Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Dicas para uma boa redação no Enem 2020 – Prova 17/01/2021

No 1º dia do Enem 2020, dia 17/01/2021, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas

Publicado

em

Dicas para uma boa redação no Enem 2020 - Prova 17/01/2021

Está chegando o Enem 2020. No primeiro dia do Exame impresso, dia 17 de janeiro de 2021, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Você sabe quais são as competências que estão por trás de uma redação bem escrita?

Especialista aponta para critérios levados em conta por examinadores para garantir a tão sonhada nota 1000 na redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Confira:

Como fazer uma boa redação no Enem 2020

Quem está se preparando para o Enem ou até mesmo já participou de outras edições do exame sabe bem que uma das principais preocupações é a redação. Como fazer uma boa redação e garantir uma boa nota? Não existe fórmula mágica e os desafios são enormes: o tempo exíguo, o tema surpresa que só é revelado no momento da prova e, em muitos casos, a falta de hábito do estudante com a leitura e a escrita e, consequentemente, a falta de repertório. É fato que ninguém se torna um bom escritor do dia para a noite, sem antes ter investido muito tempo em leitura e na prática da escrita. Mas para ter sucesso com a redação no dia do exame, alguns detalhes podem ajudar o estudante a garantir um melhor desempenho.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

De acordo com o assessor de Redação do Sistema Positivo de Ensino, Fábio Gusmão, a redação do Enem é avaliada pelos corretores com base em cinco competências e cada uma delas vale de zero a 200 pontos, somando desse modo 1.000 pontos no total. “É necessário que o estudante fique muito atento a cada uma dessas competências para não perder pontos importantes”, alerta. Para ajudar, Gusmão comenta as competências e dá dicas do que precisa ser observado pelo candidato antes de começar a escrever a redação, levando em conta esses cinco critérios.

Domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa

A primeira competência avaliada é referente ao domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, ou seja, é o olhar que o examinador lançará acerca do conhecimento de norma padrão que o candidato leva para o seu texto, como, por exemplo, aspectos relacionados à pontuação, à concordância, à colocação pronominal, à ortografia, dentre outros. “Vale destacar que se ele apresentar mais de duas incorreções, ou melhor, mais de dois desvios de norma, não obterá a nota máxima nessa primeira competência. Logo, uma revisão atenta no texto produzido é de extrema relevância para que não perca tantos pontos e tenha êxito no quesito relacionado ao domínio da modalidade culta da língua materna”, orienta.

Compreensão da proposta e construção de um texto dissertativo-argumentativo

A segunda competência diz respeito à compreensão da proposta de redação e aplicação dos conceitos das várias áreas do conhecimento dentro dos limites estruturais de um texto dissertativo-argumentativo em prosa. “Cabe destacar que essa competência avalia dois aspectos: o primeiro é se o estudante atendeu à proposta contida na frase temática, se ele não fugiu ao tema solicitado ou, ainda, se não o tangenciou, que consiste na abordagem parcial do tema, baseada somente em um assunto mais amplo. Isso ocorre quando o candidato não mergulha de uma forma mais profunda no eixo temático que foi proposto. Já o segundo aspecto avaliado nessa competência está relacionado à construção de um texto dissertativo-argumentativo com uma tese – opinião a respeito do tema proposto – apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando, desse modo, uma unidade textual”, explica Gusmão.

Construção da argumentação

Dentro dessa competência, o examinador lança o olhar especificamente para a construção da argumentação. Assim, avalia se o estudante seleciona, relaciona, organiza e interpreta informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa do ponto de vista escolhido como tese. “É relevante destacar que, para a construção de uma excelente argumentação, o candidato pode lançar mão de diferentes estratégias argumentativas com intuito de convencer o leitor do seu texto a concordar com a tese que está sendo defendida. Para isso, pode recorrer a inúmeros recursos, como alusões históricas, comparações de fatos, argumentos de autoridade, citações, dados estatísticos, ou seja, trazer para o texto, por meio de uma ou mais estratégia argumentativa, os diferentes conhecimentos que adquiriu ao longo da sua formação nos diferentes componentes curriculares. Assim, conteúdos relacionados à História, à Filosofia, às Ciências, ao conhecimento literário e à cultura de modo geral devem estar presentes na construção dessa argumentação. É claro que tudo isso não deve estar solto, ou seja, não é simplesmente mencionar ou citar. Essas informações, dados e fatos precisam estar presentes e relacionados a um projeto textual e a um uso produtivo de uma ou mais estratégia argumentativa utilizada com vistas a persuadir o leitor”.

Articulação das partes do texto

Na quarta competência, o estudante deve demonstrar conhecimentos dos mecanismos linguísticos necessários para construir a argumentação. Nesse sentido, o examinador avalia a organização textual referente à relação que os parágrafos estabelecem entre si e a amarração dos enunciados por meio de elementos coesivos, já que escrever é sempre estar ancorado em informações anteriores, mas nunca perdendo o foco de que o texto precisa progredir. “O candidato deve tomar muito cuidado com as escolhas de palavras que levará para o seu texto, principalmente no que se refere aos elementos coesivos, pois é muito comum o uso de um conectivo no lugar do outro, a exemplo da conjunção “contudo”, que, muitas vezes, é usada com o propósito de fechar ou sintetizar uma ideia, mas ele não atenta que essa palavra remete à ideia de adversidade, de contrariedade, e a usa, desse modo, de forma equivocada. Assim, cuidados como esse são de extrema relevância para ser bem sucedido nessa competência, que só resultará em nota máxima para aquele que conseguir articular bem as partes do texto e apresentar um repertório diversificado de recursos coesivos”.

Proposta de intervenção e respeito aos direitos humanos

Por fim, na última competência, o examinador verificará se o candidato elaborou uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos para o problema que foi apresentado ao longo do texto. Essa proposta precisa ser concreta, específica ao tema apresentado na proposta da prova e que dialogue com os argumentos desenvolvidos ao longo do texto. “Deve-se deixar clara não somente a ação interventiva, mas também quem deverá executá-la, deixar evidente o meio de execução dessa ação, bem como o seu efeito e sua finalidade, tudo isso de um modo muito detalhado para que se possa obter a nota máxima nessa última competência”, finaliza Gusmão.

Destaque

O que você precisa saber para garantir sua vaga pelo SISU 2025?

Confira informações sobre como funciona o cálculo da nota e de que maneira ser estratégico para ingressar na faculdade pelo Sisu

Publicado

em

por

Sisu 2023

As inscrições para o SiSU (Sistema de Seleção Unificada) 2025 iniciam em 17 de janeiro e podem ser realizadas até o dia 21. Nesse período, com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes podem selecionar duas opções de cursos para concorrer.

O resultado da chamada regular será liberado no dia 26 de janeiro. Neste contexto, o Curso Anglo, reconhecido pelo elevado número de aprovações nas mais concorridas faculdades públicas do país, tira as principais dúvidas dos candidatos. Confira:

O que é o SiSUe como funciona?

Desenvolvido pelo governo federal, o Sistema de Seleção Unificada é um canal eletrônico que oferece cerca de 260 mil vagas no ensino superior público, em universidades e institutos de todo o Brasil, para alunos da rede pública ou particular que tenham feito o Enem em 2024. O processo acontece dentro de um portal online, no qual candidatos podem escolher duas opções de cursos para se inscrever. Diariamente, a plataforma analisa as notas do participante e divulga sua posição na concorrência para essas vagas. Durante os dias de inscrição, o aluno poderá alterar entre cursos e instituições para comparar suas chances. O resultado é divulgado somente no último dia.

Como saber se a minha nota é boa?

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O coordenador do Curso Anglo, Madson Molina, explica que, para quem fez a prova do ENEM com intenção de aplicar sua nota no sistema, é fundamental entender o que é a ferramenta da Teoria de Resposta ao Item (TRI). “Em linhas gerais, é uma ferramenta que vai avaliar a coerência de seleção de questões do estudante quando ele está realizando a prova”, detalha. Ou seja, na TRI, existe uma simetria de pontuação, então uma questão a mais não é apenas um ponto a mais, se ela for uma questão fácil, acaba valendo mais pontos do que uma questão difícil. Por isso, é importante que o estudante entenda qual é esse princípio avaliativo.

Segundo ele, o estudante que se dedicou e não deixou passar os assuntos estruturantes e as ferramentas básicas das grandes áreas do conhecimento, como identificação de gráficos e leitura assertiva de interpretação de compreensão de texto é capaz de atingir 700 pontos, considerada uma boa pontuação.

No entanto, tudo depende da procura. Molina explica que como cada universidade possui diversos cursos e, às vezes, o mesmo curso é ofertado em horários diferentes, se a procura é muito alta, a nota de corte é igualmente elevada. “Carreiras concorridas como Medicina possuem uma nota de corte alta, acima de 800 pontos. Mas cabe lembrar que no SiSU são colocados pesos diferentes para as notas. Então, se eventualmente o aluno possui uma nota 700 em uma área do conhecimento e uma nota 800 em uma outra, a nota exigida pode variar”, afirma.

Como lidar com a expectativa?

Molina diz que a expectativa do resultado sobre as notas é grande. No entanto, quando a plataforma do sistema está aberta, é importante entender a movimentação que o estudante pode fazer para atingir a vaga desejada e na instituição almejada. Além disso, o coordenador destaca a importância de trabalhar com emuladores e simuladores que olham o histórico desse modelo de processo seletivo, com o intuito de fazer uma pré-simulação para quando a plataforma abrir e entender onde aplicar melhor as notas.

Live sobre como utilizar a nota no SiSU

Pensando em auxiliar os estudantes que almejam ingressar no ensino superior por meio desse processo seletivo, o Curso Anglo fará uma live, onde as melhores estratégias para garantir a vaga e as dúvidas sobre esse método de ingresso poderão ser tiradas. Para acompanhá-la, você pode acessar o link gratuitamente.

Live do Curso Anglo – As melhores estratégias para garantir a sua vaga no SiSU 2025!

Quando: Dia 14/01, às 16h00

Quer saber tudo o que você precisa para garantir uma vaga no SiSU? Então, não perca esta live! Confira os assuntos que serão abordados:

📌 O que é o SiSU?

📌 Mudanças para 2025?

📌 Como funciona o SiSU? (premissas, lei de cotas, ações afirmativas, cronograma do SiSU 2024)

📌 Estratégias (a partir das experiências de especialistas e de vestibulandos)

Participantes: Madson Molina – Coordenador e professor do Curso Anglo

Caroline Mayumi, ex-aluna Anglo aprovada em Medicina na UFRJ

Link de acesso: https://materiais.cursoanglo.com.br/inscricoes-live-sisu-2025

Continue lendo

Destaque

Últimos dias de inscrições abertas para o vestibular de medicina da USF

As inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de janeiro de 2025.

Publicado

em

por

USF está com inscrições abertas para o Vestibular Social

A Universidade São Francisco (USF) está com inscrições abertas para o vestibular do Curso de Medicina para ingresso no 1º e 2º semestre de 2025. As inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de janeiro de 2025. A taxa de inscrição é de R$ 150 e as inscrições podem ser feitas em usf.edu.br/vestibular.

O Vestibular 2025 ofertará vagas para o 1.º e 2.º semestres letivos, sendo oferecidas 73 vagas e 72 vagas, respectivamente por semestre. Para concorrer a uma das vagas, o candidato pode utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de 2015 até 2024, sendo considerada, para fins de seleção e classificação.

Serão classificados, exclusivamente, os candidatos que preencherem a pontuação final igual ou acima de 2500 pontos e que não tenham zerado na redação. O resultado será publicado no dia 22 de janeiro de 2025.

Medicina USF

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Com ênfase em práticas profissionais desde o primeiro ano, a Medicina da USF alia teoria e prática, valorizando a flexibilidade do processo de formação individual e orientando para o protagonismo estudantil, além de utilizar tecnologias como facilitadoras da rotina de estudos. O curso está entre os melhores do país, de acordo com o MEC, e conta com mais de 50 anos de história.

Com matriz curricular atualizada e moderna infraestrutura que compreende espaços como o Centro de Simulação Realística, Centro de Estudos de Anatomia, ampla rede de estágio e inserção na rede básica de saúde, os estudantes e docentes atuam também em hospitais, unidades básicas de saúde, ambulatórios, unidades de estratégia de saúde da família, entre tantos outros espaços.

O Curso de Medicina está localizado no Câmpus Bragança Paulista, mesmo local onde está instalado o Hospital Universitário São Francisco (HUSF), considerado o hospital geral mais importante da região bragantina em razão de suas atividades de alta complexidade, desenvolvimento de pesquisas e intervenções de elevada especialização.

Para acompanhar as transformações da profissão e preparar os estudantes para os desafios da carreira, a USF investe em formação contínua para o corpo docente e de estudantes

A cidade de Bragança Paulista

Bragança Paulista se destaca como uma das melhores cidades do Brasil com mais de 100 mil habitantes para se viver, ocupando o 8º lugar nesse ranking nacional. Além disso, é reconhecida como a 36ª melhor cidade geral para qualidade de vida no país. Localizada a apenas 80km da capital paulista, Bragança Paulista atrai famílias em busca de qualidade de vida, saúde e bem-estar, mantendo a proximidade com São Paulo. Com um clima agradável e sendo uma das cidades mais seguras do estado de São Paulo, Bragança Paulista continua a ser uma escolha popular para quem busca tranquilidade e qualidade de vida.

Informações:

Inscrições em: usf.edu.br/vestibular.

Utilize o resultado do ENEM entre 2015 e 2024

Inscrições: até 19 de janeiro de 2025

Resultado: 22 de janeiro de 2025

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Universidade Metodista recebe inscrições para o Vestibular 2025

Matrículas abertas para cursos presenciais e EAD com início em fevereiro

Publicado

em

por

Carreiras modernas ganham cursos no vestibular 2021 da Metodista

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2025 da Universidade Metodista de São Paulo. O processo seletivo oferece diferentes formas de ingresso: utilização da nota do ENEM, prova do vestibular online ou presencial, ou análise do histórico escolar.

As aulas começam no dia 17 de fevereiro de 2024, com matrículas abertas até o início de março. Os cursos presenciais estão com 75% de desconto nas mensalidades, enquanto os cursos EAD têm 55% de desconto, proporcionando opções acessíveis para diversos perfis de estudantes. Alguns cursos já estão com turmas fechadas e com possibilidade de abertura para novas vagas.

A Metodista também oferece programas de estágio, orientação profissional e iniciativas de extensão, promovendo experiências práticas e transformação social.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Para mais informações e inscrições, entre em contato pelo telefone (11) 4366-5000, pelo e-mail cac@metodista.br, ou acesse https://lp.metodista.br/. Este é o momento de planejar o futuro com qualidade, tradição e inovação.

Continue lendo