Siga-nos!

Destaque

Quantos vestibulares prestar?

Tem dúvidas de quantos vestibulares prestar? Aprenda a criar o calendário ideal com recomendações do Curso Poliedro!

Publicado

em

duvida, escolha, profissão, medo, teste vocacional

Com os vestibulares se aproximando, é inevitável não surgir a dúvida: para quantas provas devo me inscrever? Quantos vestibulares prestar? Existe uma quantidade ideal, que amplie as chances de admissão na faculdade?

Quantos vestibulares prestar?

Não existe fórmula mágica! Segundo Márcio Guedes, coordenador do Curso Poliedro, seguindo um critério racional de seleção, não há o que questionar e esse número varia de aluno por aluno. “A quantidade ideal de vestibulares é o que atende a todos os seus desejos de carreiras e possibilidades pessoais. Então, naturalmente, será variado para cada aluno em função de disponibilidade de renda, objetivos, questões pessoais, entre outros aspectos que devem ser levados em consideração”, afirma.

É importante, no caso de quem estuda em um curso preparatório para o vestibular, buscar apoio da equipe pedagógica e de orientação para verificar se os critérios de escolha são assertivos.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Existem casos em que uma minoria de estudantes opta por prestar poucos vestibulares, pois almejam especificamente ou somente algumas instituições. Outro grupo de alunos tendem a participar de muitos processos seletivos. “Como adiantamos, não existe regra de certo e errado sobre isso, mas vale uma dica inicial para todos. Caso a primeira prova de vestibular seja da instituição mais desejada por você, ou ela faz parte do grupo das faculdades dos seus sonhos, tente não a deixar como a “primeira prova”. Como assim? Verifique se existe algum vestibular de qualidade (prova coerente, exigente, com bom nível e bem construída) para você fazer antes da sua primeira prova mais desejada. É uma forma de quebrar o gelo e fazer um aquecimento para melhorar o desempenho até a prova da universidade-alvo. “Assim, ele também vai aliviar a carga emocional envolvida”, diz Guedes.

Já o aluno que vai participar de muitos processos seletivos, é preciso verificar se, de fato, ele pode encarar financeiramente tudo isso. Depois, é necessário checar se está psicologicamente preparado. “O estudante deve considerar que uma prova pode causar muito cansaço e isso atrapalhar o rendimento nas demais. Então, deve-se manter uma lógica de funcionamento cognitivo e prezar por um emocional que aguente qualquer sobrecarga por não ter conquistado o desempenho esperado em um dos processos seletivos”, conclui o coordenador.

Para facilitar a decisão e tornar os planejamentos realistas e viáveis, o Curso Poliedro dá dicas de como montar um calendário ideal de vestibulares!

Confira abaixo o passo-a-passo completo.

1) Apuração: analise o que você quer e o que você pode!

O primeiro passo para criar um calendário redondo é buscar listas de todas as instituições que existem no país, por área. Sim, são centenas! Mas, a partir delas, é possível fazer uma seleção minuciosa de quais escolher. A lista de faculdades credenciadas pelo MEC produzida pelo Guia do Estudante ou o RUF, ranking da Folha de São Paulo, podem ser grandes aliados no momento.

A localização, ser pública ou particular, ou o ranqueamento frente ao MEC são questões decisivas para a seleção. O aluno não deve fazer a inscrição para qualquer instituição sem a possibilidade de se mudar de estado, por exemplo. O mesmo ocorre com universidades públicas ou particulares. “Se o estudante não tiver a verba necessária, não tem porquê prestar. Não sofra! Existem muitas outras faculdades de qualidade e que se encaixam melhor no contexto de cada um. Tudo deve ser pensado, como a disponibilidade e possibilidade financeira de sair da cidade, custo de vida, custo de vestibulares e mensalidades.”

O ranking da faculdade pode ser determinante para alguns alunos, que buscam instituições com 5 estrelas. No entanto, é importante ter em mente que cada um é responsável por criar um ensino de qualidade, já que depende, em grande parte, de empenho. O ranqueamento é técnico, mas sua avaliação é totalmente pessoal, uma questão de escolha. Portanto, também pode ser um critério.

Aplicando os três conceitos, é possível restringir uma lista extensa para um roteiro aproximado de sua realidade. Começou a entender o racional da seleção?! A partir de agora, o próximo passo é ler atentamente o edital de cada vestibular.

2) Refinamento: escolha a partir de critérios técnicos e pessoais.

O grande dilema é que o aluno fique limitado por não conseguir encaixar todas as provas em seu calendário. Existem conflitos de datas. Assim, baseado no primeiro filtro, começa uma escolha por questões técnicas e pessoais. Então, um aspecto que deve ser avaliado é o de como é a prova. Quando perceber que existe coincidência de data ou algum fato que impossibilite a realização, terá que escolher a partir de dois caminhos: o pessoal ou o estratégico.

Márcio Guedes acredita que os professores devem sempre orientar que os alunos sigam seus próprios passos. “Quando a coincidência de data acontece, sempre pergunto: você tem algum sonho? Então vá atrás! É algo muito pessoal. Caso seja viável nos demais âmbitos estratégicos, de deslocamento, valores, entre outros, é a decisão certa”, explica o coordenador do Curso Poliedro. Ele pondera que se a escolha pessoal não contribuir e, de fato, o estudante tope ir para qualquer uma das duas universidades, o critério técnico será fator de desempate. Ou seja, é preciso analisar como é a prova. “Se ficar feliz com qualquer uma delas, basta ir pelo caminho da que há maior facilidade de entrar”. Dessa forma, o edital traz informações valiosas e será muito útil para checar procedimentos e avaliar possibilidades.

3) Como saber se meu calendário é ideal?

Para saber se o seu calendário está perfeito, basta observar se consta tudo o que você quer e o que você pode. Não compare o número de inscrições com outros colegas. Ter menos universidades não é certo, assim como ter mais não é errado. Neste momento, cabe um exercício de reflexão para entender as motivações. Tudo é uma questão de escolha!

4) O número de vestibulares tende a aumentar de acordo com a área de atuação?

Ao contrário do que se imagina, não é uma verdade. A orientação do Curso Poliedro está sempre atenta com essa questão e nunca observaram nenhuma discrepância no número de inscrições por carreira. Portanto, o que de fato impacta na decisão são os fatores pessoais ou financeiros.

“O que observo é que, se as inscrições e, no caso das faculdades particulares, as mensalidades fossem baratas e não houvesse coincidência de datas, grande parte dos estudantes chegariam a prestar até mais de 15 vestibulares! É um número bem alto. A tendência é que participem do máximo de processos seletivos possível, já que todos querem entrar rapidamente na faculdade”, explica Guedes.

Sobre o Curso Poliedro

Com sedes em Campinas, São José dos Campos e São Paulo, o Curso Poliedro tem nos resultados dos vestibulares a comprovação de excelência de sua metodologia. No Vestibular 2020, obteve pelo terceiro ano consecutivo a maior aprovação do Brasil em Medicina na USP Pinheiros, contabilizando 54 aprovados. Os alunos do Curso Poliedro também conquistaram a maioria das vagas de Medicina da Unifesp (74 aprovados) e da Medicina da Santa Casa (152 aprovados), assim como a maior aprovação do Brasil no ITA (52 aprovados), no IME (120 aprovados) e na AFA (179 aprovados).

Para mais informações, acesse o site: www.cursopoliedro.com.br.

RECOMENDAMOS

Destaque

Vestibular de Medicina São Camilo está com inscrições abertas

As inscrições para o curso de Graduação em Medicina do Centro Universitário São Camilo estarão abertas até o dia 15 de maio de 2025.

Publicado

em

por

As inscrições para o curso de Graduação em Medicina do Centro Universitário São Camilo estarão abertas até o dia 15 de maio de 2025. O edital, que oferece 90 vagas, sendo duas reservadas para o Processo Seletivo – IB e duas para o ABITUR, já está disponível. O curso, com duração mínima de 12 semestres, terá início no 2º semestre de 2025, em período integral. Podem se candidatar aqueles que possuem o Certificado de Conclusão do Ensino Médio, e a seleção será baseada no desempenho no vestibular.

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.vunesp.com.br. Os interessados precisam preencher a ficha de inscrição e pagar uma taxa de R$ 440,00, por meio de boleto bancário.

Processo seletivo

O exame será em única fase e a prova será realizada em 8 de junho de 2025, das 14h às 19h, em unidades do Centro Universitário. Os resultados serão divulgados nos sites da Vunesp (www.vunesp.com.br) e do Centro Universitário São Camilo (www.saocamilo-sp.br), conforme o seguinte cronograma:

  • 1ª chamada: 8 de julho de 2025, a partir das 16h.
  • 2ª chamada: 16 de julho de 2025, a partir das 16h.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Candidatos convocados na segunda chamada devem confirmar interesse em vagas remanescentes no site da Vunesp, entre 10h de 9 de julho e 18h de 11 de julho de 2025.

A confirmação de interesse por eventuais vagas remanescentes será considerada condição obrigatória para os candidatos que não foram convocados para a 1ª Chamada concorrerem às chamadas subsequentes, obedecidos a ordem de classificação e o termo de interesse de vaga.

Sobre o curso

O curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo é reconhecido pela excelência na formação médica. Com nota 4 no ENADE e conceito 4 no CC (segundo o MEC), o curso também foi acreditado pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas do Conselho Federal de Medicina (SAEME-CFM) , recebendo um selo de prestígio internacional. Essa acreditação, reconhecida pela World Federation of Medical Education, permite que os egressos se candidatem a residências médicas na Europa, EUA e Canadá.

As aulas práticas começam já no 2º semestre, com atividades em laboratórios de alta tecnologia e estágios em Unidades Básicas de Saúde, hospitais e centros de especialidades próprios e conveniados. Um dos destaques é a Clínica-escola PROMOVE São Camilo, que oferece assistência à população socioeconomicamente vulnerável e promove formação multiprofissional.

Programas de Residência Médica

Além da graduação, o Centro Universitário São Camilo oferece programas de Residência Médica em áreas como Anestesiologia, Clínica Médica, Geriatria, Cirurgia Geral, Radiologia, Terapia Intensiva, Mastologia, Oncologia, Medicina Paliativa e Dor. Esses programas são aprovados pelo Ministério da Educação e incentivam a continuidade da formação dos egressos sob a base Camiliana.

Mais informações

Clique aqui para consultar o edital completo e obter mais detalhes

Continue lendo

Destaque

Vestibular Uerj 2026 abre inscrições para o 1º Exame de Qualificação

A prova faz parte do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Uerj e acontece no dia 8 de junho.

Publicado

em

por

Vestibular Estadual 2021 UERJ - Horários, duração, locais de prova e outras informações

A partir desta terça-feira (15), serão abertas as inscrições para o 1º Exame de Qualificação (EQ1) do Vestibular Estadual 2026. A prova faz parte do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e acontece no dia 8 de junho. Até o dia 6 de maio podem se candidatar os interessados que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do Ensino Médio, pelo site do Vestibular Uerj.

De acordo com a diretora do Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea), Marcia Gonçalves, os candidatos serão submetidos a uma prova sem “pegadinhas” ou “surpresas”, que pode ser um instrumento de aprendizagem aos estudantes que se dispõem a viver essa experiência. “Durante o exame, serão testadas habilidades e competências que investigam se os candidatos estão antenados com as questões mais significativas do mundo atual: seja a sociedade brasileira, sejam as relações internacionais”, adianta Marcia.

A seleção terá duas fases e seguirá o modelo tradicional adotado pela Universidade. A etapa inicial é composta pelos dois Exames de Qualificação, com questões objetivas das áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática. Após aprovação nas primeiras provas, o candidato estará apto a realizar o Exame Discursivo, que engloba redação e dois testes específicos, selecionados de acordo com a opção de curso.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Além dos conteúdos das quatro áreas de conhecimento, o processo seletivo também aborda noções de livros de literatura, escolhidos a partir de consulta pública realizada na Revista Eletrônica do Vestibular Uerj. Para o 1º EQ, o conto indicado é “Amor”, presente no livro “Laços de Família”, de Clarice Lispector. Já para o 2º EQ, a obra indicada é “Senhora”, de José de Alencar.

Vale lembrar que, caso o candidato não obtenha aprovação no 1º EQ, poderá tentar novamente no 2º EQ. Apenas a maior nota será considerada para a etapa seguinte. Não é obrigatório participar dos dois EQs, mas, se o candidato quiser, deverá se inscrever nos dois exames separadamente.

Como se preparar para o 1º Exame de Qualificação

Uma importante fonte de estudo para os exames é a Revista Eletrônica do Vestibular Uerj, onde estão disponíveis todas as provas de vestibulares anteriores com questões comentadas. “São materiais fontes de inspiração para elaborar questões e simulados, como muitos cursos preparatórios fazem. Os candidatos podem fazer as provas e/ou checar se uma questão ‘difícil’, na realidade, foi ‘fácil’, por exemplo”, indica a diretora do Dsea.

Outra forma de preparação para o 1º EQ é acompanhar o Ciclo de Palestras do Vestibular Estadual. Produzida pelo Dsea desde 2017, a iniciativa promove debates gratuitos sobre os livros indicados para o processo seletivo. A primeira palestra será sobre o conto “Amor”, de Clarice Lispector, ministrada pelo professor Flávio Carneiro, no dia 27 de maio, às 15h, no Auditório 11, no 1º andar do campus Maracanã.

O Ciclo de Palestras será transmitido e gravado pela TV Uerj, ficando à disposição dos interessados a partir de então. Próximo a cada evento, abrem-se inscrições online para a participação presencial.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Vestibular de Medicina da Faculdade FACERES aceita inscrições até 17/4

A instituição é reconhecida pelo MEC com nota máxima (5) no recredenciamento.

Publicado

em

por

Vestibular de Medicina Faceres

A Faculdade de Medicina FACERES se destaca pelo compromisso exclusivo com a formação de médicos altamente qualificados. A instituição é reconhecida pelo MEC com nota máxima (5) no recredenciamento.

A dedicação exclusiva ao curso de medicina proporciona um ambiente acadêmico voltado inteiramente para o desenvolvimento técnico e humano dos futuros médicos.

O curso de medicina da FACERES é reconhecido pelo SAEME (Sistema de Acreditação de Escolas Médicas), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela World Federation for Medical Education (WFME).

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A FACERES tem um alto índice de aprovação em residência médica, com 80% de resultados positivos anuais em instituições de todo o Brasil.

Seu projeto pedagógico moderno, alinhado às melhores práticas mundiais, inclui metodologias ativas de ensino, iniciação científica e formação em LIBRAS.

A instituição é pioneira no interior paulista ao obter a certificação ISO 9001 e está entre as quatro faculdades de medicina do Brasil a conquistar esse reconhecimento.

Infraestrutura de ponta e oportunidades internacionais

Com uma das mais completas infraestruturas do país, a FACERES possui 25 laboratórios projetados exclusivamente para o ensino médico, um dos maiores centros de simulação do Brasil e o 3º maior centro de capacitação em atendimento ao trauma pelo Colégio Americano de Cirurgiões (ATLS).

Além disso, conta com mais de 1.600 leitos disponíveis para estágios e internato, além de oito hospitais e quatro UPAs à disposição dos alunos.

A experiência internacional também é um diferencial, com programas de intercâmbio em universidades da Europa, América Latina e África, proporcionando uma visão global da medicina e ampliando as oportunidades de crescimento acadêmico e profissional dos estudantes.

Certificações internacionais que fazem a diferença

A FACERES oferece capacitações exclusivas a todos os formandos, incluindo certificações de suporte à vida pela American Heart Association (BLS, ACLS e PALS) e a certificação ATLS pelo American College of Surgeons.

Esses treinamentos são reconhecidos internacionalmente e já estão inseridos na matriz curricular, garantindo que o aluno se forme com habilidades essenciais para atuar em emergências e cuidados intensivos.

Localização privilegiada e inserção na prática médica desde o primeiro semestre

Situada em São José do Rio Preto, polo nacional de saúde, a Faculdade de Medicina FACERES oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciar a prática médica desde o início do curso, em UBSs, hospitais e centros especializados da região.

A cidade, considerada uma das melhores para se viver no Brasil, conta com uma ampla rede hospitalar e de atendimento à saúde, possibilitando uma formação prática de excelência.

Vestibular Medicina FACERES – inscrições abertas

Inscrições até 17 de abril de 2025.

Data da prova: 27 de abril de 2025.

Locais da prova: Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG).

O processo seletivo é composto por questões objetivas na forma de teste de múltipla escolha e redação, com 60 vagas disponíveis.

Saiba mais e inscreva-se no site oficial da FACERES: https://faceres.com.br/cursos/medicina/vestibular

RECOMENDAMOS

Continue lendo