Notícias dos Vestibulares e Enem
71% das instituições federais atingem o máximo de qualidade
Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande de Norte são proporcionalmente os estados com melhores resultados no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2019
Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande de Norte são proporcionalmente os estados com melhores resultados no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2019. O indicador, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na última sexta-feira (23), mede a qualidade das instituições de ensino superior.
No três estados, respectivamente, 9,2%, 6,7% e 4,2% de suas instituições de educação superior atingiram faixa 5, que é a máxima no indicador. Do total de 2.070 instituições avaliadas, apenas 2,2% alcançaram essa faixa.
Já na faixa 4, segunda maior do IGC, Rio Grande do Sul (39,4%), Ceará (33,3%) e Distrito Federal (30,6%) foram os que obtiveram, proporcionalmente, o maior número de instituições. Considerando o total das instituições de educação superior avaliadas, 21,64% se enquadraram nessa faixa.
Dados gerais
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Segundo o Inep, das 106 instituições de educação superior públicas federais com o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2019, 71% atingiram os conceitos 4 e 5 do indicador. Ao todo, os resultados foram calculados para 2.070 instituições (públicas e privadas), considerando os 24.145 cursos avaliados entre 2017 e 2019.
Do total de instituições que participaram da pesquisa, 87,1% (1.801) são privadas e 12,9% (269), públicas. A maioria (73,1%) é composta por faculdades, seguida dos centros universitários (15,6%) e das universidades (9,4%). Por fim, estão os institutos federais e centros federais de educação tecnológica, que, juntos, representam 1,9% das instituições de ensino com o índice atribuído nesta edição. A concentração na faixa 3 abarcou mais da metade das instituições avaliadas (63,77%).
Os dados divulgados hoje revelam ainda que das 1.507 faculdades com IGC, 83,4% delas ficaram nas faixas igual ou acima de 3. Já quando se trata dos 326 centros universitários, o percentual correspondente às três faixas de maior desempenho é de 98,5% (321). No caso das 197 universidades, 99% (195) alcançaram desempenho nas faixas de 3 a 5. Dos 40 institutos federais e centros federais de educação tecnológica, 65% (26) ficaram na terceira e 35% (14) na quarta faixa do IGC.
Regiões
Quando levados em conta apenas valores absolutos, a Região Sudeste apresentou o maior número de instituições com faixa 5. A região também é a que tem mais instituições com o IGC calculado, destacando-se Minas Gerais (265) e São Paulo (509). Este último lidera o conjunto de instituições mais bem avaliadas: são 16 na faixa 5 e 84 na faixa 4.
No Nordeste, Bahia e Ceará são os estados com a maior quantidade de instituições nas faixas 4 e 5 do indicador, sendo 27 e 19 instituições, respectivamente, participando desse processo avaliativo.
Já no Sul, destacam-se, com conceitos nas faixas 4 e 5 do IGC 2019, os estados do Paraná (48) e do Rio Grande do Sul (46). Nenhuma das instituições avaliadas das regiões Centro-Oeste e Norte atingiu a faixa 5 nesta edição. Contudo, o Distrito Federal é destaque no Centro-Oeste, com 15 instituições na faixa 4, enquanto o Pará é o estado da região Norte com maior quantidade de instituições nessa faixa.
Cálculo
Para o cálculo das 2.070 instituições de educação superior no IGC 2019, foram considerados os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 24.145 cursos avaliados entre 2017 e 2019 e os dados de 4.679 programas de mestrado e doutorado oferecidos pelas instituições em 2019.
A conta matemática para chegar ao IGC leva em conta os seguintes aspectos: a média do CPC, considerando o último ciclo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) como referência; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação trienal; e a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior (graduação ou pós-graduação stricto sensu).
Aplicação
Iniciativas como a Universidade Aberta do Brasil (UAB), o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), utilizam o conceito do IGC como requisito, critério seletivo ou de distinção. Além disso, o indicador também é parâmetro para a distribuição de orçamento à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) e serve como referencial nos processos de supervisão e regulação da educação superior, além de orientar a autoavaliação das instituições de ensino.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Uesb libera consulta do local de prova do Vestibular 2025
Para verificar onde irá fazer a prova, é necessário informar o número do CPF cadastrado no ato da inscrição.
Os quase 11 mil candidatos inscritos no Vestibular Uesb 2025 já podem consultar o seu local de prova, clicando aqui. Para verificar onde irá fazer a prova, é necessário informar o número do CPF cadastrado no ato da inscrição.
O processo seletivo será aplicado nas cidades de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, nos dias 1º e 2 de dezembro. Os portões serão abertos às 7 horas e fechados às 8 horas, com horário de início das provas a partir das 8h10. Para ingressar na sala, o candidato deverá apresentar um documento de identificação oficial original, com foto e recente (confira a lista de documentos aceitos no Edital 252/2024).
No primeiro dia, os candidatos responderão questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Matemática, além de elaborar uma Redação. O segundo dia contará com conteúdos de Ciências Humanas (História, Geografia e Conhecimentos Contemporâneos) e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia). Além dos conteúdos trabalhados no Ensino Médio, serão cobradas três obras literárias e três filmes.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Mais informações, acesse o site do Vestibular ou entre em contato com o Cebraspe, pelo sac@cebraspe.org.br, ou com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) pelo e-mail vestibular@uesb.edu.br; telefones (77) 3424-8607 e (77) 3424-8757; ou, ainda, pelo WhatsApp (73) 3528-9695.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Último dia de inscrições abertas para o Processo Seletivo Enem-Unicamp 2025
As inscrições poderão ser feitas pela internet, com pagamento da taxa até o dia 29/11
As inscrições para o processo seletivo Enem-Unicamp 2025 estão nos últimos dias e podem ser feitas até 25 de novembro de 2024, exclusivamente na página eletrônica da Comvest (https://www.comvest.unicamp.br/ingresso-2025/enem-2025/). Os interessados precisam preencher um formulário eletrônico e pagar a taxa de inscrição de 40 reais, até o dia 29 de novembro. Os candidatos que obtiveram isenção da taxa no Vestibular Unicamp 2025 também estão isentos nesta modalidade. O edital com as regras do processo está disponível no site oficial da Comvest.
São oferecidas 345 vagas, destinadas a três segmentos de inscrição: candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública (ou que tenham obtido a certificação do ensino médio pelo Enem até o ano de 2016 ou exames oficiais); candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública e sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas; 31 vagas reservadas a pessoas com deficiência. A lista de cursos e vagas está disponível no Edital. É possível fazer até duas opções de curso. Os candidatos poderão utilizar sua pontuação considerando-se exclusivamente a edição do Enem de 2024.
Candidatos que tenham cursado algum período do ensino médio em instituição privada, ainda que na condição de bolsista, não podem concorrer às vagas da modalidade Enem-Unicamp, exceto os candidatos optantes pela reserva de vagas para PCDs. Candidatos que tenham concluído algum curso de graduação ou pós-graduação em instituição pública (federal, estadual ou municipal) não podem concorrer na modalidade Enem-Unicamp.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Assim como no Vestibular Unicamp, para ter direito às cotas por critério étnico-racial, os estudantes autodeclarados pretos ou pardos deverão possuir traços fenotípicos que os caracterizem como negro, de cor preta ou parda. Esses estudantes deverão preencher o campo específico de autodeclaração no formulário de inscrição e, caso convocados, deverão ser submetidos a uma Comissão de Averiguação, designada pela Diretoria Executiva de Direitos Humanos, para validação da autodeclaração. Os optantes pelas vagas indígenas deverão apresentar a documentação exigida pelo Edital, durante o procedimento de matrícula.
Candidatos com deficiência
Candidatos que desejam optar pelas cotas para PCDs precisarão comprovar, por meio da documentação exigida, atenderem ao perfil estabelecido no Edital do processo. O documento médico deverá:
-ter sido expedido no prazo máximo de cinco anos a contar da data de início da inscrição, por um especialista na área.
-conter a descrição da deficiência e o Código Internacional de Doenças (CID) ou Classificação Internacional de Funcionalidades (CIF), referente à deficiência devidamente detalhada e justificada pelo(a) profissional.
-ser preenchido com letra legível, pelo especialista na área, e conter sua assinatura e carimbo, com o respectivo registro no CRM e/ou no conselho de classe, sob pena de ser considerado documento inválido.
A análise dos documentos médicos apresentados será realizada por uma junta de especialistas designada pela Comvest, com a participação da Diretoria Executiva de Apoio ao Estudantil e da Diretoria Executiva de Direitos Humanos. O resultado da análise será divulgado na página da Comvest no dia 06 de janeiro de 2025.
Para a reserva de vagas para PCDs, as deficiências serão consideradas conforme caput do art. 2º da Lei Federal nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), os §§ 1º e 2º do art. 1º da Lei nº 12.764/2012 (Transtorno do Espectro Autista), o § 1º do art. 5º do Decreto Federal nº 5296/2004, o art. 4º do Decreto nº 3.298/1999 e o previsto na Súmula nº 377 do Superior Tribunal de Justiça.
Provas e convocação
As provas do Enem são de responsabilidade do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação.
Haverá até cinco chamadas para matrícula online. As datas do calendário de matrícula coincidirão com as datas das chamadas do Vestibular Unicamp 2025, cuja primeira convocação será no dia 24 de janeiro de 2025, para matrícula online nos dias 27 e 28 de janeiro de 2025.
Múltiplas Inscrições
Os interessados poderão se inscrever concomitantemente em mais de um dos sistemas de seleção da Unicamp para 2025 (Vestibular Unicamp, modalidade Enem-Unicamp, Vestibular Indígena, modalidade Vagas Olímpicas e Provão Paulista). Na época das chamadas, caso um candidato tenha sido convocado para matrícula em um mesmo curso, na mesma chamada, no Vestibular 2025 e no Enem-Unicamp, a vaga a ser preenchida será a do vestibular. Caso um(a) candidato(a) tenha sido convocado para matricula em cursos diferentes, na mesma chamada, no Vestibular 2025 e no Enem-Unicamp, o candidato fará opção, no momento da matrícula. Ao efetivar a sua matrícula em um dos sistemas, o(a) candidato(a) será excluído(a), automaticamente, da lista de classificação dos demais sistemas de ingresso. Caso esteja inscrito(a) no mesmo curso, seja convocado(a) em qualquer sistema e não realize sua matrícula, terá seu nome excluído das chamadas em outros sistemas.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Últimos dias para se inscrever no Vestibular 2025 da Mauá
Se ainda não se inscreveu ao Vestibular 2025 do Instituto Mauá de Tecnologia, agora é a hora. Inscrições até 03 de dezembro.
O Vestibular 2025 da Mauá oferece diferentes processos seletivos para atender aos mais variados perfis de candidatos. Você pode optar pelas seguintes modalidades:
Prova Online
Realize sua prova de casa, em 04 de dezembro, às 15h. Uma prova de três horas de duração, para você garantir sua vaga de forma prática e segura.
Nota do Enem
Se você fez o Enem, também pode utilizar sua nota obtida em 2021, 2022 ou 2023 para ingressar diretamente em seu curso na Mauá. Serão oferecidas bolsas de estudos válidas para todos os cursos — tanto parciais (50%) quanto integrais (100% ). Consulte as condições aqui.
Certificação internacional
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Possui um diploma de cursos internacionais? Você pode usar essa certificação como parte do processo seletivo, junto a uma redação a ser realizada em 04 de dezembro às 15h. A duração para realização é de 1 hora.
Competições e Olimpíadas
Se você participou de competições científicas ou olimpíadas de conhecimento, também pode garantir sua vaga utilizando seus resultados nesta, junto a uma redação a ser realizada em 04 de dezembro às 15h. A duração para realização é de 1 hora.
Reaproveitamento do Vestibular de Inverno 2024
Para quem já fez a prova do vestibular que foi realizado na metade do ano passado, nós também temos a opção de reaproveitar sua nota obtida nele, facilitando seu ingresso para o curso desejado.
Além das diversas formas de ingresso, a Mauá oferece uma série de diferenciais que a tornam única e reconhecida nacionalmente, entre eles:
- Excelência acadêmica: a Mauá é uma instituição tradicional (com 63 anos de história), focada em formar profissionais preparados para os desafios do mercado de trabalho;
- Infraestrutura de ponta: nossos alunos contam com mais de 130 laboratórios modernos, equipamentos de última geração e infra que acompanha as inovações tecnológicas, garantindo uma formação de qualidade;
- Corpo docente qualificado: com professores experientes, mestres e doutores em sua área de atuação, a Mauá oferece ensino com alto nível acadêmico, o que se reflete no sucesso profissional de seus formandos;
- Parcerias internacionais: a Mauá promove uma intensa troca de conhecimento com empresas e universidades ao redor do mundo, criando oportunidades de estágio, intercâmbio e projetos de pesquisa.
Além disso, a Mauá oferece cursos de graduação nas áreas de Tecnologia, Artes Aplicadas, Engenharia e Negócios, preparando os alunos para uma carreira de sucesso, seja no Brasil ou no exterior. As opções de cursos são:
- Administração
- Relações Internacionais
- Arquitetura e Urbanismo
- Design
- Inteligência Artificial e Ciência de Dados
- Engenharia Civil
- Engenharia Elétrica
- Engenharia de Produção
As inscrições para o Vestibular Mauá 2025 continuam abertas em: maua.br/vestibular
Não perca!