Notícias dos Vestibulares e Enem
Que horas sai o gabarito oficial do Enem 2020? – Provas 17 e 27/01/2021
Quando sai o gabarito oficial do Enem 2020? Os participantes da versão impressa poderão conferir hoje, 27, as respostas das provas objetivas
Que horas sai o gabarito oficial do Enem 2020? Os participantes da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão conferir hoje, 27, os gabaritos oficiais das provas objetivas do Enem) 2020.
Que horas sai o gabarito oficial do Enem 2020? – Provas 17 e 27/01/2021
Os participantes poderão conferir as respostas corretas do exame no site do Inep e no aplicativo do Enem. Não foi informado um horário de divulgação.
O Enem impresso foi aplicado nos dois últimos domingos, dias 17 e 24 de janeiro. Os participantes resolveram questões objetivas de matemática, ciências da natureza, ciências humanas e linguagens. Fizeram também a prova de redação, a única subjetiva do exame.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Mesmo com os gabaritos em mãos, não é possível saber a nota no exame. Isso porque o Enem é corrigido com base na chamada teoria de resposta ao item (TRI), que leva em consideração, entre outros fatores, a coerência de cada estudante na própria prova.
Ou seja, se ele acertar questões difíceis, é esperado que acerte também as fáceis. Se isso não acontecer, o sistema entende que pode ter sido por chute. O estudante, então, pontua menos que outro candidato que tenha acertado as mesmas questões difíceis, mas que tenha acertado também as fáceis.
Notas finais
A previsão para a divulgação dos resultados finais é dia 29 de março. Nessa data os participantes saberão também quanto tiraram na redação. Mas, apenas depois da divulgação do resultado, em data ainda a ser definida, os candidatos terão acesso à correção detalhada da prova de redação.
Ao todo, segundo o Inep, cerca de 2,5 milhões de candidatos fizeram as provas este ano, número que representa menos da metade dos participantes inscritos nas provas. O Enem 2020 terá ainda uma versão digital, que será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
As notas poderão ser usadas para acessar o ensino superior e participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – que oferece vagas em instituições públicas – Programa Universidade para Todos (ProUni) – que oferece bolsas de estudo em instituições privadas – e, Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferece financiamento a condições mais vantajosas do que as de mercado.
Logística
Após a aplicação do exame no último domingo (24), começou a chamada etapa de logística reversa. Nela, os chefes de sala conferem os cartões-resposta e as folhas de redação e de rascunho dos candidatos presentes e ausentes. Esse material é colocado em malotes que são enviados para as centrais de correção do consórcio aplicador.
Segundo o Inep, o processo é feito com escolta militar. Os veículos usados no transporte dos malotes são monitorados por satélite e contam com um sistema de segurança máxima da carga transportada. A realização do Enem, antes e após a aplicação, envolve o Exército, a Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros, a Polícia Federal, as secretarias de Segurança e a Polícia Rodoviária Federal.
Quando recebe os malotes, o consórcio aplicador digitaliza os cartões com as respostas e as folhas de redação. Os arquivos digitalizados das redações são repassados às equipes responsáveis pela correção dos textos. O Inep explica que, para garantir isonomia na correção, as redações são enviadas aos mais de 9 mil corretores sem a identificação dos participantes.
A correção das provas objetivas é feita por meio de uma tecnologia de reconhecimento do cartão-resposta. O cálculo da nota, usando a TRI, é feito pelo consórcio aplicador e pelos pesquisadores do Inep, que também são responsáveis pela conferência e a solução de eventual discrepância.
Reaplicação do Enem 2020
O Enem ocorreu em meio à pandemia do novo coronavírus e, por isso, adotou uma série de medidas de segurança, como o uso obrigatório de máscaras. Os participantes que estivessem com sintomas de covid-19 ou outra doença infectocontagiosa não deveriam comparecer aos locais de prova. Esses estudantes poderão fazer o exame na data da reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro.
Para isso, aqueles que ainda não o fizeram têm até o dia 29 para solicitar a reaplicação na Página do Participante. Podem também pedir para participar da reaplicação os candidatos que foram prejudicados por questões logísticas, como falta de água ou luz e aqueles que foram impedidos de fazer o exame porque as salas estavam lotadas e era preciso garantir o distanciamento entre os participantes. Segundo o Inep, isso ocorreu em pelo menos 37 escolas de 11 cidades.
As provas foram canceladas no estado do Amazonas, em Rolim de Moura (RO) e em Espigão D’Oeste (RO) por causa da pandemia. Esses estudantes também deverão fazer o exame na data da reaplicação. Eles não precisarão solicitar a participação. Segundo o Ministério da Educação, foram cerca de 20 ações judiciais em todo o país contrárias à realização do exame.
Com informações da Agência Brasil
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
FUVEST publica respostas esperadas das provas da Segunda Fase
Já estão disponíveis as respostas esperadas das provas da Segunda Fase do Vestibular 2025
Já estão disponíveis as respostas esperadas das provas da Segunda Fase do Vestibular 2025 para as 10 questões de Língua Portuguesa, comuns a todos os candidatos, e para as questões das disciplinas voltadas à carreira escolhida.
Confira aqui.
A FUVEST registrou 7,12% de abstenções nesta segunda (16), segundo dia de provas da segunda fase do Vestibular 2025. Entre os 30.381 candidatos convocados para esta etapa, 2.163 não compareceram aos locais de provas. No primeiro dia, a taxa de abstenção foi de 6,22%, com 1.890 ausentes – considerando os dois dias, a média foi de 6,67%.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Unesp publica resultado do processo seletivo para 449 vagas olímpicas
As matrículas em primeira chamada dos convocados para as vagas olímpicas serão realizadas no período de 3 a 5 de fevereiro de 2025
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) publicou o resultado do Processo Seletivo “Olimpíadas Científicas Unesp 2025”, com 449 vagas adicionais em cursos de graduação destinadas a participantes e medalhistas de olimpíadas do conhecimento.
A consulta estará disponível no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pela seleção.
As matrículas em primeira chamada dos convocados para as vagas olímpicas serão realizadas no período de 3 a 5 de fevereiro de 2025, virtualmente, com link pelo site da Vunesp ou diretamente pelo Sistema de Graduação da Unesp (Sisgrad), no endereço http://sistemas.unesp.br/calouros . A seleção prevê dez chamadas. O calendário completo de matrículas pode ser consultado no Manual do Candidato, disponível nas páginas da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Vunesp (www.vunesp.com.br).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
As 449 “vagas olímpicas” estão distribuídas para cursos das três áreas: 95 vagas na área de Biológicas, 249 em Exatas e 105 em Humanas, com oportunidades para 23 cidades: Araçatuba (2 vagas), Araraquara (30), Assis (21), Bauru (37), Botucatu (31), Dracena (8), Franca (14), Guaratinguetá (32), Ilha Solteira (36), Itapeva (14), Jaboticabal (15), Marília (9), Ourinhos (8), Presidente Prudente (53), Registro (12), Rio Claro (21), Rosana (14), São João da Boa Vista (11), São José do Rio Preto (46), São José dos Campos (1), São Vicente (12), Sorocaba (8) e Tupã (14).
O processo seletivo considera 67 olimpíadas de conhecimento, com opções para eventos regionais, nacionais, iberoamericanos e internacionais. A lista completa pode ser vista no Manual do Candidato, publicado nas páginas da Unesp e da Vunesp.
A Unesp já realizou as provas comuns da segunda fase do Vestibular Unesp 2025, com 6.596 vagas em 24 cidades. O resultado final do exame será divulgado em 31 de janeiro de 2025, nos sites da Unesp e da Vunesp.
O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Tal somatória inclui as 934 vagas do Provão Paulista destinadas exclusivamente para alunos do ensino público. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.
Além das vagas olímpicas, do Provão Paulista e do Vestibular Unesp, está previsto ainda o preenchimento de eventuais vagas remanescentes da Unesp para candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 ou 2024, todos os inscritos nos dois anos, mais de 8,9 milhões de candidatos, sem necessidade de estar inscrito no Vestibular Unesp. O período para estes interessados declararem interesse e participarem das chamadas seguintes para matrícula vai de 28 de fevereiro a 5 de março de 2025, com cadastramento gratuito pelo site da Vunesp (www.vunesp.com.br).
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Curso de medicina da USF 2025 tem opção de ingresso com uso da nota do Enem
O Vestibular 2025 ofertará vagas para o 1.º e 2.º semestres letivos, sendo oferecidas 73 vagas e 72 vagas, respectivamente por semestre.
A Universidade São Francisco (USF) recebe inscrições para o vestibular do Curso de Medicina para ingresso no 1º e 2º semestre de 2025. As inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de janeiro de 2025. A taxa de inscrição é de R$ 150 e as inscrições podem ser feitas em usf.edu.br/vestibular.
O Vestibular 2025 ofertará vagas para o 1.º e 2.º semestres letivos, sendo oferecidas 73 vagas e 72 vagas, respectivamente por semestre. Para concorrer a uma das vagas, o candidato pode utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de 2015 até 2024, sendo considerada, para fins de seleção e classificação.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Serão classificados, exclusivamente, os candidatos que preencherem a pontuação final igual ou acima de 2500 pontos e que não tenham zerado na redação. O resultado será publicado no dia 22 de janeiro de 2025.
Medicina USF
Com ênfase em práticas profissionais desde o primeiro ano, a Medicina da USF alia teoria e prática, valorizando a flexibilidade do processo de formação individual e orientando para o protagonismo estudantil, além de utilizar tecnologias como facilitadoras da rotina de estudos. O curso está entre os melhores do país, de acordo com o MEC, e conta com mais de 50 anos de história.
Com matriz curricular atualizada e moderna infraestrutura que compreende espaços como o Centro de Simulação Realística, Centro de Estudos de Anatomia, ampla rede de estágio e inserção na rede básica de saúde, os estudantes e docentes atuam também em hospitais, unidades básicas de saúde, ambulatórios, unidades de estratégia de saúde da família, entre tantos outros espaços.
O Curso de Medicina está localizado no Câmpus Bragança Paulista, mesmo local onde está instalado o Hospital Universitário São Francisco (HUSF), considerado o hospital geral mais importante da região bragantina em razão de suas atividades de alta complexidade, desenvolvimento de pesquisas e intervenções de elevada especialização.
Para acompanhar as transformações da profissão e preparar os estudantes para os desafios da carreira, a USF investe em formação contínua para o corpo docente e de estudantes
A cidade de Bragança Paulista
Bragança Paulista se destaca como uma das melhores cidades do Brasil com mais de 100 mil habitantes para se viver, ocupando o 8º lugar nesse ranking nacional. Além disso, é reconhecida como a 36ª melhor cidade geral para qualidade de vida no país. Localizada a apenas 80km da capital paulista, Bragança Paulista atrai famílias em busca de qualidade de vida, saúde e bem-estar, mantendo a proximidade com São Paulo. Com um clima agradável e sendo uma das cidades mais seguras do estado de São Paulo, Bragança Paulista continua a ser uma escolha popular para quem busca tranquilidade e qualidade de vida.
Informações:
Inscrições em: usf.edu.br/vestibular.
Utilize o resultado do ENEM entre 2015 e 2024
Inscrições: até 19 de janeiro de 2025
Resultado: 22 de janeiro de 2025