Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Mais de 29 mil participam do 1º dia de Enem Digital – Abstenção é de 68,1%

Ao todo, 29.703 participantes realizaram a versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 neste domingo, 31 de janeiro.

Publicado

em

Enem Digital abstenção

Ao todo, 29.703 participantes realizaram a versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 neste domingo, 31 de janeiro. O número representa 31,9% dos 93.079 inscritos (abstenção de 68,1%), considerando todos os locais onde houve prova.

Enem Digital Abstenção

Vale ressaltar que os dados de abstenção no Enem Digital são preliminares, tendo em vista que os números definitivos dependem da apuração do consórcio aplicador e serão informados na divulgação dos resultados.

É a primeira vez que o Enem tem provas digitais. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou o exame em 104 municípios brasileiros. Os participantes fizeram as provas em 1.028 locais de aplicação, com uma estrutura de 4.053 laboratórios de informática.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Em entrevista coletiva no Inep, após o encerramento das provas, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, relembrou a evolução do Enem ao longo dos anos e destacou a adequação do exame aos tempos atuais. “Hoje, começamos a escrever uma nova história do Enem. Pela primeira vez, houve uma aplicação, em larga escala, na versão digital. Assim como em 2009, tivemos uma grande mudança. Há mais de dez anos, passamos a ter a Teoria de Resposta ao Item (TRI), com novo formato, além da instituição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Agora, em 2021, a gente começa uma nova jornada, que é o caminho da digitalização das avaliações e dos exames feitos pelo Inep”, afirmou o presidente.

Alexandre Lopes pontuou, ainda, os avanços pedagógicos e logísticos que a aplicação digital possibilita. “No nosso entendimento, a maior vantagem é do ponto de vista pedagógico. A gente pode melhorar a forma como avaliamos nossos participantes, fazendo questões melhores e trazendo toda a riqueza do mundo digital para a avaliação. O segundo aspecto é a questão da logística. Com as provas digitais, a gente sai do paradigma de fazer a avaliação em dois fins de semana do ano e passa a ter a possibilidade de aplicar várias provas ao longo do ano para milhões de pessoas”, explicou.

O diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Inep, Camilo Mussi, chamou a atenção para a segurança da aplicação do novo formato. “O Enem Digital foi um desafio tecnológico muito grande que o Inep recebeu, na perspectiva de fazer algo diferente. É uma mudança na história das avaliações brasileiras. Fizemos um sistema que não apresentou nenhum problema de segurança. Não tivemos nada que pudesse prejudicar a lisura do certame”, disse. Mussi falou, também, sobre as possibilidades de progresso, do ponto de vista logístico, a partir da implementação da nova versão. “É importante ressaltar que a prova foi enviada aos computadores no dia de hoje. Utilizamos a internet para enviar tudo com segurança e isso muda a logística. Podemos comparar esse processo com a impressão, que demora cerca de 40 dias, além dos 30 de distribuição das provas. Conseguimos, no próprio dia do exame, distribuir a prova para os mais de 4 mil laboratórios aplicadores”, destacou.

Também participaram da coletiva de imprensa para apresentação do balanço deste primeiro dia de aplicação o diretor de Gestão e Planejamento do Inep, Murillo Gameiro, e o diretor substituto de Avaliação da Educação Básica da autarquia, Eduardo Sousa.

Provas

Neste domingo, os participantes resolveram itens de linguagens, códigos e suas tecnologias, assim como de ciências humanas e suas tecnologias, além de escreverem a redação, com o tema “O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil”. Cabe destacar que, nesta primeira aplicação do Enem Digital, a redação teve de ser escrita à mão, como no exame impresso, aplicado pelo Inep em 17 e 24 de janeiro. Os Cadernos de Questões deste primeiro dia de provas digitais já estão disponíveis no portal do instituto. Os gabaritos serão divulgados até o terceiro dia útil após o encerramento da aplicação. Veja aqui o gabarito extraoficial.

Foram eliminados 70 participantes por descumprirem regras gerais do edital. São consideradas infrações portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar materiais impressos, não atender às orientações dos fiscais, entre outras determinações.

Adiamento

A versão digital do Enem 2020 não foi aplicada aos 111 participantes que fariam as provas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), em Macapá (AP). A decisão do adiamento foi tomada após interdição do IFAP pela Defesa Civil do Amapá, em razão de problemas estruturais nos blocos onde seria aplicado o exame. Esses inscritos também não deverão comparecer ao segundo dia de provas, no próximo domingo, 7 de fevereiro. Eles já estão confirmados pelo Inep na reaplicação, que ocorrerá nos dias 23 e 24 de fevereiro. Essas pessoas foram comunicadas da alteração por e-mail e pela Página do Participante. Com isso, também não há necessidade de solicitar a nova aplicação no sistema.

O novo local de prova será informado, posteriormente, também pela Página do Participante, assim como para os 167.276 inscritos no Enem 2020 do Amazonas (impresso e digital) e dos municípios de Espigão D’Oeste e Rolim de Moura (impresso), em Rondônia, que não tiveram as provas aplicadas em função da pandemia de COVID-19. Vale destacar que a aplicação ocorre normalmente nos outros locais de provas da capital amapaense, para 671 participantes.

Reaplicação

Ao todo, 174 inscritos solicitaram reaplicação do primeiro dia de provas, em virtude de doenças infectocontagiosas. O Inep recebeu os pedidos e comprovantes das condições de saúde até as 12h de sábado, 30 de janeiro. O sistema foi fechado, como previsto, para que as solicitações fossem avaliadas e os participantes recebessem a resposta antes da aplicação deste domingo. No total, 118 solicitações foram deferidas e 56, indeferidas. Inscritos que apresentaram sintomas de COVID-19 ou de outra doença infectocontagiosa prevista no edital, na véspera (após as 12h de sábado) ou no dia da prova, também poderão solicitar a reaplicação.

A solicitação, assim como nos casos de incidentes logísticos, deverá ser feita na Página do Participante. Nessas situações, o prazo para fazer o pedido começa após o encerramento da aplicação do Enem Digital, em 8 de fevereiro, e vai até o dia 12 do mesmo mês. Os casos serão analisados, individualmente, pelo Inep. A aprovação ou a reprovação da solicitação também deverá ser consultada na Página do Participante. Cabe pontuar, ainda, que os participantes que se sentiram prejudicados por fatores logísticos poderão comparecer ao segundo dia de provas e solicitar, assim, a reaplicação somente do primeiro dia do exame.

Enem

Realizado anualmente pelo Inep desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

Fonte: Inep

RECOMENDAMOS

Destaque

Vestibular de Medicina da Faculdade FACERES recebe inscrições até 17/4

A Faculdade de Medicina FACERES se destaca pelo compromisso exclusivo com a formação de médicos altamente qualificados.

Publicado

em

por

Vestibular de Medicina Faceres

A Faculdade de Medicina FACERES se destaca pelo compromisso exclusivo com a formação de médicos altamente qualificados. A instituição é reconhecida pelo MEC com nota máxima (5) no recredenciamento.

A dedicação exclusiva ao curso de medicina proporciona um ambiente acadêmico voltado inteiramente para o desenvolvimento técnico e humano dos futuros médicos.

O curso de medicina da FACERES é reconhecido pelo SAEME (Sistema de Acreditação de Escolas Médicas), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela World Federation for Medical Education (WFME).

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A FACERES tem um alto índice de aprovação em residência médica, com 80% de resultados positivos anuais em instituições de todo o Brasil.

Seu projeto pedagógico moderno, alinhado às melhores práticas mundiais, inclui metodologias ativas de ensino, iniciação científica e formação em LIBRAS.

A instituição é pioneira no interior paulista ao obter a certificação ISO 9001 e está entre as quatro faculdades de medicina do Brasil a conquistar esse reconhecimento.

Infraestrutura de ponta e oportunidades internacionais

Com uma das mais completas infraestruturas do país, a FACERES possui 25 laboratórios projetados exclusivamente para o ensino médico, um dos maiores centros de simulação do Brasil e o 3º maior centro de capacitação em atendimento ao trauma pelo Colégio Americano de Cirurgiões (ATLS).

Além disso, conta com mais de 1.600 leitos disponíveis para estágios e internato, além de oito hospitais e quatro UPAs à disposição dos alunos.

A experiência internacional também é um diferencial, com programas de intercâmbio em universidades da Europa, América Latina e África, proporcionando uma visão global da medicina e ampliando as oportunidades de crescimento acadêmico e profissional dos estudantes.

Certificações internacionais que fazem a diferença

A FACERES oferece capacitações exclusivas a todos os formandos, incluindo certificações de suporte à vida pela American Heart Association (BLS, ACLS e PALS) e a certificação ATLS pelo American College of Surgeons.

Esses treinamentos são reconhecidos internacionalmente e já estão inseridos na matriz curricular, garantindo que o aluno se forme com habilidades essenciais para atuar em emergências e cuidados intensivos.

Localização privilegiada e inserção na prática médica desde o primeiro semestre

Situada em São José do Rio Preto, polo nacional de saúde, a Faculdade de Medicina FACERES oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciar a prática médica desde o início do curso, em UBSs, hospitais e centros especializados da região.

A cidade, considerada uma das melhores para se viver no Brasil, conta com uma ampla rede hospitalar e de atendimento à saúde, possibilitando uma formação prática de excelência.

Vestibular Medicina FACERES – inscrições abertas

Inscrições até 17 de abril de 2025.

Data da prova: 27 de abril de 2025.

Locais da prova: Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG).

O processo seletivo é composto por questões objetivas na forma de teste de múltipla escolha e redação, com 60 vagas disponíveis.

Saiba mais e inscreva-se no site oficial da FACERES: https://faceres.com.br/cursos/medicina/vestibular

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Último dia de inscrições com desconto para o Vestibular de Medicina da UNIFENAS

As provas estão marcadas para o dia 17 de maio de 2025 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília)

Publicado

em

por

Vestibular de Medicina Unifenas 2021/2 tem inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas, que oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte). A instituição oferece desconto na taxa para as inscrições realizadas até o dia 7 de abril.

Os interessados encontram 4 formas de ingresso:

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2024) – sem prova – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

2- Prova Tradicional – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte

3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte

4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas e Belo Horizonte (maior possibilidade de ingresso!)

VESTIBULAR DE MEDICINA UNIFENAS

As inscrições podem ser feitas por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 17 de maio de 2025 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Candidatos do Vestibular Cederj 2025.2 já podem pedir de isenção, cota e ação afirmativa

O prazo vai até 13 de abril e deve ser realizado pela página do Vestibular Cederj.

Publicado

em

por

vestibular cederj 2025

Os candidatos que desejam concorrer às vagas do Vestibular Cederj 2025.2 já podem solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição e fazer a pré-inscrição no sistema de cotas, ação afirmativa e reserva de vagas para professor da rede pública. O prazo vai até 13 de abril e deve ser realizado pela página https://www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/vestibular/2025-2/. O Vestibular Cederj é organizado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Vestibular Cederj 2025.2

O resultado da análise do pedido de isenção, cota ou ação afirmativa será publicado, no dia 30 de abril, na página do vestibular. Após a divulgação, aqueles que tiverem os requerimentos deferidos podem realizar a inscrição no processo seletivo no período de 30 de abril a 15 de maio. Os candidatos que não obtiveram a isenção têm até 16 de maio para realizar o pagamento da taxa no valor de R$ 89,90.

Os candidatos inscritos no Vestibular Cederj 2025.2 vão concorrer a vagas ofertadas pelas instituições de ensino superior do Consórcio Cederj: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).

Os cursos

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As vagas do Vestibular Cederj 2025.2 são oferecidas para o segundo semestre letivo de 2025 nos cursos: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Sistemas de Computação, Segurança Pública e Gestão de Turismo.

Inscrição ampla concorrência

O prazo de inscrição para os candidatos que não têm direito à cota ou ação afirmativa e que vão fazer o pagamento da taxa, é de 14 de abril a 15 de maio. A taxa é no valor de R$ 89,90 e deve ser paga até 16 de maio. O link para inscrição é https://www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/vestibular/2025-2/.

Ingressantes têm direito a chip de telefonia móvel

Os candidatos aprovados vão receber chips de telefonia móvel para facilitar o acesso à internet gratuita. O chip oferece tecnologia 3G/4G ou superior, cobertura nacional, ligações locais e interurbanas ilimitadas, 30 SMS diários e um aplicativo personalizado compatível com iOS e Android.

O objetivo é apoiar o aprendizado e reduzir a evasão escolar, garantindo a todos uma conexão de qualidade. Com esse chip, cerca de 180 mil pessoas, entre alunos e tutores de projetos educacionais da Fundação Cecierj, têm acesso à internet ilimitada para acessar as plataformas de aprendizagem, além de 2 gigabytes extras.

RECOMENDAMOS

Continue lendo