e Equação da Reta garante um bom número de pontos na prova. Vale destacar, ainda, a alta incidência de questões de Razões Trigonométricas, de Adição de Arcos e de Arco Duplo.”

Nas provas das Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física), Idelfranio pontua que as questões costumam ser contextualizadas e apresentar situações-problema. “Em Biologia, Fluxo de Energia e Matéria, Ciclos Biogeoquímicos e Ecologia das Populações fazem com que Ecologia sozinha represente quase 20% das questões no período analisado pelo SAS. Em Química, Ligações Químicas, Substância e Mistura e Classificação periódica fazem da Química Geral o assunto mais cobrado (mais de 33%); seguida da Físico-Química (32%), principalmente Gases Ideais, Soluções e Eletroquímica. Já em Física, o aluno deve manter foco total na Mecânica. Mais de 38% das questões são de Trabalho e Energia, Impulso e Quantidade de Movimento, Cinemática e Dinâmica. Somando-se a elas, Eletricidade é o segundo assunto mais cobrado (17%), mais especificamente Eletrodinâmica (Circuitos Elétricos)”, diz.

Por fim, o especialista lembra que Interpretação de Texto é a base do exame e exige prática, por isso, “reforçar o hábito da leitura constante, bem como resolver as questões das provas anteriores, são estratégias certeiras. Essa última ajuda o aluno a conhecer a prova e seu estilo, desenvolve a capacidade de entender os enunciados das questões e (re)ler os textos com foco no que é pedido”, finaliza.

A cartilha do Raio X da Fuvest está disponível gratuitamente no link: https://sasedu.co/raioxfuvest2021.

Veja abaixo os cinco temas mais abordados em cada disciplina da primeira fase:

Língua Portuguesa

1- Interpretação Textual: 39,48%
2- Movimentos Literários: 27,66%
3- Léxico: 6,15%
4- Teoria Literária: 5,67%
5- Sintaxe: 5,20%

Matemática

1- Geometria plana: 13,95%
2- Trigonometria: 12,21%
3- Geometria espacial: 10,97%
4- Funções: 9,88%
5- Geometria Analítica: 8,72%

História

1- Mundo Contemporâneo: 11,86%
2- História do Brasil – Sistema Colonial: 11,86%
3- Idade Moderna: 10,82%
4- República Oligárquica: 6,70%
5- Antiguidade clássica: 6,19%

Geografia

1- População: 10,92%
2- Questões Ambientais: 10,50%
3- Geopolítica: 9,66%
4- Clima: 6,30%
5- Vegetação: 6,30%

Biologia

1- Ecologia: 19,50%
2- Fisiologia Animal e Humana: 16,35%
3- Reino Vegetal: 15,09%
4- Genética: 15,09%
5- Citologia: 14,47%

Física

1- Mecânica: 38,41%
2- Eletricidade: 17,22%
3- Termologia: 11,26%
4- Óptica: 9,93%
5- Ondulatória: 9,27%

Química

1- Química Geral: 33,53%
2- Físico-Química: 32,94%
3- Química Orgânica: 17,65%
4- Atomística: 10,59%
5- Bioquímica: 2,94%

Inglês

1- Interpretação de Texto: 87,01%
2- Léxico: 10,39%
3- Adjetivos: 2,60%

Sobre o SAS Plataforma de Educação

SAS é uma Plataforma de Educação que, há quase duas décadas, oferece soluções educacionais de Excelência, de forma completa e integrada, para mais de 950 escolas parceiras em todo o Brasil. Entre suas mais diversas soluções, suas escolas parceiras contam com materiais didáticos atualizados, tecnologia educacional engajadora, avaliações digitais e presenciais com relatórios diagnósticos para professores e alunos, formação de corpo docente e equipe pedagógica e acompanhamento completo e personalizado por uma equipe de consultores pedagógicos.

Ao longo dos anos, as escolas SAS vêm acumulando excelentes resultados no ENEM, estando entre as escolas que mais evoluem no exame, segundo levantamento recente do Banco BTG Pactual. Além dos grandes resultados dos alunos SAS no ENEM e demais vestibulares, as soluções da plataforma auxiliam suas parceiras na conquista de seu maior objetivo: desenvolver cidadãos preparados para os desafios do mundo, por meio de uma formação integral, completa e de qualidade.

RECOMENDAMOS

Destaque

Vestibular de Medicina São Camilo está com inscrições abertas

As inscrições para o curso de Graduação em Medicina do Centro Universitário São Camilo estarão abertas até o dia 15 de maio de 2025.

Publicado

em

por

As inscrições para o curso de Graduação em Medicina do Centro Universitário São Camilo estarão abertas até o dia 15 de maio de 2025. O edital, que oferece 90 vagas, sendo duas reservadas para o Processo Seletivo – IB e duas para o ABITUR, já está disponível. O curso, com duração mínima de 12 semestres, terá início no 2º semestre de 2025, em período integral. Podem se candidatar aqueles que possuem o Certificado de Conclusão do Ensino Médio, e a seleção será baseada no desempenho no vestibular.

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.vunesp.com.br. Os interessados precisam preencher a ficha de inscrição e pagar uma taxa de R$ 440,00, por meio de boleto bancário.

Processo seletivo

O exame será em única fase e a prova será realizada em 8 de junho de 2025, das 14h às 19h, em unidades do Centro Universitário. Os resultados serão divulgados nos sites da Vunesp (www.vunesp.com.br) e do Centro Universitário São Camilo (www.saocamilo-sp.br), conforme o seguinte cronograma:

  • 1ª chamada: 8 de julho de 2025, a partir das 16h.
  • 2ª chamada: 16 de julho de 2025, a partir das 16h.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Candidatos convocados na segunda chamada devem confirmar interesse em vagas remanescentes no site da Vunesp, entre 10h de 9 de julho e 18h de 11 de julho de 2025.

A confirmação de interesse por eventuais vagas remanescentes será considerada condição obrigatória para os candidatos que não foram convocados para a 1ª Chamada concorrerem às chamadas subsequentes, obedecidos a ordem de classificação e o termo de interesse de vaga.

Sobre o curso

O curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo é reconhecido pela excelência na formação médica. Com nota 4 no ENADE e conceito 4 no CC (segundo o MEC), o curso também foi acreditado pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas do Conselho Federal de Medicina (SAEME-CFM) , recebendo um selo de prestígio internacional. Essa acreditação, reconhecida pela World Federation of Medical Education, permite que os egressos se candidatem a residências médicas na Europa, EUA e Canadá.

As aulas práticas começam já no 2º semestre, com atividades em laboratórios de alta tecnologia e estágios em Unidades Básicas de Saúde, hospitais e centros de especialidades próprios e conveniados. Um dos destaques é a Clínica-escola PROMOVE São Camilo, que oferece assistência à população socioeconomicamente vulnerável e promove formação multiprofissional.

Programas de Residência Médica

Além da graduação, o Centro Universitário São Camilo oferece programas de Residência Médica em áreas como Anestesiologia, Clínica Médica, Geriatria, Cirurgia Geral, Radiologia, Terapia Intensiva, Mastologia, Oncologia, Medicina Paliativa e Dor. Esses programas são aprovados pelo Ministério da Educação e incentivam a continuidade da formação dos egressos sob a base Camiliana.

Mais informações

Clique aqui para consultar o edital completo e obter mais detalhes

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Inscrições abertas para o Vestibular 2025.2 da FCMSCSP

Vestibular 2025.2 da Faculdade oferece 84 bolsas para cursos da área da saúde

Publicado

em

por

Faculdade da Santa Casa de São Paulo abre inscrições para o Vestibular 2022

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) está com inscrições abertas para o Vestibular 2025 – segundo semestre.

Os cursos disponíveis são: Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos.

Processo Seletivo

As inscrições vão até 26 de maio e podem ser feitas de três formas:

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

– Nota do ENEM

– Segunda graduação

– Prova tradicional, que será realizada em 1º de junho, às 9h30, com o local divulgado na Área do Candidato a partir de 29 de maio.

Àqueles que optarem pela nota do ENEM devem enviar o Boletim Individual de Desempenho no ato da inscrição. Os candidatos que optarem pela segunda graduação devem enviar o histórico escolar no ato da inscrição.

Bolsas de estudo

A Faculdade oferece 84 bolsas de estudo filantrópicas, distribuídas entre as 594 vagas disponíveis. As bolsas são concedidas com base no perfil socioeconômico dos candidatos aprovados e classificados.

Para participar do processo de concessão da Bolsa Filantrópica, o candidato deve:

  • Indicar essa opção no momento da inscrição
  • Ser aprovado e classificado no processo seletivo
  • Atender aos critérios socioeconômicos estabelecidos em edital

Alguns dos requisitos, por exemplo, estão:

  • Renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo para bolsas integrais (100%)
  • Renda de até 3 salários mínimos para bolsas parciais (50%)

Os candidatos interessados deverão preencher a ficha socioeconômica e enviar a documentação até o dia 26 de maio por meio.

Clique aqui para mais informações.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Vestibular Uerj 2026 abre inscrições para o 1º Exame de Qualificação

A prova faz parte do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Uerj e acontece no dia 8 de junho.

Publicado

em

por

Vestibular Estadual 2021 UERJ - Horários, duração, locais de prova e outras informações

A partir desta terça-feira (15), serão abertas as inscrições para o 1º Exame de Qualificação (EQ1) do Vestibular Estadual 2026. A prova faz parte do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e acontece no dia 8 de junho. Até o dia 6 de maio podem se candidatar os interessados que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do Ensino Médio, pelo site do Vestibular Uerj.

De acordo com a diretora do Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea), Marcia Gonçalves, os candidatos serão submetidos a uma prova sem “pegadinhas” ou “surpresas”, que pode ser um instrumento de aprendizagem aos estudantes que se dispõem a viver essa experiência. “Durante o exame, serão testadas habilidades e competências que investigam se os candidatos estão antenados com as questões mais significativas do mundo atual: seja a sociedade brasileira, sejam as relações internacionais”, adianta Marcia.

A seleção terá duas fases e seguirá o modelo tradicional adotado pela Universidade. A etapa inicial é composta pelos dois Exames de Qualificação, com questões objetivas das áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática. Após aprovação nas primeiras provas, o candidato estará apto a realizar o Exame Discursivo, que engloba redação e dois testes específicos, selecionados de acordo com a opção de curso.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Além dos conteúdos das quatro áreas de conhecimento, o processo seletivo também aborda noções de livros de literatura, escolhidos a partir de consulta pública realizada na Revista Eletrônica do Vestibular Uerj. Para o 1º EQ, o conto indicado é “Amor”, presente no livro “Laços de Família”, de Clarice Lispector. Já para o 2º EQ, a obra indicada é “Senhora”, de José de Alencar.

Vale lembrar que, caso o candidato não obtenha aprovação no 1º EQ, poderá tentar novamente no 2º EQ. Apenas a maior nota será considerada para a etapa seguinte. Não é obrigatório participar dos dois EQs, mas, se o candidato quiser, deverá se inscrever nos dois exames separadamente.

Como se preparar para o 1º Exame de Qualificação

Uma importante fonte de estudo para os exames é a Revista Eletrônica do Vestibular Uerj, onde estão disponíveis todas as provas de vestibulares anteriores com questões comentadas. “São materiais fontes de inspiração para elaborar questões e simulados, como muitos cursos preparatórios fazem. Os candidatos podem fazer as provas e/ou checar se uma questão ‘difícil’, na realidade, foi ‘fácil’, por exemplo”, indica a diretora do Dsea.

Outra forma de preparação para o 1º EQ é acompanhar o Ciclo de Palestras do Vestibular Estadual. Produzida pelo Dsea desde 2017, a iniciativa promove debates gratuitos sobre os livros indicados para o processo seletivo. A primeira palestra será sobre o conto “Amor”, de Clarice Lispector, ministrada pelo professor Flávio Carneiro, no dia 27 de maio, às 15h, no Auditório 11, no 1º andar do campus Maracanã.

O Ciclo de Palestras será transmitido e gravado pela TV Uerj, ficando à disposição dos interessados a partir de então. Próximo a cada evento, abrem-se inscrições online para a participação presencial.

RECOMENDAMOS

Continue lendo