Qual a diferença entre o Enem e Vestibular?

Qual a diferença entre o Enem e Vestibular? E eu só posso entrar numa faculdade se eu fizer o Enem? (Apoliana, 25 anos, Tailândia-PA)

Apoliana,

O vestibular é um das formas de seleção utilizada pelas instituições de ensino superior. Já o Enem é o Exame Nacional do Ensino Médio, que foi criado pelo Ministério da Educação para avaliar os conhecimentos dos estudantes que estão concluindo (ou já concluiram) o Ensino Médio.

Nos últimos anos as instituições tem utilizado a nota do Enem em substituição ao vestibular, assim, se o candidato tem uma determinada nota no Enem, seu ingresso já está praticamente garantido - fica dependendo somente da disponibilidade de vagas e das notas dos outros candidatos.

Em complemento ao Enem, o governo federal criou o SiSu - Sistema de Seleção Unificado, que é um sistema de seleção usado para ingresso em instituições públicas. Pode fazer a inscrição no Sisu o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obteve nota na redação que não seja zero.

Assim, dependendo de onde você pretende estudar, o Enem é fundamental. Recomendo que se informe e veja quais são as opções de ingresso que a instituição oferece: Vestibular, Nota do Enem, SiSU ou Prova de Redação.

Boa sorte!

Orientador Sejabixo!
www.sejabixo.com.br

Tem uma dúvida? Mande um email para orientacao@sejabixo.com.br informando seu nome, idade, cidade, estado e sua pergunta.

Ver outras perguntas já respondidas

Perguntas mais frequentes


Faça nosso teste vocacional online e gratuito