Qual a diferença entre o Enem e Vestibular?

Qual a diferença entre o Enem e Vestibular? E eu só posso entrar numa faculdade se eu fizer o Enem? (Apoliana, 25 anos, Tailândia-PA)

Publicado em 02/09/10

Apoliana,

O vestibular é um das formas de seleção utilizada pelas instituições de ensino superior. Já o Enem é o Exame Nacional do Ensino Médio, que foi criado pelo Ministério da Educação para avaliar os conhecimentos dos estudantes que estão concluindo (ou já concluiram) o Ensino Médio.

Nos últimos anos as instituições tem utilizado a nota do Enem em substituição ao vestibular, assim, se o candidato tem uma determinada nota no Enem, seu ingresso já está praticamente garantido - fica dependendo somente da disponibilidade de vagas e das notas dos outros candidatos.

Em complemento ao Enem, o governo federal criou o SiSu - Sistema de Seleção Unificado, que é um sistema de seleção usado para ingresso em instituições públicas. Pode fazer a inscrição no Sisu o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obteve nota na redação que não seja zero.

Assim, dependendo de onde você pretende estudar, o Enem é fundamental. Recomendo que se informe e veja quais são as opções de ingresso que a instituição oferece: Vestibular, Nota do Enem, SiSU ou Prova de Redação.

Boa sorte!

Orientador Sejabixo!
www.sejabixo.com.br

Tem uma dúvida? Mande um email para orientacao@sejabixo.com.br informando seu nome, idade, cidade, estado e sua pergunta.

Ver outras perguntas já respondidas

Perguntas mais frequentes

RECOMENDAMOS

Anhembi Morumbi FMU Universidade São Francisco Redentor Redentor Redentor ISPED FAGOC IMEPAC UNIFAN Newton Paiva

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017