Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Provas do Enem 2020 começam a ser distribuídas para os estados

Mais de 11 milhões de provas do Enem 2020 seguirão para estados brasileiros e Distrito Federal.

Publicado

em

Ainda dá para fazer o Enem 2020?

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deu início, nesta sexta-feira, 11 de dezembro, à distribuição das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Em cerimônia que ocorreu no 4º Batalhão de Infantaria Leve (4º BIL) do Exército Brasileiro, em Osasco (SP), Inep, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) e Exército assinaram a Ordem de Serviço Conjunta n.º 1, de 11 de dezembro de 2020, que autoriza a expedição de 11,4 milhões de provas para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal.

A partir de agora, serão feitas 41 viagens aéreas e 157 terrestres, ao todo, para entrega dos 70 mil malotes que estavam acondicionados sob a segurança do 4º BIL do Exército. As provas serão transportadas pelos Correios a todas as unidades da Federação, com escoltas das polícias militares e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ao serem entregues nos locais de destino, os malotes serão armazenados nos Batalhões do Exército Brasileiro e mantidos em segurança até os dias de aplicação.

A operação contará com 226 carretas e caminhões. O primeiro caminhão deu partida, ainda nesta sexta-feira, 11 de dezembro. O veículo foi lacrado pelo presidente do Inep, Alexandre Lopes, e seguiu do 4º BIL do Exército para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, com escoltas da Polícia Militar do estado e da PRF. Neste sábado, 12 de dezembro, o primeiro avião decola rumo ao Amapá, Ceará, Maranhão e Pará. No domingo, 13 de dezembro, os voos serão para os estados de Alagoas, Acre, Maranhão e Roraima. A última viagem aérea está prevista para 10 de janeiro de 2021. Já o último caminhão segue para o destino no dia 7 do mesmo mês.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Alexandre Lopes chamou a atenção para a complexidade das ações. “São 11 milhões de provas transportadas. Fazer com que todas cheguem nos municípios, no horário e no prazo certo para o dia da prova, é um grande desafio. A responsabilidade do Inep é mostrar que estamos fazendo um trabalho para garantir a segurança na execução da prova. Temos o trabalho do Exército Brasileiro, garantindo mais segurança. A Polícia Federal trabalha ao longo do ano evitando as fraudes, por meio de inteligência. As polícias militares e a Polícia Rodoviária Federal também auxiliam na escolta. O engajamento de todos os estados e dos governadores acontece para que a logística saia conforme o planejado. O trabalho da gráfica com a impressão das provas garante segurança para que não ocorram vazamentos. Nota-se a seriedade e a responsabilidade de todos que trabalham com o Enem”, disse. “Quem está de fora não tem noção do trabalho que é o exame. Vamos fazer também o Enem Digital, que será muito importante no incentivo ao uso das plataformas tecnológicas. Será um ano de grande expectativa e de novos desafios”, complementou.

A Ordem de Serviço Conjunta para a expedição das provas foi assinada pelo presidente do Inep, pelo diretor de Gestão e Planejamento da autarquia, Murillo Gameiro, pelo diretor dos Correios, Carlos Henrique de Luca Ribeiro, e pelo comandante do 4º BIL do Exército, coronel Leandro Acosta. Após oficializar a descentralização dos malotes, os presentes visitaram o galpão do 4º BIL, onde as provas estão armazenadas e de onde sairão para as unidades da Federação.

Murillo Gameiro reforçou a importância de realizar o exame, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia de COVID-19. “É uma responsabilidade muito grande e podemos ver que todos estão comprometidos. Infelizmente, neste ano não podemos fazer as capacitações presenciais devido à pandemia, mas é um orgulho muito grande poder fazer parte deste processo. A aplicação do Enem Digital ocorrerá logo após o Enem impresso e também mudará a vida de muita gente. São muitas famílias envolvidas com o exame e sabemos dessa importância”, afirmou.

O coordenador-geral de Gestão e Monitoramento do Inep, Hélio Junio Rocha Morais, destacou o impacto do trabalho dos profissionais envolvidos na ponta, ao mencionar a importância do exame para a trajetória educacional dos participantes. “Para nós, que atuamos na preparação do exame, a palavra que melhor define o Enem é ‘cooperação’. Foi o que vimos, em nossas equipes, durante todo o ano de 2020, para tornar possível a aplicação das provas, em meio às adversidades que vivenciamos. Contudo, para os participantes do exame, a palavra que define o Enem é ‘oportunidade’. Oportunidade de seguir adiante no seu percurso acadêmico e transformar a sua realidade”, disse.

Segurança – O tema da segurança voltou a ser destacado pelo comandante do 4º BIL, coronel Leandro Acosta. O militar reforçou, também, a importância das ações estratégicas para a realização do exame. “O Enem, sem o contexto da pandemia, já é um desafio que muitos países do mundo não têm a capacidade de entender. Compreendemos que essa iniciativa se reflete na área da defesa do país. Precisamos de brasileiros capacitados e motivados. É um capítulo importante na história dos jovens que vão passar por este desafio que é a prova do Enem”, afirmou. “Todos aqui têm um papel importante nessa missão, que talvez seja uma das operações de maior envergadura que realizamos”, acrescentou o tenente coronel Joaquim Keida Mendonça, do Comando de Policiamento de Área Metropolitana de São Paulo, responsável por escoltas dos malotes de prova.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública irá monitorar todas as ações de segurança, desde a escolta até o policiamento, além de contribuir para a resolução de problemas que, porventura, possam surgir. “Temos a vocação de promover a integração dos órgãos de segurança pública do Brasil e de buscar, por meio dos grandes eventos e operações, a realização dessa integração”, disse o representante da Secretaria de Operações Integradas da pasta ministerial, coronel Henrique de Souza Lima Júnior. O coordenador de Planejamento Operacional da secretaria, tenente coronel Bruno Rezende, apresentou o plano estratégico de segurança para o exame. A atuação da Polícia Federal (PF) também foi esclarecida pelo representante da Divisão de Repressão aos Crimes Fazendários da Polícia Federal da corporação, Fernando Casarin.

Grande operação – O evento de descentralização das provas contou, ainda, com um ciclo de palestras temáticas sobre o Enem 2020. Durante as apresentações, representantes das instituições envolvidas detalharam as atividades que desenvolvem para a realização do exame. Murillo Gameiro esclareceu questões relacionadas à aplicação, no contexto da crise sanitária do coronavírus. Welinton Martins, gerente da Gráfica Plural, responsável pela impressão das provas, falou sobre a produção das avaliações e dos materiais administrativos do exame. De acordo com o diretor da gráfica, Carlos Roberto Jacomini, a complexidade do aparato de produção contribuiu para “garantir um trabalho de qualidade, controle, entrosamento, com todos atores envolvidos, mesmo diante do desafio e das restrições impostas pela COVID-19”, disse.

O representante do consórcio aplicador, formado pelas fundações Cesgranrio e Getúlio Vargas, Gabriel Coelho, e o diretor dos Correios, Carlos Henrique de Luca Ribeiro, deram detalhes sobre a logística de aplicação e de distribuição das provas, respectivamente. “A gente tem certeza que temos trabalhado muito bem e que vamos ter um Enem de grande qualidade. Acreditamos que vamos conseguir isso”, afirmou Álvaro Henrique de Freitas, superintendente da Fundação Cesgranrio. “Agradecemos a parceria de todos que trabalharam, de alguma forma, na operação. Vamos trabalhar para que o Enem ocorra da melhor forma possível”, complementou o diretor dos Correios, Carlos Henrique de Luca Ribeiro.

Enem – Realizado anualmente pelo Inep desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. As provas da edição 2020 do exame estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa); e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital).

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep

RECOMENDAMOS

Destaque

Vestibular Uerj 2026 abre inscrições para o 1º Exame de Qualificação

A prova faz parte do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Uerj e acontece no dia 8 de junho.

Publicado

em

por

Vestibular Estadual 2021 UERJ - Horários, duração, locais de prova e outras informações

A partir desta terça-feira (15), serão abertas as inscrições para o 1º Exame de Qualificação (EQ1) do Vestibular Estadual 2026. A prova faz parte do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e acontece no dia 8 de junho. Até o dia 6 de maio podem se candidatar os interessados que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do Ensino Médio, pelo site do Vestibular Uerj.

De acordo com a diretora do Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea), Marcia Gonçalves, os candidatos serão submetidos a uma prova sem “pegadinhas” ou “surpresas”, que pode ser um instrumento de aprendizagem aos estudantes que se dispõem a viver essa experiência. “Durante o exame, serão testadas habilidades e competências que investigam se os candidatos estão antenados com as questões mais significativas do mundo atual: seja a sociedade brasileira, sejam as relações internacionais”, adianta Marcia.

A seleção terá duas fases e seguirá o modelo tradicional adotado pela Universidade. A etapa inicial é composta pelos dois Exames de Qualificação, com questões objetivas das áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática. Após aprovação nas primeiras provas, o candidato estará apto a realizar o Exame Discursivo, que engloba redação e dois testes específicos, selecionados de acordo com a opção de curso.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Além dos conteúdos das quatro áreas de conhecimento, o processo seletivo também aborda noções de livros de literatura, escolhidos a partir de consulta pública realizada na Revista Eletrônica do Vestibular Uerj. Para o 1º EQ, o conto indicado é “Amor”, presente no livro “Laços de Família”, de Clarice Lispector. Já para o 2º EQ, a obra indicada é “Senhora”, de José de Alencar.

Vale lembrar que, caso o candidato não obtenha aprovação no 1º EQ, poderá tentar novamente no 2º EQ. Apenas a maior nota será considerada para a etapa seguinte. Não é obrigatório participar dos dois EQs, mas, se o candidato quiser, deverá se inscrever nos dois exames separadamente.

Como se preparar para o 1º Exame de Qualificação

Uma importante fonte de estudo para os exames é a Revista Eletrônica do Vestibular Uerj, onde estão disponíveis todas as provas de vestibulares anteriores com questões comentadas. “São materiais fontes de inspiração para elaborar questões e simulados, como muitos cursos preparatórios fazem. Os candidatos podem fazer as provas e/ou checar se uma questão ‘difícil’, na realidade, foi ‘fácil’, por exemplo”, indica a diretora do Dsea.

Outra forma de preparação para o 1º EQ é acompanhar o Ciclo de Palestras do Vestibular Estadual. Produzida pelo Dsea desde 2017, a iniciativa promove debates gratuitos sobre os livros indicados para o processo seletivo. A primeira palestra será sobre o conto “Amor”, de Clarice Lispector, ministrada pelo professor Flávio Carneiro, no dia 27 de maio, às 15h, no Auditório 11, no 1º andar do campus Maracanã.

O Ciclo de Palestras será transmitido e gravado pela TV Uerj, ficando à disposição dos interessados a partir de então. Próximo a cada evento, abrem-se inscrições online para a participação presencial.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Últimos dias para inscrição Vestibulares 2025/2 e Modalidade EaD da UEG

Os vestibulares serão realizados em fase única, constituída de prova objetiva e prova de redação, no dia 18 de maio

Publicado

em

por

UEG abre inscrições para o Vestibular 2022/2

O período de inscrições para os processos seletivos Vestibular 2025/2 e Vestibular Modalidade Educação a Distância (EaD) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) se encerra no próximo dia 22 de abril, exclusivamente por meio do site www.vestibular.ueg.br. A taxa de inscrição é de R$ 50.

Os vestibulares serão realizados em fase única, constituída de prova objetiva e prova de redação, no dia 18 de maio, e o resultado final será divulgado em 1º de julho. Ao se inscrever, o candidato deverá indicar no formulário de inscrição a primeira opção de curso, cidade e turno e a segunda opção de graduação que deseja cursar.

Há vagas reservadas ao sistema de cotas, voltadas a candidatos que comprovadamente sejam oriundos da rede pública de educação básica, negros, indígenas ou pessoas com deficiência. São oferecidas, ainda, vagas suplementares aos quilombolas.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Vagas presenciais

As 600 vagas do Processo Seletivo UEG 2025/2 são oferecidas para os seguintes cursos: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Tecnologia em Gastronomia, Medicina Veterinária, Pedagogia, Química Industrial e Zootecnia.

As provas serão realizadas em todas as cidades onde houver vagas disponibilizadas. O candidato fará as provas na cidade pela qual optou no formulário de inscrição.

Modalidade EaD

As 300 vagas do Processo Seletivo Modalidade EaD – UEG 2025/2 são oferecidas para dois cursos, sendo 150 vagas para Curso Superior de Tecnologia em Turismo e 150 vagas para Curso Superior de Tecnologia de Desenvolvimento de Sistemas para Internet.

Os cursos são desenvolvidos com atividades a distância, por meio do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem oficial e encontros presenciais obrigatórios nos Polos de Apoio Presencial Associados/UAB. As provas serão realizadas em todas as cidades onde houver vagas disponibilizadas. O candidato fará as provas na cidade pela qual optou no formulário de inscrição.

Serviço – Vestibular UEG 2025/2 e Modalidade EaD

Período de inscrições: até 22 de abril
Data das provas: 18 de maio
Inscrições: www.vestibular.ueg.br

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Vestibular de Medicina da Faculdade FACERES aceita inscrições até 17/4

A instituição é reconhecida pelo MEC com nota máxima (5) no recredenciamento.

Publicado

em

por

Vestibular de Medicina Faceres

A Faculdade de Medicina FACERES se destaca pelo compromisso exclusivo com a formação de médicos altamente qualificados. A instituição é reconhecida pelo MEC com nota máxima (5) no recredenciamento.

A dedicação exclusiva ao curso de medicina proporciona um ambiente acadêmico voltado inteiramente para o desenvolvimento técnico e humano dos futuros médicos.

O curso de medicina da FACERES é reconhecido pelo SAEME (Sistema de Acreditação de Escolas Médicas), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela World Federation for Medical Education (WFME).

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A FACERES tem um alto índice de aprovação em residência médica, com 80% de resultados positivos anuais em instituições de todo o Brasil.

Seu projeto pedagógico moderno, alinhado às melhores práticas mundiais, inclui metodologias ativas de ensino, iniciação científica e formação em LIBRAS.

A instituição é pioneira no interior paulista ao obter a certificação ISO 9001 e está entre as quatro faculdades de medicina do Brasil a conquistar esse reconhecimento.

Infraestrutura de ponta e oportunidades internacionais

Com uma das mais completas infraestruturas do país, a FACERES possui 25 laboratórios projetados exclusivamente para o ensino médico, um dos maiores centros de simulação do Brasil e o 3º maior centro de capacitação em atendimento ao trauma pelo Colégio Americano de Cirurgiões (ATLS).

Além disso, conta com mais de 1.600 leitos disponíveis para estágios e internato, além de oito hospitais e quatro UPAs à disposição dos alunos.

A experiência internacional também é um diferencial, com programas de intercâmbio em universidades da Europa, América Latina e África, proporcionando uma visão global da medicina e ampliando as oportunidades de crescimento acadêmico e profissional dos estudantes.

Certificações internacionais que fazem a diferença

A FACERES oferece capacitações exclusivas a todos os formandos, incluindo certificações de suporte à vida pela American Heart Association (BLS, ACLS e PALS) e a certificação ATLS pelo American College of Surgeons.

Esses treinamentos são reconhecidos internacionalmente e já estão inseridos na matriz curricular, garantindo que o aluno se forme com habilidades essenciais para atuar em emergências e cuidados intensivos.

Localização privilegiada e inserção na prática médica desde o primeiro semestre

Situada em São José do Rio Preto, polo nacional de saúde, a Faculdade de Medicina FACERES oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciar a prática médica desde o início do curso, em UBSs, hospitais e centros especializados da região.

A cidade, considerada uma das melhores para se viver no Brasil, conta com uma ampla rede hospitalar e de atendimento à saúde, possibilitando uma formação prática de excelência.

Vestibular Medicina FACERES – inscrições abertas

Inscrições até 17 de abril de 2025.

Data da prova: 27 de abril de 2025.

Locais da prova: Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG).

O processo seletivo é composto por questões objetivas na forma de teste de múltipla escolha e redação, com 60 vagas disponíveis.

Saiba mais e inscreva-se no site oficial da FACERES: https://faceres.com.br/cursos/medicina/vestibular

RECOMENDAMOS

Continue lendo